Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Você é mais R, misto ou K orientado?

E a não-série: teimando em dizer obviedades:: por que os mais K orientados são indefectivelmente superiores aos R orientados ao menos em uma perspectiva humana??

Zequinha casou cedo, teve filhos, divorciou cedo e hoje trabalha em um emprego mal remunerado para sustentar a sua família numerosa. Zequinha é possível que soubesse de todos os riscos que uma gravidez indesejada e/ou precoce pode oferecer mas não se preocupou em se precaver. Sua mente adolescente "racionalizou" e por causa de uma mistura de ignorância e pensamento positivo (isso nunca vai acontecer comigo) acabou cedo em vida condenando-se à uma insegurança sócio-econômica. Ah, mas não se preocupe porque Zequinha é tão avoado que a sua situação não parece deixá-lo insone. Deixe a vida me levar, dizem Zequinhas e poetas.

Adamastor sempre foi um estudante regular. Ainda que não tivesse as melhores notas sempre se preocupava em estudar para as provas e prestar atenção na aula. Começou a trabalhar antes dos vinte e a namorar quase na mesma época em que conseguiu o seu primeiro emprego como garçom.  Sempre usou preservativos para evitar gravidez indesejada. Casou-se aos 25 anos. Com o dinheiro que tem acumulado deu pra comprar uma casa na periferia, mais no asfalto do que no morro. Ele não é lá muito religioso mas acompanha a namorada no culto de domingo. Tem uma mentalidade típica de trabalhador, acha que bandido bom é bandido morto. Aos 27 decidiu ter o seu primeiro filho. Enquanto isso Zequinha já colecionara uma família robusta com 3. Adamastor se preocupa em dar um futuro melhor para o seu filho, porque se sacrifica, poupa aqui e ali, deixa de comprar pra ele pra guardar para o seu filho.

A mentalidade K é basicamente a mentalidade do cuidado, da criação, da ideia de que a criação molda as características e o desenvolvimento das pessoas ou dos filhos, ou ao menos que é absolutamente necessária.


A mentalidade R encontra-se no mesmíssimo espectro que a mentalidade K, só que é claramente mais desleixada, instintiva e desorganizada. Aqueles que são muito mentalidade R ou são mais propensos a serem de hedonistas ou de impulsivos, sem necessariamente serem de ''bon vivant''. Alguns ou muitos mentalidade R até pensam como o K, mas são menos propensos a ligarem os pontos e a perceberem que constituir família antes de construir o ninho onde ela vai viver, pode e geralmente terá consequências para o resto da vida, tornando-a mais difícil enquanto que poderia ser, de fato, mais fácil. Em compensação os mais R são ainda piores, obviamente, justamente por serem caracteristicamente/intensamente desleixados. 

O tipo misto

Já temos conhecimento por agora em relação aos R-orientados que apresentam uma sobreposição irregular da mentalidade K e que podem ser denominados de mistos com predomínio do tipo R. Mas e em relação àqueles que são decididamente misturados entre as duas mentalidades*

Presume-se uma série de duas possibilidades logicamente cabíveis: de resultar em desordens ou em vantagens que não são facilmente encontradas em ambas as mentalidades. 

As pessoas mais/a muito racionais penderão fortemente para a mentalidade K. Por outro lado eu acredito que a mescla de mentalidade K e R de maneira mais mutuamente simétrica é possível de se relacionar mais com maiores capacidades criativas, se as mesmas já tendem a apresentar uma natureza ''incondicionalmente' híbrida, isto é, reunindo dentro de si extremos do comportamento, então partindo desta lógica geral que parece relacionar e se não causar maior potencial criativo, conclui-se por agora que a mesma regra geral de ''hibridismo'' será mais comumente encontrado entre esse grupo. No caso da racionalidade, em seus níveis mais altos, também é possível encontrar maior plasticidade de resposta, do que no caso da ''racionalidade acima da média'' que tende a ter como resultado um maior auto-controle além de uma maior compreensão factual prática/pessoal em relação aos desafios do cotidiano e de como lidar com eles. 

Estimativas analfabetas

Traços R a partir do big five: extroversão, estabilidade emocional, psicoticismo, abertura para a experiência: estética / artística 

Traços K: introversão, neuroticismo, agradabilidade, abertura para a experiência / intelectual, e mais para convencionalidade


Percebe-se que os traços que eu especulei, que se relacionam mais com a mentalidade-R, são justamente aqueles que parecem indicar maior instintividade ou espontaneidade de comportamento, por exemplo, a extroversão. A estabilidade emocional [intrapessoal], por exemplo, também apareceria como um ''traço'' mais espontâneo do que deliberado, que se manifesta de maneira mais ativa ou constante do que reativa, em justaposição ao neuroticismo. O psicoticismo [instabilidade emocional interpessoal], que eu defini como uma versão ativa e mais impulsiva do neuroticismo, também se relacionaria aos traços de mentalidade-R, resultando na correlação: maior disposição para a criminalidade individual + maior desleixo em relação aos outros incluindo os próprios filhos.

Agradabilidade, neuroticismo e introversão, todos parecem ser mais ''elaborados'' e atrelados à maior autoconsciência assim como também a uma maior consciência em relação ao outro/empatia, ou ao menos de não serem ''de curto prazo''/''pavio curto'' ou resposta espontânea/ativa sem prévia e correta deliberação mais alongada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário