Minha lista de blogs

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Mais uma compilância de achismos & achados

 A. Timidez não é "excesso de si mesmo"


É o oposto, dos outros em si mesmo, por ser uma preocupação excessiva em relação à opinião alheia...

É a paranoia que é um "excesso de si mesmo". 

Pois parece que existe um ponto de intersecção entre timidez e paranoia, quando o excesso de preocupação sobre a opinião alheia faz com que a pessoa também passe a acreditar que é mais importante aos outros do que realmente é...

E ressaltando que não é tudo que parece paranoia que é paranoia;

B. A timidez também pode ser o efeito colateral de uma autoconsciência mais desenvolvida;

C. Todo capitalista incorrigível ou orgulhoso é um mercenário porque trabalha apenas em troca de dinheiro... Na verdade, o próprio sistema capitalista nos impõe uma "ditadura do dinheiro"...

Então, não seria equivocado chamar o capitalismo de MERCENARISMO;

D. Uma das atitudes mais sutilmente asquerosas é aquela em que gente ''rica'' fala de deus e o quão justo e bondoso ''ele'' é;

E. O Brasil é um país em que agir como um deficiente intelectual é uma regra social importante...

O contrato social no Brasil se consiste em explorar ou ser explorado;

F. O único caminho para o talento criativo é a autenticidade...

Eu, como um pensador que escreve [não me considero um escritor], acredito que tenho me sobressaído em minhas análises sobre política, sociedade, comportamento...

Mas eu também gostaria de escrever mais reflexões pessoais e tenho percebido que o meu maior problema tem sido o de negar meu próprio jeito de pensar e escrever por um jeito que eu acho que deveria emular e que não tenho;

G. Entre os heterossexuais, há uma desproporção de sociopatas e psicopatas.

Entre as minorias sexuais, há uma desproporção de deprimidos e ansiosos. 

Já os psicóticos abundam em todos os grupos;

H. Sobre sabedoria e racionalidade 

O desenvolvimento da sabedoria acontece a partir de um acúmulo de conhecimentos, que contribui para um melhor julgamento.

Já o desenvolvimento da racionalidade acontece, primeiro, pela eliminação de uma carga ou acúmulo de preconceitos e fanatismos internalizados, para que, progressivamente, torne o pensamento mais imparcial e objetivo. 

Resumindo. Uma é definitivamente sobre acumulação (de conhecimentos). A outra é primariamente sobre eliminação (do acúmulo de preconceitos e fanatismos). 

Concluindo. A sabedoria não é possível de ser plenamente desenvolvida sem que a racionalidade também seja, por ser o nosso controle de qualidade de pensamentos e opiniões;

I. O termo ou, diagnóstico, mais correto para os que acreditam com muita convicção em afirmações extraordinárias sem evidências extraordinárias...

... tal como a crença religiosa, seria o de transtorno psicótico, do tipo delirante-irracional e histórico-culturalmente definido.

J. Entre o parasitismo e a cooperação individual...

.... existe uma zona de neutralidade em que não há ajuda direta e efetiva ao outro, mas também não há exploração do mesmo. O meu exemplo ou caso, por enquanto, como um filho na casa dos 30 anos que não trabalha e é sustentado pelos pais. Pois, apesar disso, eu não estou abusando deles financeiramente e, portanto, não sou um filho-parasita. Afinal, eu não dou mais gastos a eles do que já gastam por si mesmos, pelo menos de maneira excessiva. Além de existir a possibilidade de acabar me tornando cuidador deles na velhice se já se encontram no início da sétima década de vida;

K. Quando se fala sobre se é o meio ou a biologia que influencia o comportamento...

... na verdade, é sobre o meio ou NÓS mesmos.

L. Mais alto é o nível acadêmico, maior a tendência para: arrogância, vaidade e conformidade ideológica, especialmente nas ciências humanas, onde "panelinhas" são a regra...

M. Grupos oprimidos ou marginalizados, e mais desprezados pelas esquerdas:

Albinos africanos, apóstatas do mundo muçulmano, brancos em situação de discriminação, brancos pobres...

N. "Eu não sou chato. É você que é maluco" 

O. Não existe cultura sem genética

A genética ou a biologia equivale ao corpo e a cultura à roupa. 

P. "Conservadorismo é sobre natureza, biologia..."

Impedimento: feministas que não cortam seus pelos naturais...

Q. Uma das maiores diferenças entre o pseudo-intelectual e o verdadeiro é o quão vaidoso ou preocupado de se passar como "mais inteligente" (ou aparentar) ele está;

R. Sobre a superioridade predominante da qualidade sobre a quantidade

Tomar um sorvete delicioso versus tomar dez sorvetes com sabores medíocres... ; 

S. O ignorante sincero quer ter o direito de dizer o que quiser sem medir consequências. O sábio honesto quer ter o direito de dizer a verdade ou de defendê-la, medindo as consequências do quê e como dirá; 

T. Ninguém está totalmente errado, nem Adolf Hitler, Mao Tsé Tung, Stálin, Putin ou Kim Jon Un... mas o mais importante é estar predominantemente certo e é aí que, na política, tal tipo escasseia há muito tempo;

U. Sobre homens "fortes"

"Homens fortes" são, na verdade, um bando de covardes que gostam de "atuar" como mais masculinos 'ou' viris. Para mim, esse termo é involuntariamente satírico, inclusive para quem o usa. 

Existem homens realmente "fortes" além da força física: no caráter, na inteligência, na coragem, e sim na compaixão e na empatia também, por que não?? 

Força é um termo abstrato e multidimensional.

V. A maioria das competições com poucos vencedores é arbitrária 

X. Determinismo não é totalitarismo

Por exemplo, o determinismo biológico que, de acordo com o meu argumento pseudo-paradoxal, é o mais provável de ser verdade, por ser sempre a biologia de um organismo que determina sua evolução e suas reações ao meio e não necessariamente ou apenas o meio. Determinar no sentido de "dar a resposta final". Mas isso não significa que o meio não tem nenhuma importância, só que será, de qualquer maneira, mais secundária do que primária. 

Determinismo não é exatamente o mesmo que "destinismo", de algo estar absolutamente destinado a acontecer, ou "inflexismo", de algo que nunca pode alterar sua forma ou expressão, mas desde que seja determinado ou limitado de acordo com o seu fator mais decisivo.  

W. Autoconfiança é literalmente...

... Não se preocupar ou muito pouco com a opinião alheia e estar sempre se sentindo auto-suficiente em termos qualitativos, sem se comparar com frequência. 

Y. Outro problema de se comparar testes de QI com balança de peso...

... é o de comparar um teste, que é uma estimativa sobre algo, com uma mensuração verdadeira. Se quando eu estou em cima de uma balança, eu não estou testando o meu peso e sim pesando uma dimensão dele.


Z. A atemporalidade do mais racional ou da racionalidade

Não importa onde ou quando, se agora ou na época do Império Romano, se há um século ou há um milênio, porque desde a emergência da autoconsciência humana que os indivíduos mais autoconscientes e, portanto, mais racionais, ao terem desenvolvido o pensamento crítico, têm feito as mesmas observações e chegado à respostas muito parecidas, sobre justiça, existência, moralidade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário