I. Fulano GOSTA de matemática... primeiramente porque ele percebeu uma facilidade ou potencial para desenvolver suas capacidades nessa área;
II. Ciclano TEM FACILIDADE para se socializar com os outros... porque já apresentava traços de personalidade favoráveis à socialização;
III. Beltrano já passou em vários concursos públicos... não apenas por causa de seu esforço empregado nos estudos, mas também por uma FACILIDADE para memorizar o conteúdo das provas. Pois até mesmo uma motivação extrínseca, em que meios e fins ou objetivos não são os mesmos, também depende de uma percepção de facilidade ou potencial específico à atividade requisitada.
Portanto, todo grande esforço ou motivação é antecedido por uma percepção de potencial intrínseco, que é o mesmo que "nível de facilidade de aprendizado" ou "engajamento".
E qual pode o motivo de a pessoa começar a ser boa em uma coisa que antes não era boa? Tipo uma amiga que ia ruim a médio em matemática na escola e hoje se saí bem em testes de matemática em concursos?
ResponderExcluirComeçar a se esforçar e perceber um potencial.
ExcluirSem potencial existente ou percebido, não tem como.
Excluir