Minha lista de blogs

domingo, 18 de setembro de 2022

O problema de se agir como um "chato da gramática"...

 ... é que esse tipo de atitude é elitista e ignorante. 


Elitista, pois tende a repreender aquele que não escreve ou fala de acordo com a norma culta e que, muitas vezes, é um indivíduo humilde, de classe trabalhadora. E é ignorante quanto à natureza fluída, variável e flexível da linguagem humana, inclusive sobre o fato de que, em termos bem literais, não existe o escrever e o falar certo ou errado, se são oficialmente determinados por convenção, que está sempre mudando ao longo do tempo, se varia muito em suas formas coloquiais, dependendo do lugar ou grupo, e se as palavras são invenções que, primariamente, servem como referências aos elementos que são percebidos na realidade, que não existem tal como nós existimos. 

Concordo que, para uma comunicação oral ou escrita adequada, há de se ter o mínimo de inteligibilidade sobre o que está sendo escrito ou falado. Também entendo que essa mania de corrigir o outro pode ser irresistível, principalmente quando visa atacar oponentes ideológicos durante debates ou discussões. Eu mesmo, me vejo, com certa frequência, agindo desta maneira. Mas essa intolerância quanto aos "erros" gramaticais, mesmo depois de ter compreendido o que foi dito ou escrito, muito comum em redes sociais, é claramente reprovável. O ideal, portanto, seria de nos policiarmos quando essa vontade de corrigir e muitas vezes humilhar o outro por essa via, surgir.

27 comentários:

  1. O que mais está na internet: pessoas estúpidas.

    O português de Portugal não tem qualquer monopólio ou controle sobre como a língua portuguesa evoluirá no Brasil ou em outro país de língua portuguesa.

    ResponderExcluir
  2. Na internet só tem treta.
    Por falar nisso, o que vc acha do movimento MGTOW?

    ResponderExcluir
  3. Eu não fazia ideia do que era. Pesquisei agora.
    Parece besteira. Não há necessidade de dar um nome ou sigla para esse tipo de comportamento.

    O que você acha?
    Você se identifica?

    ResponderExcluir
  4. Eu exclui o comentário porque o corretor errou uma palavra
    Eu acho que tanto o homem quanto a mulher devem seguir seu próprio caminho independente e autosuficiente.

    ResponderExcluir
  5. Mas não precisa ser solteiro pra isso.

    ResponderExcluir
  6. Bom, mas se a pessoa quiser ficar solteira, ela tem direito dela para isso...

    ResponderExcluir
  7. Qual sua opinião sobre o celibato? Não celibato necessariamente religioso, todo tipo de celibato em que a pessoa se abstém de sexo a vida toda, por vontade própria, seja qual for o motivo

    ResponderExcluir
  8. Qualquer coisa que uma pessoa queira fazer que não seja imoral ou criminosa com outra pessoa, animal ou mesmo para si mesma, não tenho absolutamente nenhuma objeção.

    ResponderExcluir
  9. Mas dizendo "imoral criminosa para si mesma" não seria o suicídio algo que se deve ter objeção?

    ResponderExcluir
  10. Eu lhe disse que perdi um amigo por suicídio naquele ano. Eu não acho que ele tinha razão suficiente para ter feito isso. Eu sei que também é um assunto bastante privado. Mas obviamente eu não gostaria que ele tivesse feito isso.

    Suicídio não era o que eu pensava. Pensei naquelas pessoas que deformam totalmente seus corpos, seja com muitos piercings ou para parecerem algum animal.

    ResponderExcluir
  11. Isso serve para os transexuais que retiram seus órgãos genitais e enchen o corpo de hormônios?

    ResponderExcluir
  12. Sim. Na minha opinião, eles não deveriam fazer isso. Eles não nasceram no corpo errado. Quem nasce no corpo errado nasce com doença crônica.

    Ainda assim, é um assunto um pouco mais complexo, porque essas pessoas nascem com esse sentimento de disforia, enquanto uma pessoa que deforma o corpo de outra forma não nasce com disforia.

    ResponderExcluir
  13. De qualquer forma, minha opinião é essa.
    Equivalente a pessoas que desperdiçam comida e aquelas que não têm nada para comer.

    ResponderExcluir
  14. Se me permite perguntar, para sanar uma curiosidade que tenho há algum tempo, porque vc usa o apelido de sidelicious?

    ResponderExcluir
  15. Sem problemas. Olha, não há uma explicação exata. Loucura da cabeça, como sempre.

    ResponderExcluir
  16. Essa curiosidade surgiu porque cliquei no seu perfil e está um blog chamado "heresia gay" aí achei que tivesse relação com o nome sidelicious. Eu cliquei lá e só tem 2 posts no seu blog heresia gay

    ResponderExcluir
  17. Ok, você acertou hahaha

    Relacionado à minha tentativa de mudar parcialmente minha sexualidade. Não funcionou. Engraçado que sou muito cético em relação à mudança de comportamento ou plasticidade humana, mas estou sempre experimentando comigo mesmo.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, entendo! Mas porque vc só fez dois posts lá no heresia gay?

    ResponderExcluir
  19. Vc acha que ser canhoto ou ambidestro tem relação com a inteligência?

    ResponderExcluir
  20. Você é canhoto?

    Olha, é um assunto complexo. Eu li alguns estudos e os resultados divergem.

    Eu vi vários estudos mostrando que há uma relação ligeiramente negativa.

    Vi um estudo francês que encontrou uma relação entre ser canhoto, ter o ensino superior completo e ganhar mais dinheiro do que ser destro.

    Há um estudo da década de 1980 que descobriu que entre aqueles que obtiveram as notas mais altas no SAT, o vestibular dos EUA, havia o dobro de canhotos e ambidestros do que a população em geral.

    Agora, veja apenas três exemplos: Bill Gates, James Cameron e Oprah Winfrey, todos canhotos. Existe uma relação, não necessariamente com escrever com a mão esquerda, mas com lateralização anômala que pode resultar em grande capacidade criativa, entre outras características psicocognitivas interessantes.

    Da mesma forma, também está associada à sexualidade minoritária, que considero um traço qualitativamente neutro, mas menos primariamente utilitário do que a heterossexualidade e também com transtornos mentais.

    ResponderExcluir
  21. Sou ambidestro, bom eu sei escrever normalmente com as duas mãos...

    ResponderExcluir
  22. Já que tocou no assunto sexualidade, qual sua opinião sobre os bissexuais e os assexuados?

    ResponderExcluir
  23. Sou canhoto e [homo]bissexual.

    Nada contra.

    ResponderExcluir
  24. Olha, eu tenho baixa atração sexual, não tenho muita necessidade de ter sexo não e fico sem sexo sem nenhum problema. Mas tem alguns momentos que sinto desejo físico por pessoas de ambos os sexos. Não sei se posso me considerar assexual

    ResponderExcluir