Minha lista de blogs

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Espectro do autismo, da esquizofrenia, introspecção e empatia's

São os autistas menos introspectivos**

Eu acho que não necessariamente, ACHO.

Eu acho que os autistas, em média, são MUITO introspectivos, ao menos de acordo com a precisão semântica para a palavra INTROSPECÇÃO, ''o pensar sobre o próprio pensar''. Os autistas, em média, por acaso, pensam menos sobre os próprios pensamentos** 

Depende de qual tipo de pensamento que estivermos falando.

Neste caso deveríamos tentar categorizá-los, de acordo com o espectro mentalismo--mecanicismo [e o intelectualismo no meio].

Primeiro, temos o mentalismo intrapessoal, o pensamento autobiográfico intrapessoal, de si mesmo;

exemplo: eu sou ''branco' [aliás nem tanto].

Segundo nós temos o mentalismo interpessoal, o pensamento auto[outro]biográfico [e informações/memórias] das outras pessoas;

exemplo: ele é branco[ou 'branco', se trabalhar no IBGE].

Terceiro, nós temos o intelectualismo pessoal/impessoal, o pensamento indiretamente pessoal.

exemplo: a política brasileira é uma %$#@.

Quarto, nós temos o mecanicismo, classicamente impessoal.

exemplo: aquela jaguatirica é da cor x. A fórmula de Baskhara é: ...

Pronto, eu, por agora, penso que os autistas, em média, ou caracteristicamente falando, sejam hiper-introspectivos, só que não em relação ao tipo de pensamento mentalista, especialmente o interpessoal, isto é, em relação à sua empatia interpessoal.

Sim, existe ou podem existir a introspecção mentalista [pensar sobre os próprios pensamentos relacionados a si mesmo ou aos outros seres...humanos] e a introspecção mecanicista [pensar sobre os próprios pensamentos relacionados à questões impessoais como a matemática]. E os autistas seriam muito mais introspectivamente mecanicistas do que mentalistas. Isso corrobora com uma de suas características gerais: interesses 'obsessivos''. Como é que poderiam ter tais interesses sem serem mais introspectivos** 

E não preciso me alongar mais quanto à esquizofrenia/espectro das psicoses, que se caracterizaria também por uma introspecção mentalista excessiva e talvez, tendenciosamente desequilibrada em relação à introspecção mecanicista, em muitos se não na maioria dos casos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário