Minha lista de blogs

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

"Por que canhotos ainda existem?"

 A seleção natural não seleciona apenas ou especialmente traços individuais, mas também espectros de probabilidades ou de diversidade fenotípica. Na verdade, nem o termo "selecionar" aqui deve ser tomado como a única ação ou mecanismo possível e que é responsável pela evolução das espécies. Até poderia pensar no termo "retenção natural"... Por isso que expressões fenotípicas minoritárias podem se manifestar e permanecer se manifestando de maneira constante ou estável ao longo do tempo. Porque os processos responsáveis pela transformação das espécies também são conservativos e acumulativos.

Escrever com a mão esquerda, direita ou ser ambidestro não são características primárias, mas reflexos de como que o cérebro está organizado. Essa relativa diversidade de possibilidades que também inclui dominância de membros inferiores, olhos… não que tenha sido mais intrinsecamente vantajosa, mas é a maneira que nossa espécie tem evoluído.

Então, existe uma possibilidade relativamente pequena de alguém nascer canhoto, como eu, pelo simples fato desta possibilidade existir, porque tem sido parte do arcabouço biológico de nossa espécie desde os seus primórdios e quase universalmente presente nas populações humanas. Na verdade, escrever com a mão esquerda até sugere ser uma expressão mais extrema de variação fenotípica da organização cerebral, se destros definitivamente não são todos idênticos ou muito parecidos nesse aspecto.

E mediante a provável/maior diversidade de organização/dominância cerebral percebida em outras espécies de mamíferos, a baixa diversidade humana sugere que, em algum momento, houve uma seleção para uma maioria de destros por necessidade de grande ''cooperação'' entre os seres humanos para sobreviver, de um enxugamento de variação.

2 comentários:

  1. E quanto aos ambidestros e pessoas com facilidade de usar as duas mãos e/ou aperfeiçoar isso o que se pode dizer delas?

    ResponderExcluir