Acreditar que transformações de grande impacto, causadas pela ação humana, não tem ou terão nenhum efeito no clima local e do planeta é de um contrassenso clássico, de se achar que ações de grande impacto não provocam cadeias reativas de magnitude aproximada, de negar o mecanismo básico da ação e reação.
Minha lista de blogs
segunda-feira, 28 de agosto de 2023
domingo, 27 de agosto de 2023
Ainda sobre irracionalidade como domínio da subjetividade
1. Esse tem sido o padrão humano, da maioria dos de nossa espécie, de ter a razão como uma promessa ou crença de possuí-la e a sujeição aos próprios instintos como a realidade, simbolizados e racionalizados pela linguagem complexa.
Se a ideia de que tudo veio do nada parece muito ilógica...
... então, seria menos ilógico acreditar que a vida, um fenômeno estritamente físico-químico, possa existir além do término do seu ciclo??
Analisando criticamente as 5 leis da estupidez humana
sexta-feira, 25 de agosto de 2023
Das características elementares para o desenvolvimento da racionalidade
São elas: curiosidade intelectual, não apenas como fonte de aprendizado, mas também para o entretenimento pessoal, humildade e honestidade intelectuais mais objetividade e imparcialidade (de análise, crítica e julgamento).
quinta-feira, 24 de agosto de 2023
O que as pessoas se esquecem sobre a empatia
De que identificar erroneamente um estado emotivo ou intencional falso como verdadeiro não é empatia, mas ingenuidade. Ou que ambas até podem ser consideradas opostas, tal como verdade e mentira.
Se na lua Europa tem vida
Também tem ilusão, melancolia??
''Qual é o sentido da irracionalidade? Por que insistir na irracionalidade?''
Pergunta do Quora. Minha resposta
Das características elementares para o desenvolvimento da racionalidade
São elas: curiosidade intelectual, não apenas como fonte de aprendizado, mas também para o entretenimento pessoal, humildade e honestidade intelectuais mais objetividade e imparcialidade (de análise, crítica e julgamento).
Das razões para a força da crença em deus e na vida eterna
Está o amor pela própria vida, por essa sensação única de existir, aos outros que se ama e que são vão com o sopro da morte, que não aceita que possa ser tão pouco, se a vida, para nós, é tudo o que somos, o que experimentamos. Por isso, mais vale se agarrar a uma explicação que nos garanta que nossas vidas, nossas experiências existenciais, continuarão, infinitamente, do que aceitar a possibilidade muito menos extraordinária e reconfortante, de que tudo se vai para nunca mais voltar, inclusive nós mesmos e então de suportar o peso da consciência, da própria fragilidade e finitude.
Ainda sobre o método científico
I. Só existe um método científico: empírico, imparcial e objetivo, que busca sistematizar o pensamento lógico-racional, na teoria e na prática.
Sinais de que você não consegue distinguir pseudo ciência de ciência...
... especialmente a pseudo ciência "do bem".
terça-feira, 15 de agosto de 2023
O que dizem que é justo sobre os processos avaliativos e seletivos (novamente) e o que realmente é
Corrida maluca
Novamente sobre ciência, filosofia e religião
Como começaram:
domingo, 13 de agosto de 2023
As forças que estão condenando o futuro de um Brasil realmente desenvolvido
I. O capitalismo, particularmente o tardio
Por ser um sistema (sócio)econômico que gira em torno do lucro individual sobre o bem-estar coletivo e, também, por causa disso, gerar acumulação desigual de riquezas e aumento do custo de vida, também sacrifica casais de classe média, forçando-os a diminuir suas taxas de fecundidade, atualmente para bem abaixo do limite de reposição demográfica. E como a classe média tradicional corresponde à maior parte da "fração inteligente" da população de um país, isto é, dos indivíduos com as maiores capacidades cognitivas; e como as capacidades cognitivas são primariamente hereditárias, desprezando mutações ou combinações que geram maiores discrepâncias de capacidades entre os progenitores e seus descendentes, sugerindo que apenas uma educação de qualidade não é suficiente para aumentar a inteligência, se é necessário que exista um potencial subjacente... e, só para piorar um pouco, também tem havido uma correlação negativa entre nível de escolaridade e fecundidade...
* Usando QI como parâmetro superficial de inteligência, aquilo que é.
II. O predomínio da "esquerda" identitário-burguesa ou "woke"
... especialmente na educação, na mídia e na política, impondo suas crenças ideológicas, geralmente divorciadas de um rigor científico e, também, filosófico (ou lógico-racional), entoando relativismos sobre moralidade e verdade, ao mesmo tempo que impõe seus dogmas ou "verdades absolutas": suposto anti-racismo, que é tacitamente racista contra brancos, e outros divisionismos, como o suposto feminismo, que incita animosidade entre os sexos, inclusive um ódio implícito aos homens, até os seus negacionismos de ciência, principalmente o das diferenças intrínsecas ou genéticas de grupos e indivíduos humanos, também baseado na crença da tábula rasa, no determinismo absoluto do meio sobre os nossos desenvolvimentos e comportamentos.
Então, a partir desta lavagem cerebral, de imposição de suas falácias, tal como as anti-racistas (que eu já comentei mais especificamente no texto: "falácias anti-racistas") e de suas pseudociências de estimação, especialmente a tábula rasa, muitos brasileiros têm sido doutrinados a acreditar que se tratam de fatos e agido de acordo, sendo que, um de seus efeitos mais notórios tem sido um aumento aparentemente significativo das relações interraciais. Pois se as mesmas sempre aconteceram e se também não são intrinsecamente imorais, é sim um problema que o seu aumento aconteça com base em uma doutrinação por mentiras sobre essa questão e de maneira tão generalizada. Outro fator que problematiza uma visão excessivamente positiva sobre a miscigenação é a existência de diferenças estatísticas de comportamento e inteligência entre grupos raciais e étnicos e que sua mistura tende a resultar no predomínio dos traços dos grupos "menos inteligentes', se parece que são mais "geneticamente dominantes". Eu já comentei sobre esse tópico muito polemizado por autodeclarados progressistas no texto "A complexidade de uma verdade muito inconveniente às esquerdas" e que não é preciso se tornar um neonazista para defendê-la. Já em relação aos caucasianos brancos, a mistura racial quase sempre significa a eliminação dos seus fenótipos, que são únicos na espécie humana...
Então, mantidas essas tendências disgênicas e, acreditando que apenas o "milagre da educação" irá desenvolver este país, também uma crença ideológica típica de esquerda, amplamente imposta nos setores acadêmicos, dominados por indivíduos ditos progressistas e suas crenças ideológicas, é provável que ocorrerá, a longo prazo, uma diminuição absoluta da proporção de brasileiros dotados de maiores capacidades cognitivas, que são aqueles com maior potencial de contribuição ao país, issp se já não estiver acontecendo, sem falar do aumento dos que estão mais propensos a causar do que a solucionar problemas (positivamente relacionado com baixa capacidade cognitiva), e sem desprezar a emigração de muitos dos nossos ''cérebros'', motivados pelo sucateamento das universidades públicas.
(Recomendo bastante a leitura dos textos destacados para melhor entender os meus apontamentos neste texto)
III. O fundamentalismo religioso
... mais especificamente a ascensão meteórica do protestantismo neopentecostal no país, que tem potencial para estender sua influência moral e intelectualmente corrupta para muito além dos seus limites atuais, especialmente se mantiver esse ritmo de crescimento nas próximas décadas, além de expressar por si mesmo um nível de racionalidade inequivocamente baixo.
A sua ascensão também significa um aprofundamento da corrupção generalizada neste país "abençoado". Pois, desprezando países árabes pequenos com muito dinheiro acumulado de suas reservas de petróleo, a grande maioria dos países mais desenvolvidos não estão dominados por fundamentalistas religiosos, enquanto que essa é a realidade de muitos dos mais pobres ou atrasados. A escolher...
Percebam que, tanto a direita quanto a esquerda, tem culpa no comprometimento da evolução social, econômica e civilizacional do nosso país nas próximas décadas.
quinta-feira, 10 de agosto de 2023
Novamente sobre essência, progressismo e feminismo
O progressismo, essencialmente, é sobre a prática da justiça que, por sua vez, é a prática da verdade, do que é verídico, também no sentido do que é ponderado//moderado...
Sinais de que você não consegue distinguir pseudo ciência de ciência...
... especialmente a pseudo ciência "do bem".
segunda-feira, 7 de agosto de 2023
Um exemplo de pseudociência "do bem" (tábula rasa) se passando por ciência
O famoso estudo, chamado Projeto de Intervenção Precoce de Bucareste (BEIP), começou no início dos anos 2000 e acompanhou o desenvolvimento cognitivo de crianças abandonadas na Romênia.
Comparando as habilidades cognitivas de crianças adotadas e institucionalizadas com aquelas que cresceram sob cuidados domiciliares, os pesquisadores descobriram que as crianças institucionalizadas tinham QIs relativamente mais baixos aos 18 anos de idade.
Nesta última pesquisa, os cientistas encontraram uma relação entre os padrões de ondas cerebrais e as pontuações de QI nos mesmos dados.
domingo, 6 de agosto de 2023
Sobre direitos indígenas e... globalismo/imigração em massa
Direitos dos povos originários... das Américas, da Ásia, da África...
Um mito sobre o fenótipo ampliado do autismo. (Ainda sobre o problema dos transtornos contextuais)
(Texto-base: "Sobre transtornos contextuais")
sábado, 5 de agosto de 2023
Jardim de inverno
Dedicado à belíssima música Winter Gardens de Harold Budd
O que mais nos diferencia são as nossas perspectivas existenciais
O que ou quem mais nós somos, pelo que acreditamos e vivemos, não apenas personalidade, inteligência ou circunstâncias da vida, mas esse todo, esse tudo que carregamos, que representamos e respeitamos até o fim; nossas crenças, certezas, dúvidas, erros, acertos, em como que percebemos, compreendemos e lidamos com o mundo, com o nosso mundo. São as nossas perspectivas existenciais que nos levam para caminhos completamente opostos, mesmo se só existe apenas um único caminho a percorrer, que é a vida. Se as construímos com base no que nossos instintos e emoções definem como verdade ou se aprendemos a buscá-la, a encontrá-la e a não cair mais na tentação de negá-la, de encarar de frente essa experiência única de existir, sem desvios ou artificialidades, mesmo as mais sofisticadas, direcionando o olhar para a essência, uma perspectiva rara e impossível para muitos, que poucos conseguem alcançar e perseverar. São as perspectivas existenciais, principalmente, que diferem o mais tolo do mais sábio, do menos alienado, o gênio do comum, o cruel do altruísta
Diferenças entre lógica e racionalidade
Mas não são a mesma coisa??
quarta-feira, 2 de agosto de 2023
Sobre fiiliação político-ideológica e níveis de consciência
Para entender o texto, esse aqui como referência inicial: "Uma metáfora literária e níveis de consciência")
Uma maneira mais rápida ou primária de avaliar inteligência
Sem que seja estritamente necessário uma análise individual completa e sem apelar para uma abordagem psicométrica tradicional, é buscando saber sobre quais interesses o indivíduo apresenta, quão interessado, também no sentido de paixão, ele está em relação a esses interesses e o quão proficiente, também no sentido de potencial de contribuição, ele está.
Esse método bem que poderia, se não substituir totalmente o que tem sido usado, pelo menos de ser introduzido como parte importante da avaliação.
Aliás, o que comentei antes em vários textos, o ideal seria se, para a seleção para a educação superior a prova de conhecimentos gerais, tipicamente adotada, fosse substituída por uma prova de conhecimentos específicos e que outras qualidades fossem avaliadas, tal como a disposição de sempre buscar pela verdade objetiva e imparcial, enfim, para a racionalidade, necessária para a ciência.
Como identificar um adulto infantilizado??
Pergunta do quora. Minha resposta.
Pelas roupas que usa??
Não.
Pelo jeito que fala??
Não.
Pelos seus gostos culturais??
Não.
Pelas circunstâncias nas quais se encontra??
Não.
Pelo nível de racionalidade??
Sim. Não há maior maturidade do que essa. Apenas veja esses adultos ideologicamente doutrinados, incapazes de aceitarem quando ou onde estão errados, de considerarem as opiniões dos outros, especialmente as que são mais ponderadas, enfim, de estarem abertos à verdade objetiva e imparcial mesmo se divergir dos seus pontos de vista. Não parecem, são ou se comportam como crianças birrentas que se acham superiores moral e intelectualmente que os outros, donas absolutas da verdade e sem terem provado por A + B.