Minha lista de blogs

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Instintos e memórias: semântica, meso e autobiográfica

Sim, acho que já falei, mas vamos rapidamente

Instintos:

- semântico: comandos inatos/''herdados' de natureza cognitiva/mecanicista/ percepção ao impessoal

- meso: comandos inatos/''herdados' de natureza mista/intermediária/intelectual

- autobiográfico: comandos inatos/''herdados' de natureza psicológica/mentalista/ percepção ao pessoal e auto-pessoal

E as memórias seriam, como eu já..., em potenciais de expansão desses instintos, ou neo-instintos... 

O ser humano é como um copo com água, ''em média'', pela metade, enquanto que os seres vivos mais instintivos seriam como ''copos quase-completos de água'', se 'já nascem praticamente prontos''. Somos quintessencialmente falando, incompletos, e maior é a evolução, maior é a ''incompletude'. 

2 comentários:

  1. Ói eu aqui :D

    Explique de novo por que não entendi.

    Acho que eu teria mais memória autobiográfica, isto é coisa de quem é mais autocentrado / introvertido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, TAMBÉM. No entanto, as pessoas ''comuns'' costumam ter ''memórias menores'' né, ou menor capacidade de armazenamento de informações, e mais para a autobiográfica do que para a semântica. No mais, sim, eu acho que, não apenas de proporcionalmente falando, ter uma memória autobiográfica maior que semântica, mas também de ter maior motivação para ''interagir'' com ela. Na verdade, eu, que muito provavelmente também tenho maior memória auto do que semântica, acredito eu que a uso muito na hora de raciocinar. Claro, isso deve ser praxe, só que, especuladamente falando, aqueles com maior memória semântica usariam mais essa do que a autobiográfica.

      Excluir