Minha lista de blogs

sábado, 17 de junho de 2017

Breve especulação [à moda da casa]: a fisionomia/e a psicologia que os nossos pais ''puxaram', pode ter nos influenciado [geneticamente]*

Na primeira vista a resposta parece ser um sonoro e óbvio sim. Aí novas perguntas aparecem: a fisionomia herdada tende a correlacionar com a psicologia* Isto é, se eu herdei a fisionomia da minha mãe então eu serei mais propenso a também ter herdado ou em maior grau as suas características psicológicas/ou de sua família imediata*

Eu comentei em um texto sobre a minha auto-análise ''genética'' que os meus pais, tudo indica, herdaram, respectivamente falando, as fisionomias de suas mães. Esperado será que, também tenham herdado ao menos uma predominância de características psicológicas delas.. Neste caso eu já deveria ter perguntado a eles para que pudesse talvez ter uma maior certeza quanto a esse amanhecer [ou pseudo] teórico proposto.

Outro questionamento: pais com diferentes heranças ''sexuais'' tendem a produzir diferentes padrões de herança e expressão*

Também parece lógico chutar positivo para essa questão.

O meu exemplo: os dois herdaram a fisionomia [facial] das suas respectivas mães. Pode ser um indício de que os genes maternos prevaleceram mais sobre os paternos [ou realmente eu não sei o que estou falando]. 

Portanto, sim, ''todo mundo'' sabe, de maneira mais ou menos basicamente factual, como que se dá o processo da hereditariedade ao menos em relação ao aspecto fisiológico. A possível [ou não] inovação especulativa e superficial aqui é a de ir um pouco mais a fundo neste processo e tentar entender se, ou melhor, como que diferentes tipos de ''heranças sexuais'' dos pais podem influenciar na distribuição das características dos filhos, especialmente em termos psico-cognitivos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário