Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de setembro de 2022

A melhor maneira de saber se está (ideologicamente) doutrinado...

 ... é a de buscar perceber se está negando algum fato que parece óbvio demais para ser negado.


Exemplos: negação da existência e da relevância das raças humanas (mais típico de indivíduos que se declaram de esquerda) e da plausibilidade do ateísmo, isto é, da inexistência de deus/vida eterna (mais típico de indivíduos que se declaram de direita).

Se parece evidente que as raças humanas existem e que suas diferenças médias não são totalmente superficiais, facilmente erradicáveis. E que não existe nenhuma evidência, sequer padrões ou fatos existentes, que possam corroborar indiretamente para a possibilidade da existência de deus/vida eterna. 

10 comentários:

  1. Cada um deve ser livre para pensar e acreditar no que quiser. A liberdade de pensamento e de expressão deve ser preservada em todos os aspectos, cada é livre para ter a opinião e crença que quiser!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo em gênero, número e grau.

      Excluir
    2. Por acaso vc acha que todos devem serem obrigados a pensar como vc em tudo? Lógico que não, nem eu quero isso, que me pensem como eu em tudo, ou até mesmo nos meus radicais. Eu, por exemplo, tenho uma opinião e pensamento extremista e radical contra os ciganos, não vou aceitar nunca ser calado por isso.

      Excluir
    3. Você pode ter a opinião que quiser. Mas na hora de expressá-la, o ideal é saber moderar, para não ser injusto, afinal, nem todos os ciganos são ‘horríveis’, desprezando que outros povos não sejam absolutamente melhores.

      Opiniões completamente favoráveis e ilusórias sobre os ciganos foram adotadas como políticas públicas em países onde existem minorias significativas desse povo.

      O que você acha

      O maior equívoco sobre a relativização qualitativa de opiniões é desprezar que opiniões erradas podem se tornar leis ou políticas públicas.

      Excluir
    4. Não considero radical a minha opinião sobre os ciganos. É apenas realista.

      Em geral, são um povo muito problemático em relação aos aspectos mais básicos da organização social.

      Portanto, o ideal é que não sejam tratados com condescendência, como se apenas lhe faltassem oportunidades ou apenas reproduzissem padrões consistentes de pobreza e desorganização social por causa do preconceito.

      No entanto, não acho que eles devam ser varridos da face da terra, porque isso é um pensamento imoral ou criminoso.

      Igualmente criminoso é pensar que deixá-los procriar como gafanhotos e até ajudando-os com políticas de bem-estar, aumentando exponencialmente suas populações, acreditando que eles mudarão radicalmente suas tendências comportamentais muito disfuncionais, ou seja, acreditando que isso não terá consequências desastrosas.

      Tão irresponsável quanto.

      Excluir
    5. e outros povos não SÃO absolutamente melhores

      Excluir
    6. Ninguém é obrigado a aceitar sua própria origem. Concordo plenamente com vc?

      Excluir
    7. E não sou eu que vou tentar mudar sua opinião sobre isso. É sua, faz sentido, especialmente para você.

      Para mim, ter vergonha das origens perdeu um bocado de importância.

      Excluir
    8. Deveriam criar leis que proibisse o casamento de ciganos com não ciganos, como a Alemanha Nazista ou o império britânico fez no passado

      Excluir
    9. Mas não vejo muita gente querendo se misturar com esse povo.

      Excluir