Os mais criativos seriam mais propensos ao pensamento concreto [e oposição aos ''mais inteligentes' ] especialmente no sentido de solidificar as abstrações com o intuito de entende-las de modo mais profundo OU físico, se toda abstração é um meio para se traduzir e alcançar uma informação não-física ou ao menos não previamente física//literalmente conhecida.
E seriam também menos preconceituosos OU cristalizados, especificamente falando, isto é, em relação às suas áreas de maior interesse e portanto mais propensos a duvidarem do que está sendo passado ou mesmo imposto [possivelmente ao aplicarem mais o pensamento concreto sobre a informação abstrata, isto é, buscando analisar de maneira concreta a realidade/a realidade por -- em si mesma === perfeccionismo] resultando no pensamento crítico-analítico OU divergente.
Minha lista de blogs
quarta-feira, 28 de março de 2018
terça-feira, 27 de março de 2018
Criatividade: combinação de intensidade [e potencial qualidade] entre o pensamento intuitivo e o pensamento analítico. Sabedoria: combinação de intensidade E qualidade entre o estilo de abordagem e pensamento emotivo e cognitivo
Marcadores:
criatividade,
racionalidade,
sabedoria
segunda-feira, 26 de março de 2018
Mais pensamentos sobre a inteligência verbal [estilo de pensamento]
A inteligência verbal em suas raízes não é apenas cultural. Talvez possamos dizer que o estilo de pensamento seja a inteligência verbal (oops múltiplas ...) + inteligência emocional sem cultura.
A inteligência verbal é sobre a comunicação, que é um dos aspectos mais importantes da inteligência, não apenas da humana. Não é "apenas" comunicação entre as pessoas, mas também intrapessoal. A inteligência verbal está diretamente relacionada com a autoconsciência, talvez mais íntima do que qualquer outra habilidade bio-cultural-acessória (que também é aprendida). Obviamente que, para pontuar de forma normal em um teste de QI verbal, deve-se aprender a ler e a escrever pelo menos na sua língua materna.
A inteligência verbal através da internalização cultural da linguagem é apenas a expressão do estilo de pensamento, associado a símbolos, em interação perceptiva com a realidade envolvente.
Portanto nós temos:
Estilo de pensamento e percepção do mundo, tradução ou filtro desta percepção e tradução ou verbalização do mesmo via linguagem.
A inteligência verbal é sobre a comunicação, que é um dos aspectos mais importantes da inteligência, não apenas da humana. Não é "apenas" comunicação entre as pessoas, mas também intrapessoal. A inteligência verbal está diretamente relacionada com a autoconsciência, talvez mais íntima do que qualquer outra habilidade bio-cultural-acessória (que também é aprendida). Obviamente que, para pontuar de forma normal em um teste de QI verbal, deve-se aprender a ler e a escrever pelo menos na sua língua materna.
A inteligência verbal através da internalização cultural da linguagem é apenas a expressão do estilo de pensamento, associado a símbolos, em interação perceptiva com a realidade envolvente.
Portanto nós temos:
Estilo de pensamento e percepção do mundo, tradução ou filtro desta percepção e tradução ou verbalização do mesmo via linguagem.
domingo, 25 de março de 2018
Analogia de proficiência com o violino para explicar qi/educação e produto bio cultural
Vamos imaginar que você nasceu em uma sociedade em que todo mundo é obrigado a aprender a tocar violino e a compor músicas com este instrumento. Este ensino é transmitido desde a infância. Então depois de um tempo as crianças da geração anos 90 cresceram e uma diversidade ou nível de proficiência com o violino apareceu tal como tem acontecido desde a invenção do mesmo e a democratização e imposição do seu uso como etapa cultural importante. Então [número 2] um grupo de psicólogos resolvem criar um teste para mensurar o nível de proficiência dos habitantes deste país para tocar violino e compor músicas. O teste basicamente comprova novamente a realidade da variação na proficiência, dos mais talentosos aos menos. Sem o ensino das técnicas de como tocar violino e compor músicas a maioria das pessoas deste país fictício não saberiam como fazê-lo por si mesmas especialmente quando ainda são crianças. Algo possivelmente similar pode ser afirmado em relação aos testes cognitivos, alfabetização e ensino da matemática. Sem o ensino e claro feedback ou reciprocidade positiva por parte das pessoas para aprender, a maioria delas não teria aprendido nem a tocar e nem a compor músicas (o mínimo possível) e os testes de proficiência teriam como resultado uma muita baixa capacidade média desta população para com o instrumento. Vamos imaginar então que este modelo cultural é adotado por um outro país, mas diferenças aparecem na hora de compará-los. O país que adotou o modelo do primeiro simplesmente apresenta um desempenho médio mais baixo e com uma menor proporção de violinistas super talentosos. Se eu fosse analfabeto e fizesse um teste de QI, onde evidentemente haveria o QI verbal, eu com certeza obteria uma pontuação muito baixa do que se eu tivesse sido alfabetizado. O mesmo em relação às capacidades matemáticas e também espaciais [que exigem conhecimentos verbal e matemático].
QI, que não é o mesmo que inteligência, pode ser então, na minha opinião, facilmente comparado a qualquer [outro] tipo de potencial de capacidade que necessita do aprendizado de técnicas/invenções culturais como o vocabulário e a matemática.. Isso, como todos deveriam saber, não significa que os testes não mensuram inteligência, mas parte importante dela com certeza e é justamente aquela em que apreendemos a escrever os símbolos associativos que foram inventados para facilitar e mesmo aprofundar a comunicação humana.
QI, que não é o mesmo que inteligência, pode ser então, na minha opinião, facilmente comparado a qualquer [outro] tipo de potencial de capacidade que necessita do aprendizado de técnicas/invenções culturais como o vocabulário e a matemática.. Isso, como todos deveriam saber, não significa que os testes não mensuram inteligência, mas parte importante dela com certeza e é justamente aquela em que apreendemos a escrever os símbolos associativos que foram inventados para facilitar e mesmo aprofundar a comunicação humana.
sábado, 24 de março de 2018
quinta-feira, 22 de março de 2018
''Herdabilidade'' = pré-hereditariedade sem contexto ou tentativa de mensuração de transmissibilidade ''pura' ou universal de um traço, vou tentar explicar [e mais um plus sobre nível significativo de individualidade genética humana e possível problema para a sua mensuração de hereditariedade e herdabilidade]
Por exemplo, a homossexualidade. Analisa-se este ''traço' ou sei lá como descrevê-lo, mais parece com um traço, partindo do pressuposto que se consiste em uma variação do gosto sexual... via herdabilidade [''herdabilidade''], em gêmeos idênticos, mas o que isso significa**
Que se está buscando extrair a pré-hereditariedade mais purificada de contexto, ambiental e especificamente combinatório, isto é, das possíveis influências ambientais e também das combinações fenotípicas do casal, sem falar de outros fatores prováveis de terem um impacto, por exemplo, a taxa mutacional do mesmo, que aumenta com a idade, sem falar da taxa mutacional inicial, que se dá a partir do nascimento e/ou talvez ainda muito mais cedo, a partir da concepção, da união do espermatozoide e do óvulo. Os gêmeos idênticos são usados por razões a priore auto-explicativas já que eles são... idênticos. No entanto, parece que existem níveis variados de similaridades mesmo entre eles, fato que ainda não está plenamente explicado, se se dá a partir da concepção [o que na minha opinião é muito provável, por exemplo, nível de robustez/maleabilidade orgânica.. um deles sendo mais suscetível de sofrer alterações durante o período intrauterino do que o outro.. isso se já não se consistir em uma herança advinda da própria concepção ou fundação da vida]...
Voltando, em outras palavras, ao invés de se analisar o potencial de transmissibilidade completa de um traço dentro de um contexto em que obviamente haverá a necessidade da presença de pais e filhos, busca-se pelo valor possivelmente mais puro do traço dentro de um suposto ou possível não-contexto de transmissibilidade/hereditariedade bem demonstrado através do grau de similaridade fenotípica entre gêmeos, sem levar em conta a carga genética total ou genótipo.
Um plus...
Individualidade genética humana
Somos ou não somos os seres vivos mais individuais deste planeta**
Logo, isso deve ter alguma repercussão para os estudos sobre hereditariedade e herdabilidade, no sentido até de complicar um pouco mais o assunto já que poderia ou pode ter como resultado o fracionamento de uma transmissão mais ''completa' de um ou mais traços, especialmente os mais complexos. Também é interessante pensar o quão atuante ou determinante para a individualidade genética humana, se comparada com os outros animais, é o dimorfismo sexual//psico-cognitivo e físico.
Que se está buscando extrair a pré-hereditariedade mais purificada de contexto, ambiental e especificamente combinatório, isto é, das possíveis influências ambientais e também das combinações fenotípicas do casal, sem falar de outros fatores prováveis de terem um impacto, por exemplo, a taxa mutacional do mesmo, que aumenta com a idade, sem falar da taxa mutacional inicial, que se dá a partir do nascimento e/ou talvez ainda muito mais cedo, a partir da concepção, da união do espermatozoide e do óvulo. Os gêmeos idênticos são usados por razões a priore auto-explicativas já que eles são... idênticos. No entanto, parece que existem níveis variados de similaridades mesmo entre eles, fato que ainda não está plenamente explicado, se se dá a partir da concepção [o que na minha opinião é muito provável, por exemplo, nível de robustez/maleabilidade orgânica.. um deles sendo mais suscetível de sofrer alterações durante o período intrauterino do que o outro.. isso se já não se consistir em uma herança advinda da própria concepção ou fundação da vida]...
Voltando, em outras palavras, ao invés de se analisar o potencial de transmissibilidade completa de um traço dentro de um contexto em que obviamente haverá a necessidade da presença de pais e filhos, busca-se pelo valor possivelmente mais puro do traço dentro de um suposto ou possível não-contexto de transmissibilidade/hereditariedade bem demonstrado através do grau de similaridade fenotípica entre gêmeos, sem levar em conta a carga genética total ou genótipo.
Um plus...
Individualidade genética humana
Somos ou não somos os seres vivos mais individuais deste planeta**
Logo, isso deve ter alguma repercussão para os estudos sobre hereditariedade e herdabilidade, no sentido até de complicar um pouco mais o assunto já que poderia ou pode ter como resultado o fracionamento de uma transmissão mais ''completa' de um ou mais traços, especialmente os mais complexos. Também é interessante pensar o quão atuante ou determinante para a individualidade genética humana, se comparada com os outros animais, é o dimorfismo sexual//psico-cognitivo e físico.
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genética,
herdabilidade,
hereditariedade,
homossexualidade
quarta-feira, 21 de março de 2018
Inteligência verbal essencial (invenção e compreensão semântica das palavras) versus inteligência verbal secundária (vocabulário//gramática..)
A primeira é extremamente importante:
- saber o significado das palavras e a melhor aplicação delas; inventar novas e factuais interpretações das mesmas ou mesmo novas palavras [criatividade verbal e heurística/compreensão factual].
A segunda é comparativamente menos importante:
- saber correta-a-consideravelmente a ortografia e a gramática, a maneira ''mais correta' de escrever.
-- acúmulo geral de palavras e dos seus conceitos, sem necessariamente levar em consideração a qualidade, usabilidade ou compreensão factual das/em relação às/ mesmas [memória semântica//QI] e claro, aplicadas aos mais diversos contextos.
E um plus potencial a visivelmente confuso::
Produtores [criativos/ criadores do conhecimento/da cultura];
Consumidores [sustentadores/vivenciadores acumulativos da cultura/ do conhecimento];
Decompositores intelectuais/culturais//semânticos [geralmente associados aos produtores// os mais sábios no que se refere à essência e função da linguagem/ corretor do conhecimento/da cultura].
Inteligência verbal essencial: Produtores E decompositores;
Inteligência verbal secundária: Consumidores/sustentadores.
Aplicável para todos os tipos ou facetas da inteligência.
decompositores (decompõem/essencializam)
Produtor / o mais criativo
Consumidor / o mais inteligente
Decompositor / geralmente o sábio de ''menor calibre''
Os três: o sábio mais inteligente
Todos são consumidores;
A maioria não é produtora/inventora;
A maioria não é decompositora/corretora.
- saber o significado das palavras e a melhor aplicação delas; inventar novas e factuais interpretações das mesmas ou mesmo novas palavras [criatividade verbal e heurística/compreensão factual].
A segunda é comparativamente menos importante:
- saber correta-a-consideravelmente a ortografia e a gramática, a maneira ''mais correta' de escrever.
-- acúmulo geral de palavras e dos seus conceitos, sem necessariamente levar em consideração a qualidade, usabilidade ou compreensão factual das/em relação às/ mesmas [memória semântica//QI] e claro, aplicadas aos mais diversos contextos.
E um plus potencial a visivelmente confuso::
Produtores [criativos/ criadores do conhecimento/da cultura];
Consumidores [sustentadores/vivenciadores acumulativos da cultura/ do conhecimento];
Decompositores intelectuais/culturais//semânticos [geralmente associados aos produtores// os mais sábios no que se refere à essência e função da linguagem/ corretor do conhecimento/da cultura].
Inteligência verbal essencial: Produtores E decompositores;
Inteligência verbal secundária: Consumidores/sustentadores.
Aplicável para todos os tipos ou facetas da inteligência.
decompositores (decompõem/essencializam)
Produtor / o mais criativo
Consumidor / o mais inteligente
Decompositor / geralmente o sábio de ''menor calibre''
Os três: o sábio mais inteligente
Todos são consumidores;
A maioria não é produtora/inventora;
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