Minha lista de blogs

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Equilíbrio natural e regressão à média

Por que é (que é) que ocorre a regressão à média?? 

Contenção ou equilíbrio genético.

Mutações e variação tem limites e quando certa expressão atinge os confins de uma população então é provável que regressará à média. 

Exatamente como esticar um elástico (lembram daquela velha/outra metáfora??) e depois de um tempinho ele ir voltando ao seu estado de conforto. 

Estatura muito alta = inteligência (quantitativa) alta 

Estes são dois exemplos de traços que muito comumente regressam à média (familiar). E por que isso acontece?? Possivelmente porque se consistem em "novas fronteiras fenotípicas" ou simplesmente limites, quer seja para a evolução ou para a deterioração genética, e em relação a certo contexto específico. 

Então, provavelmente, mesmo que ocorressem acasalamentos assortativos por exemplo para uma maior inteligência (quantitativa) [ pessoas com as mesmas médias muito altas de qi se acasalando por longo tempo indeterminado] ainda haveria uma regressão "à média" ... 


... Ou não, e também temos o próprio fator acasalamento assortativo OU a falta dele, como causador da regressão, isto é, por causa da própria raridade, por exemplo, de uma grande inteligência [quantitativa], as pessoas com essa característica tenderão a não acasalar com frequência entre si, sem falar naqueles que simplesmente não procriarão, certo??

Pois também acho que não. 


Acho que ocorrem acasalamentos assortativos em relação aos dois casos (inter-análogos): maior inteligência [quantitativa] e maior estatura. 

O (possível) fato é que ambas são expressões complexas [com traços recessivos e dominantes] em que vários traços precisam ser "herdados' simultaneamente e em alta intensidade (porém a um nível relativamente 'saudável"), por exemplo: grande capacidade de memorização, grande inteligência (oops) cognição verbal, matemática, espacial (ou não), rapidez de raciocínio, atenção a detalhes... Então você tem muitos traços tendo as suas expressões aumentadas, ou genes que as aumentam, só que não são todas elas que serão dominantes ou mais comuns (???). Portanto este aumento generalizado de intensidade expressiva pode ser que não seja transmitido de maneira ''perfeita' para os filhos, especialmente quando a parceira ou o parceiro não apresentarem, exatamente, as mesmas combinações, resultando em uma regressão... à média, aí já não posso dizer... pode ser que a regressão à média tenda a acontecer a longo prazo e não logo na primeira ''ninhada'', enfim, enfim...

5 comentários:

  1. Essa é uma questão interessante. Regressão à média é um fenômeno puramente estatístico. Não se limita à genética. Nos o assossiamos com a genética, porque foi Galton em seus estudo sobre hereditabilidade que o descobriu. Mas funciona assim: suponha um indivíduo, não necessariamente uma pessoa, pode ser por exemplo uma empresa que você está tratando como um "indivíduo" da sua amostra. E você mede duas variáveis, duas coisas numéricas quaisquer. Uma está correlacionada com a outra, mas a correlação não é perfeita. Se você tentar medir uma em função da outra, haverá regressão à média. É o que acontece com o QI. Suponha que o QI seja 50% genético. Se eu e minha esposa temos 160 de QI, nós passaremos 30 pontos acima de média para nossos filhos (50% de 160 - 100), e outros 50% nós não conseguiremos passar, até porque ninguém sabe da onde esses outros 50% vem. Nós dizemos que esses outros 50% são ambientais, mas não sabemos o que no ambiente confere isso, a não ser o mais óbvio que todo mundo já faz, como dar uma alimentação rica em micronutrientes e evitar exposição a toxinas como tinta com chumbo. Logo meus filhos terão apenas 130 de QI, em média.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por comentar. Sim, eu sei ''mais ou menos'' o que se consistiria a tal regressão à média, por isso que decidi especular o porquê de acontecer. Sim, eu sei que pode ser aplicado ou percebido em outras realidades. Tento entender se a inteligência ou seria melhor, a cognição, é forjada especialmente na concepção, na mistura do material genético dos progenitores ou se é em sua maior parte ''adquirida'' a partir do desenvolvimento pré-natal. Essas informações são dadas via concepção e o organismo materno passa a trabalhá-las com o intuito de realizar as suas diretrizes, seria isso*

      Eu não sei quão correlacionáveis estão a ''herdabilidade'', desculpe usar aspas, e a hereditariedade porque esse dado é sobre a herdabilidade da inteligência ou melhor o nível de concordância/simetria fenotípica entre gêmeos idênticos. Não sei se isso reflete muito sobre a hereditariedade ou transmissão de pais para filhos.

      Excluir
    2. Na verdade 50% foi só uma suposição. O número correto para a proporção da variância explicada pela genética em adultos é cerca 70%. Tem-se razoável certeza nesse número, mas ele se refere à populações de países desenvolvidos atuais e isso pode mudar com o tempo. O que nós chamamos de hereditariedade H^2 é genética, porque nós a medidos como diferença nos escores de gêmeos idênticos - gêmeos não idênticos.

      Excluir
    3. Então mas herdabilidade não é o mesmo que hereditariedade.

      Excluir
  2. Eu quis dizer "prever uma variável em função da outra". O livro "Rápido e devagar, as duas formas de pensar" do psicólogo e prêmio nobel Daniel Kahneman explica mais desse fenômeno.

    ResponderExcluir