Minha lista de blogs

terça-feira, 3 de outubro de 2017

Um dos [muitos] lados ruins da inteligência humana

Imagine se a aranha tivesse que ler um manual sobre como construir teias??

Recentemente alguns catedráticos moderadamente inconformistas se felicitaram por um estudo que comprovou  ao menos de maneira mais significativa que, a pobreza [material] não é um fator causal e único que aumenta a criminalidade/violência [individual]. Bem, este tipo de "comprovação científica" pode e tem sido felicitado por alguns acadêmicos, os de fora desse meio, assim como também de ter convencido algumas ou mesmo muitas pessoas. 


O problema é: parece óbvio e imprescindível demais para que seja necessário sequer um estudo para comprovar

Nesse "meio tempo" a quantidade de vítimas inocentes que perderam as suas vidas, diga-se, humanos e não-humanos, é possivelmente significante, visto que desde que o homem se tornou "civilizado", e para algumas tribos mesmo antes, que tem sido possível de se perceber tal realidade factual: o caráter é predominantemente intrínseco ao indivíduo. No entanto por causa de...mais uma cadeia de atropelos ou erros irracionais, que esse assunto tem sido mal compreendido, as suas versões alternativas à realidade forçadamente popularizadas e por razões predominantemente mesquinhas. 

Se Mariazinha não acha que a bola seja redonda então me desculpe minha filha mas você está errada e não temos que lhe dar atenção. 

No entanto nós vivemos em um mundo em que Mariazinhas e suas preconcepções tolas tem vencido, seja para um lado ou para o outro lado do espectro de perturbações intelectuais. 

Não deveria ser necessário tanta discussão, tantas teorias e em especial as que já estão claramente erradas, tanto tempo perdido, tantos nervos à flor da pele, e até mesmo um estudo potencialmente decisivo, para provar aquilo que qualquer um em estado pleno de sanidade mental está apto para perceber

Pois bem, nós somos como aranhas que precisam de manual para aprender a tecer as nossas próprias teias. ''Somos'' os Joãozinhos que se felicitam porque foi cientificamente comprovado que a bola é redonda.


Precisamos ler manuais para entender a realidade e os cunhamos de ''conhecimentos'' e também de ''culturas'', mas algumas ou muitas vezes estes manuais não serão sequer minimamente precisos e, no entanto, muitos não perceberão ou sequer ligarão.

O potencial de aumento do instinto ou memória genética, é ao mesmo tempo um grande trunfo da inteligência humana mas também um grande desafio, de se perder em si mesma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário