Minha lista de blogs

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Novamente, sobre a natureza multidimensional da verdade

 Mas mais resumido: 


A verdade é subjetiva justamente por ser a reflexão da realidade a partir da perspectiva de um ser vivo (não apenas do ser humano), por ser intrínseca ou dependente às nossas perspectivas (o que eu sinto e percebo do outro e de mim por mim mesmo);

A verdade é relativa porque varia individualmente (o que outro indivíduo e eu sentimos e percebemos);

E a verdade é objetiva porque é possível buscar pela natureza ou realidade de um objeto, abstrato ou físico, a partir da redução de sua carga primária de subjetividade (o que eu sinto e percebo do outro por ele mesmo).

Subjetividade (eu em relação a mim mesmo) e objetividade (eu em relação a um objeto, que também pode ser eu mesmo, mas sempre visto de maneira imparcial ou... objetiva) não são opostos absolutos, como se não pudessem coexistir no mesmo "espaço", se se tratam de perspectivas distintas. 

A verdade pode ser objetiva, não por ser precisa, exatamente, mas por estar direcionada a um objeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário