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domingo, 5 de fevereiro de 2017

É no três ou no já?? Pensamento crítico analítico como possível fator que contribui para reduzir as pontuações em testes de QI

Você analisa tudo, tudinho, nos mínimos detalhes?? Quando se depara com uma questão você a analisa por todos os seus ângulos?? [que forem reconhecíveis}

Maior é o nível de intensidade maior será o nível de preferência. 

Algumas pessoas como eu por exemplo parece que nasceram com a capacidade de pensamento crítico-analítico exacerbadamente ativa, tendo-a como preferência para pensar sobre tudo, eu disse tudo, e desde os primórdios da intencionalidade ideacional ou do pensar.

Como resultado quando nos deparamos com testes, de QI, provas de escola, ou sei lá, testes psicológicos que estão disponíveis na web, tendemos a analisar e a criticar tudo, tudinho mesmo. 

Pensamos no teste, não em suas questões exatamente, em como resolvê-las, mas em sua validade, em sua praticidade, em sua capacidade de, de fato, avaliar alguém, antes mesmo de pensar em fazê-lo. Tendemos a ser muito curiosos, eu diria mais, suspeitos/desconfiados, mais do que a média. 

Uma pessoa regular, mediana, em personalidade e portanto também em curiosidade, será mais propensa a internalizar de maneira precipitada que, os testes são sem dúvida válidos, ou que é estritamente necessário fazê-los... 

Isso não muda o fato que se eu fizer um teste, por exemplo, de QI, é provável que não pontuarei super alto, e talvez também dependa do tipo de teste. 

No entanto parece evidente que quanto mais alto é a sua/ou a minha tendência ou preferência pelo pensamento crítico-analítico, maior serão as suas/minhas chances de colocá-lo a frente de qualquer ação, sem antes se questionar o porquê de se fazê-la, de sua validade, enfim. 

Então como conclusão eu estou propondo que, quem é preferencialmente curioso, bem ao estilo crítico-analítico, e que portanto tende a analisar e a criticar ''tudo'', tenderá a pontuar mais baixo do que o ''esperado'' em testes cognitivos, especialmente em performance ou em ''habilidades gerais'' [ média], porque o nível de intrinsicabilidade ou intensidade deste estilo de pensamento é tão alto que perpassa a capacidade cristalizada que é mensurada em testes cognitivos, se alguém que está sempre analisando antes de praticar, tende a ser mais fluido em seu estilo cognitivo, que, ao invés de cristalizar demais e confiar em seus arcabouços, é mais propenso a estar sempre analisando os padrões de coerência, incoerência, similaridades ou diferenças, em outras palavras, é forte justamente na capacidade pura de reconhecimento de padrões que qualquer teste cognitivo, direta ou indiretamente, avalia ou mensura, só que tenderá a não estar no mesmo nível de eficácia ou facilidade [qualitativa ou talento] para cristalizar as informações, especialmente as que são necessitadas em testes cognitivos.
Enfim, a capacidade de analisar e de criticar detalhes ou minúcias vem forte e antes que a sujeição aos testes, e mesmo, talvez possa ter algum impacto quanto ao estado psicológico para fazê-lo, mas mesmo assim, eu acredito que pessoas que são como eu, que estão muito curiosas e afiadas em suas capacidades analíticas e críticas, de julgamento, tenderão a ser as do tipo que: são reconhecidas como inteligentes a muito inteligentes, só que tendem a pontuar ''abaixo do esperado'' em testes cognitivos, possivelmente por estarem mais fortes em suas capacidades mais fluidas E ''reais'', ou diretamente relacionadas com o mundo real, em que testes cognitivos ''aculturais'' farão pouco sentido. Neste caso também podemos correlacionar realismo ou praticidade elevados com elevada intrinsicabilidade para o pensamento crítico-analítico e também para pontuações em testes cognitivos, assimétricas ou ''aquém'' do que é esperado para pessoas muito curiosas e afiadas em suas capacidades analíticas, pressupõe-se que, fortemente atreladas àquilo que os testes cognitivos mensuram.

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