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sexta-feira, 12 de setembro de 2025

I'm a far-centrist

 But not because my ideological and political views are exclusively centered on the center-right and center-left, if I consider them to be excessively diluted and therefore corrupt versions of the more traditional right and left. Rather, they are constituted by a likely majority of positions originating from the extremes of the political-ideological spectrum: from the anti-capitalism of the Marxist left to the perception of more intrinsic differences between individuals and human groups of the far right. This would, in my opinion, be true moderation or balance, by placing equal weights on the extremes or ends of both sides, if a scale doesn't balance by concentrating the weight on its center of gravity.


Still, I consider myself a progressive, simply because I consider myself an example of someone who seeks to strictly follow the most basic ideals or essence of progressivism, said to be the most direct heir to the Enlightenment movement, the search for reason rather than superstition, and for true human emancipation rather than oppression.

Eu sou extremo-centrista

 Mas não porque os meus pontos de vista ideológicos e políticos estejam exclusivamente baseados na centro-direita e na centro-esquerda, se as considero como versões excessivamente diluídas e, portanto, corruptas, da direita e da esquerda mais tradicionais. E sim por estarem constituídos por uma provável maioria de posicionamentos oriundos dos extremos do espectro político-ideológico: do anti-capitalismo da esquerda marxista à percepção de diferenças mais intrínsecas entre indivíduos e grupos humanos da extrema direita. Que seria, na minha opinião, a verdadeira moderação ou balanço, ao colocar pesos iguais nas pontas ou extremidades de ambos os lados, se uma balança não se equilibra concentrando o peso em seu centro de gravidade. 


Ainda assim, eu me considero um progressista, pelo simples fato de me considerar um exemplo de alguém que busca seguir à risca os ideais mais básicos ou a essência do progressismo, dito ser o herdeiro mais direto do movimento iluminista, de busca pela razão e não pela superstição e pela verdadeira emancipação humana e não por sua opressão. 

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Parar um pouco

 E sentir o vento circular a pele 


Parar um pouco 
E ver o entardecer transformar a luz do dia na escuridão da noite 

Parar um pouco 
E pensar nas vidas que amou e se foram pra sempre

Parar um pouco 
E sentir o momento presente como um ritual de meditação

Parar um pouco 
E pensar nas pessoas e seres que ama e continuam contigo 

Até mesmo nos que não estão 

Parar um pouco 
E pensar nas vidas que já viveu

Parar um pouco 
E pensar em não pensar sobre o amanhã

What I am is what we are

Everyone


A negative charge and a positive charge

The same contradiction between destiny and dream

The same phenomenon of feeling


As if it were forever


Until one day everything is consumed in a single act

Everything we ever are


These seconds we inhabit

These challenges we forget

These memories we contemplate

And mourn

This space we believe


This single border between two completely opposite worlds

Between an overwhelming, sterile immensity and tiny, intense sparkles of waiting and purpose

O que eu sou é o que somos

 Todos 


Uma carga negativa e uma carga positiva 

A mesma contradição entre destino e sonho 

O mesmo fenômeno de sentir-se 
Como se fosse pra sempre


Até um dia tudo se consumir em um único ato 

Tudo o que sempre somos 

Esses segundos que habitamos 
Esses desafios em que nos esquecemos
Essas memórias que contemplamos
E lamentamos 
Esse espaço em que cremos

Essa única fronteira entre dois mundos completamente opostos 

Entre uma imensidão esmagadora e estéril e minúsculos brilhos intensos de espera e propósito 

domingo, 7 de setembro de 2025

Another list of sincere insults

 Pseudo-intellectuals first seek to convince themselves that they are true intellectuals, especially when they are unaware of what they are or what they are not, and they usually are not. This theater or performance of appearance begins in the mirror itself.


The problem is not that bad art exists, but that it is elevated to the heights that should be reserved exclusively for high culture.


Ideologically fanatical individuals are at similar levels of insanity to untreated psychotic individuals. Perhaps the biggest difference between them is that, while typical psychosis causes subjective discomfort, atypical psychosis, generated by ideological indoctrination, has the completely opposite effect and, therefore, can perhaps be considered even more dangerous...


Regarding the mimicry of opportunistic or parasitic strategies in nature and extrapolation to the human geopolitical context:


The same situation, of one species deceiving another, posing as itself, invading its living space, usually that of a social species, and taking advantage of this deception to benefit. So, this opportunistic mimicry also occurs in the Western world, where a certain tribe of "chosen ones" poses as "native whites" to do exactly what is perceived in the natural environment...

Deception, usurpation, exploitation, even the destruction of the host species...


But make no mistake, because this type of parasitism has been characteristic of every complex society or civilization...


The example of this tribe was only used because it is an accurate manifestation of this type of mimicry in a human context.


If the right produces constructive shit and the left destructive shit, it is because the right's shit is more moral than structural, while the left, in trying to deconstruct this structure, ends up destroying it—the only structure that exists.


How to think rationally with an example:


First, ask fundamental questions about the topic. For example, "racism."


Who is defining these or those concepts?


(Who is defining the concept of racism? Ans: Ideologically biased individuals and/or groups...)


How objective and precise are these definitions?


(Ans: The concept of racism has not been defined in the most objective way because it has been done so vaguely, leaving room for confusion with other types of behavior or tendencies, for example, the confusion between personal taste and racial prejudice, or between negative opinion and negative generalization.)


But how do we define objectivity when it comes to an abstract construct?


(Ans: Precisely because it is an abstract construct, the concept of racism should be as strict as possible, the most objective way to define an abstraction. For example, my concept of it, as a generalization between behavior and race or ethnicity, "everyone in group X is like that," for example.)


The level of subjectivity in an aesthetic judgment depends on what is being compared. For example, comparing French (standard or Parisian) with Polish will inevitably result in the conclusion that the former is more aesthetically pleasing than the latter, if Polish seems to have a constant hissing sound, while French sounds more elaborate and, therefore, more sophisticated. It would be like comparing a beautiful flower to a blade of grass on the ground...


It seems common for those who define themselves as "independent" to be essentially stingy individualists.


"There is no absolute truth"


The denial of the existence of absolute truths is a declaration of absolute truth...


The vast majority of moral arguments are essentially emotional blackmail. But some blackmail is "better" or fairer and more objective than others.


Those who leave the "flock" of a traditional religion—that is, those who leave a typically religious ideological indoctrination but end up becoming very ideologically biased "progressives"—have merely exchanged one indoctrination or brainwashing for another...


The influence of the environment on human intelligence is only more significant, but never absolute, during the first formative years, of immersion in basic education, while biological or genetic influence becomes progressively significant the higher the level of complexity of knowledge, as it expresses more purely vocational aspects. It's basically the difference between learning to read and write and directing one's own interests at a much more complex and/or specific level.


The right is more about aggression and homicide, and the left is about immolation and suicide. If the traditional right has historically been a force of oppression and destruction, it has been more about attacking those it considers threats, but never, or primarily, itself.

While the left, especially the identitarian left, currently dominant in Western nations, has acted as a self-destructive or implosive force.


Culture is not the cause of human behavior, but one of its effects.


Old-school or classically trained actors (obviously) resemble classical dancers more than modern actors because they are also products of a system that prioritizes (or prioritized) talent over appearance. Currently, the most talented actors tend to be those who work in theater, precisely because it is a remnant of their profession's past, since theater continues to prioritize talent over appearance...


On expressions or statements that have aged poorly


"Class consciousness"


It has progressively become synonymous with hypocrisy and ideological fanaticism.


Indoctrination has a neutral or essential meaning and a pejorative meaning. In a neutral sense, it is any doctrine followed by an individual or group. Every culture has its indoctrination, its modus operandi, if no culture survives without a doctrine. Indoctrination, in a pejorative sense, is the opposite of education, because the former consists of transmitting information according to the wishes of the authorities who hold the power to transmit it, and not based on more objective, impartial, or rational criteria. Education, ideally, is the practice of wisdom itself.


Much of what is commonly called "the left" boils down to emotional blackmail and supposed good intentions.


Those who put "kindness" before knowledge also put ignorance before it.


Kindness without knowledge is no different from evil with knowledge.


The rational artist is a rare bird. Most artists are rationally idiots.


Intellectually pedantic and politically fanatical individuals are literally insufferable.


A narrative is an event, situation, or phenomenon described in the language of feeling. And therefore, it tends to be expressed imprecisely or even as a distortion of the facts.

Mais uma lista de desaforos sinceros

 Pseudo intelectuais buscam, primeiro, convencer a si mesmos sobre serem verdadeiros intelectuais, especialmente quando não têm consciência do que são ou do que não são, e geralmente não têm. Esse teatro ou performance de aparentar começa no próprio espelho 


O problema não é ter arte ruim, mas que seja alçada ao topo que deveria ser um lugar exclusivo à alta cultura. 

O problema não é ter Anita ou Madonna. Mas não termos mais uma nova Marisa Monte ou Elis Regina, ou que não tenha qualquer espaço de destaque na "mídia"... 

Indivíduos ideologicamente fanáticos estão em níveis similares de insanidade de indivíduos psicóticos não-tratados. Talvez, a maior diferença entre eles é que, enquanto a psicose típica causa um mal-estar subjetivo, a psicose atípica, gerada pela doutrinação ideológica, tem o efeito completamente oposto e, por isso, talvez, possa ser considerada ainda mais perigosa... 


Sobre o mimetismo de estratégias oportunistas ou parasitárias na natureza e extrapolação ao contexto geopolítico humano:

A mesma situação, de uma espécie que engana a outra, se passando por ela mesma, invadindo seu espaço de existência, geralmente de uma espécie social, e se aproveitando para se beneficiar desse engano. Então, esse mimetismo oportunista também acontece no mundo ocidental, em que uma certa tribo, de "escolhidos", se passa como "brancos nativos" para fazer exatamente o que se percebe no meio natural...

O engano, a usurpação, a exploração, até a destruição da espécie hospedeira...

Mas não se enganem porque, esse tipo de parasitismo tem sido característico de toda sociedade complexa ou civilização...

O exemplo desta tribo só foi usado por ser uma manifestação precisa desse tipo de mimetismo em um contexto humano.

Se a direita produz uma merda construtiva e a esquerda uma merda destrutiva, é porque a merda de direita é mais no sentido moral do que no estrutural, enquanto a esquerda, ao tentar desconstruir essa estrutura, acaba destruindo-a, diga-se, a única estrutura que existe

Como pensar racionalmente com um exemplo:

Primeiro, faça perguntas fundamentais sobre o tópico. Por exemplo, "racismo". 

Quem está definindo esses ou aqueles conceitos?? 

(Quem está definindo o conceito de racismo?? Resp: Indivíduos e/ou grupos ideologicamente enviesados...) 

O quão objetivas e precisas são essas definições?? 

(Resp: O conceito de racismo não tem sido definido da maneira mais objetiva, porque tem sido feito de maneira muito vaga, deixando margem para ser confundido com outros tipos de comportamentos ou tendências, por exemplo, a confusão entre gosto pessoal e preconceito racial, ou entre opinião negativa e generalização negativa) 

Mas como definir objetividade quando se trata de uma construção abstrata?? 

(Resp: Justamente por se tratar de uma construção abstrata, o conceito de racismo deveria ser o mais estrito possível, a maneira mais objetiva de definir uma abstração. Por exemplo, o meu conceito para o mesmo, como uma generalização entre comportamento e raça ou etnia, "todos do grupo X são assim", por exemplo)

O nível de subjetividade de um julgamento estético depende do que está sendo comparado. Por exemplo, comparar a língua francesa (padrão ou parisiense) com a polonesa inevitavelmente resultará na conclusão de que a primeira é mais esteticamente apreciável do que a segunda, se a língua polaca parece ter um som de chiado constante, enquanto a língua francesa soa mais elaborada e, portanto, mais sofisticada. Seria o mesmo que comparar uma linda flor com uma graminha no chão... 

Parece ser comum que, aquele que se define como "independente" seja basicamente um sovina individualista 

"Não existe verdade absoluta"

A negação da existência de verdades absolutas é uma declaração de verdade absoluta...

A grande maioria dos argumentos morais são basicamente chantagens emocionais. Mas algumas chantagens são "melhores" ou mais justas e objetivas que outras

Aqueles que deixam o "rebanho" de uma religião tradicional, isto é, que saem de uma doutrinação ideológica tipicamente religiosa, mas acabam se tornando "progressistas" muito ideologicamente enviesados, apenas trocaram uma doutrinação ou lavagem cerebral por outra...

A influência do meio na inteligência humana só é mais significativa, mas nunca absoluta, durante os primeiros anos formativos, de imersão na educação básica, enquanto a influência biológica ou genética se torna progressivamente significativa quanto maior o nível de complexidade do conhecimento, pois expressa aspectos mais puramente vocacionais. É basicamente a diferença entre aprender a ler e a escrever e de direcionar os próprios interesses a um nível bem mais complexo e/ou específico

A direita está mais pra agressão e homicídio e a esquerda pra imolação e suicídio. Se a direita tradicional tem sido uma força histórica de opressão e destruição, tem sido mais no sentido de atacar aqueles que considera como ameaças, mas nunca ou primariamente a si mesma, enquanto a esquerda tem agido, especialmente a esquerda identitária, dominante nas nações ocidentais, atualmente, como uma forças autodestrutiva ou implosiva

A cultura não é a causa do comportamento humano, mas um dos seus efeitos

Atores antigos ou de formação clássica (obviamente)  se assemelham mais aos bailarinos clássicos do que aos atores modernos, porque também são produtos de um sistema que prioriza (ou priorizava) o talento sobre a aparência. Atualmente, os atores mais talentosos tendem a ser os que fazem teatro, justamente por ser uma remanescência do passado de sua profissão, já que o teatro continua priorizando o talento sobre a aparência...

Sobre expressões ou afirmações que envelheceram mal 

"Ter consciência de classe"

Progressivamente passou a ser sinônimo de hipocrisia e fanatismo ideológico

A doutrinação tem um sentido neutro ou essencial e um sentido pejorativo. Em um sentido neutro, é toda doutrina que é seguida por um indivíduo ou grupo. Toda cultura tem a sua doutrinação, seu modus operandi, se nenhuma cultura sobrevive sem uma doutrina. Já a doutrinação, em um sentido pejorativo, é o oposto da educação, porque a primeira se consiste na transmissão de informações de acordo com os desejos das autoridades que detém o poder de transmiti-las, e não com base em critérios mais objetivos e imparciais, ou racionais. Já a educação, idealmente, é a prática da própria sabedoria. 

Boa parte do que habitualmente se chama de "esquerda" se resume à chantagem emocional e a supostas boas intenções

Quem coloca a "bondade" à frente do conhecimento, também coloca a ignorância à frente

Bondade sem conhecimento não é diferente de maldade com conhecimento

O artista racional é uma ave rara. A maioria dos artistas são racionalmente idiotas 

Indivíduos intelectualmente pedantes e politicamente fanáticos são literalmente insuportáveis 

Uma narrativa é um evento, situação ou fenômeno descrito pela linguagem do sentimento. E por isso tende a se expressar com imprecisão ou mesmo como uma distorção dos fatos