Minha lista de blogs

sábado, 30 de setembro de 2017

Recombinação de traços versus mutação de traços


Equivalente aos fenômenos físicos e químicos?? 

Recentemente eu fui forçado a estudar um pouco sobre essa matéria (engraçado que as vezes em que tenho sido forçado a estudar outras matérias além das que naturalmente  me chamam a atenção e a partir daí tenho tido bons "insights" ao combinar fragmentos de ambas) e "agora", no momento em que estou digitando essas palavras, tive o insight de associar as possíveis diferenças entre recombinação e mutação genética com os fenômenos físicos e químicos, respectivamente. 


Vamos aos conceitos deles. 

A recombinação genética como o próprio nome explicita, consistiria na combinação de traços tendo como resultado um produto recombinado, geralmente dentro de um limite de variabilidade fenotípica. A mutação já consistiria numa alteração da própria natureza [intrínseca] do traço. 

Ambas parece que são equivalentes aos fenômenos físicos e químicos. O primeiro exemplo que vi sobre os primeiros, foi o da folha de papel, que é cortada em duas e dos químicos, foi o da mesma folha, que é queimada.

No primeiro a natureza elementar permanece apesar de seu estado "superficial" ter sido alterado. O papel continua sendo papel só que foi cortado em dois. Na segunda a transformação se deu com a própria natureza elementar ou o elemento por si mesmo. O papel foi queimado e virou cinzas. 

O exemplo da variação psico-heterossexual e da mutação homossexual. Se é mais forte ou mais fraco, alto ou baixo, masculino ou menos dominante,  peludo ou pelado, os homens heterossexuais permanecerão atraídos pelo sexo oposto isto é continuarão sendo heterossexuais. 

Já quando se nasce homossexual então vamos ter uma mutação que alterou a natureza elementar da atração sexual que é normativamente heterossexual.

Enfim...


Nenhum comentário:

Postar um comentário