Minha lista de blogs

domingo, 29 de janeiro de 2023

Poderia ser pior

 A situação não está fácil em casa

Mas poderia ser pior 
Poderia ser pior que as feições preocupadas 
Que as contas que não batem 
Que as rezas não-atendidas
Que as decepções de brasileiro honesto 
Que a percepção de injustiça 
Que a sensação de que nada dá certo 
Que o desânimo de tentar e não conseguir 
Poderia não ter mais nada
Nem um único problema para reclamar
Poderíamos estar todos mortos e enterrados 
E esquecidos e mal falados
E calados 
Poderia não ter mais comida para comer e bebida para beber
Poderia ter sido você e não o meu tio 
Que no ano passado não aguentou a vida 
Poderia não termos mais que aguentar a vida
Mas é a única garantia que temos
É a única realidade que sabemos 
E vivemos 
A guerra poderia ser mundial 
O monstro poderia ter ganhado outra vez
E não o menos pior
Poderia ser muito pior
Será muito pior um dia
A agonia, a dor e a tristeza de se despedir pra sempre
Mas não será hoje e nem amanhã
[Eu espero]
E talvez não seja no sábado que vem 
Nem no meio do ano 
Talvez ainda exista uma esperança para os pequenos grandes problemas 
Que os capitalistas nos causam
Mas um dia eu sei que alguns de vocês irão ler essa poesia
e ver quem eu fui e imaginar o que estava acontecendo 
E notarão que tudo passou 
Porque não mais estarei aqui e nem para ninguém 
Porque enquanto estivermos, seremos um alguém para viver
e dizer quem somos e o que estamos vivendo 
Então, nada mais será tão pior 
Nem mesmo se o Sol destruir a Terra
Ou se a Lua desaparecer da noite 
Ou se não existir mais nada, nem um pingo de universo 
Os nossos pequenos grandes problemas não serão mais nada
Nem os pequenos grandes problemas das estrelas mais imensas

Nenhum comentário:

Postar um comentário