Minha lista de blogs

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

''Distância psicológica'' para alguns transtornos de personalidade e outras variáveis... via ''big five traits''

  Em média...    


                       Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade

Psicopatia             0,7                         0,8                             0,2                


                       Escrupulosidade / Abertura para a experiência

Psicopatia             0                                    0, 6




                      Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade

Sociopatia           0,8                            0,5                             0,4


                      Escrupulosidade / Abertura para a experiência

Sociopatia               0,2                                0,7



Surpreendentemente ou nem tanto a psicopatia parece se relacionar com alguns dos traços ''mais positivos'' do big five traits, como a extroversão e a estabilidade emocional. Eu estimei [ ;), que parece bem óbvio } que o nível de ''escrupulosidade'' ou conscienciosidade e de agradabilidade, entre os psicopatas, será, em média, extremamente baixo como parece ser o lógico neste caso.

As possíveis diferenças entre a sociopatia e a psicopatia é a de que o sociopata ainda age como um neurotípico emocional, com toda a paleta de emoções ''humanas' presentes... enquanto que o psicopata busca emular a personalidade neurotípica média, porque não lhe vem de maneira natural.




                 Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade  

Autismo           0,3                          0, 4                           0,4


                   Escrupulosidade / Abertura para a experiência

Autismo                0,7                             0,5



Eu estipulei (chutei, ;)) que a ''distância psicológica'' do espectro do autismo em relação aos ''cinco traços'' se dará pela seguinte ordem crescente de importância: evidentemente menor na extroversão, moderadamente baixo em estabilidade emocional e agradabilidade, moderado em abertura para a experiência e alto em escrupulosidade. E claro que posso estar perfeitamente errado. A ideia de ''moderado'' pode ser enganosa neste caso, pois pode ser confundido como ''baixo'' ou de ''baixa intensidade''. Partindo da ideia que o espectro do autismo seja bastante diverso no quesito abertura para a experiência mesmo no âmbito individual e pela própria ideia de ''moderado'', esta ''distância psicológica'' baseada em meu conceito de intrinsicabilidade/ intrinsecabilidade, significa que ''uma correlação'' de 0,5 na verdade significa que, tanto a nível individual quanto a nível coletivo, haverá uma tendência de grande variabilidade de tipos ou de potencial expressivo, isto é, que haverá uma grande variação em abertura para a experiência entre os autistas, e que também poderá haver uma heterogeneidade interna na manifestação desta característica a nível individual,  por exemplo, de se ser muito intenso em uma faceta da ''abertura para a experiência'' mas muito baixo em outra.





               Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade

TDAH             0,7                          0,4                           0,4


               Escrupulosidade / Abertura para a experiência

TDAH             0,3                                0,7



Alto em extroversão e em abertura para a experiência ( déficit de atenção e hiperatividade, respectivamente ;) ). Moderadamente variável [e não necessariamente baixo} em estabilidade emocional, agradabilidade e em escrupulosidade. 





                        Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade

Esquizofrenia          0,4                          0,2                             0,3


                        Escrupulosidade / Abertura para a experiência
                     
Esquizofrenia              0,4                             0,8



Interessante perceber que em relação a quase todos os traços ''mais positivos'' a esquizofrenia, segundo o meu chute pensado, pontuará abaixo da ''média de variabilidade'' [de intrinsecabilidade}.







                      Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade

Sabedoria               0, 3                      0,7                               0,7


                      Escrupulosidade / Abertura para a experiência

Sabedoria                0,8                               0,7







                      Extroversão / Estabilidade emocional / Agradabilidade


Criatividade           0,5                          0,4                           0,4



                       Escrupulosidade / Abertura para a experiência


Criatividade                 0, 4                           0,8




O criativo, por ser em média menos introspectivo, também tenderá a ser menos introvertido e mais ambivertido, ainda que estejamos usando o ''velho'' ''big five traits'' para estipular/chutar, analisar e comparar essas diferenças, e portanto a minha ideia de omniversão não está sendo usada (mas eu tenho  a impressão de que se localizaria entre a sabedoria e a criatividade). As diferenças entre os dois tipos também podem ser notadas por meio de suas médias de estabilidade emocional em que o criativo será em média mais propenso a maiores desníveis de humor que o [mais] sábio. Em abertura para a experiência ambos pontuarão alto, especialmente o criativo, e o sábio tenderá a pontuar alto especialmente na faceta ''intelecto'' deste construto psicológico. Em escrupulosidade os sábios devem pontuar muito alto em claro contraste com o criativo, que tende a ser mais intuitivo e portanto mais instintivo/impulsivo. Em agradabilidade novamente percebemos as diferenças contrastantes entre os [mais] sábios e os [mais] criativos. Interessante notar que os [mais] sábios tendam a pontuar mais alto em quase todos os traços ''positivos'' do big five, menos na extroversão.




                      Extroversão / Estabilidade Emocional / Agradabilidade

Inteligência           0,5                            0,7                          0,7


                       Escrupulosidade / Abertura para a experiência

Inteligência                0,7                             0,7



As semelhanças entre ''inteligência'' [cognitiva ou QI} e sabedoria são grandes. No entanto, enquanto que a primeira mais parece se manifestar de maneira mais moralmente diversa (e portanto com maior diversidade de imoralidade, em contraste com a sabedoria que é impossível de ser imoral) e de modo mais superficialmente qualitativo, especialmente em termos psicológicos/comportamentais, a sabedoria manifestar-se-ia de modo muito mais autêntico/característico/genuíno, moralmente falando, tal como uma inteligência menos cognitiva e com desígnios laborais, e mais como uma inteligência real, existencialmente realista, centralizada na qualidade do comportamento e do pensamento, mais do que em sua aplicação em tarefas puramente cognitivas. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário