Minha lista de blogs

sábado, 29 de julho de 2017

''Outro'' exemplo do que se consistiria uma verdadeira [ou não] aplicação conceitual do termo ''herdabilidade''

Resultado de imagem para angulo

https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%82ngulo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:%C3%81ngulo_agudo.svg

Fenótipo em relação ao genótipo. 

Se o primeiro reflete o segundo. 

Se o fizer, então a variação fenotípica será próxima de zero ou baixa. 

Se variar muito então o nível de herdabilidade será muito alto, acompanhando esse deslocamento de expressão.

Primeiro: como identificar o genótipo*** Ou o ponto inicial de referência**

O estudo da herdabilidade entre gêmeos idênticos, parece tomar como ''ponto-cego'' de genótipo o rácio de variação entre os mesmos, isto é, se um varia muito em relação ao outro então, ao contrário da minha proposta, o grau de variância/ de ''herdabilidade'' será baixo. 

No entanto, eu tento entender se o ''genótipo'' seria de fato esse rácio de variação entre os irmãos/gêmeos idênticos e também como que isso poderia ser observado entre as plantas, por exemplo. 

Eu já comentei, tentando entender melhor este assunto, que o genótipo se consistiria em toda ''herança genética'' ou ''intrínseca'', isto é, transmitida pelos pais, e que o fenótipo se consistiria 'apenas' na manifestação da parte geneticamente [e contextualmente ou individualmente] dominante do genótipo [o genótipo que se expressa como fenótipo ... e que se transforma em um novo genótipo]. Por exemplo, vamos pensar que eu tenha um pai com olhos azuis, uma mãe com olhos castanhos, e que tenha herdado os olhos castanhos dela. Então tem sido determinado que é provável que eu tenha ''genes recessivos'' para os olhos azuis, se é relativamente comum que pessoas de olhos castanhos com pais ou parentes próximos de olhos claros tenham filhos de olhos claros, mesmo quando se casam e procriam com pessoas que também tem olhos castanhos. 

O ponto principal da herdabilidade, talvez, pensando cá com os meus botões desabotoados, novamente, seria justamente o de, primeiro, identificar o genótipo, porque é ele que é o ponto primordial de referência. 

Pais & filhos

Se o filho X é 'muito'' diferente do pai, ou da mãe, ou dos dois, seja em relação aos traços psicológicos ou aos traços fisiológicos, então a herdabilidade, a variação do fenótipo [filho] em relação ao genótipo [pai, mãe, ou pais] será maior. 


Clonagem perfeita: variação zero de herdabilidade [geral]. 

Gêmeos idênticos: variação muito pequena de herdabilidade [geral] [entre eles... mas em relação aos seus pais*]

Gêmeos bivitelinos: variação mais significativa de herdabilidade [geral].

Irmãos de mesmo pai e de mesma mãe: [~50% geneticamente idênticos] = variação mais significativa do que em relação aos irmãos gêmeos [entre eles.... mas em relação aos seus pais*] 


Variação de traços:

em aparência: se o filho ou a filha puxar mais o pai = herdabilidade menor para o pai e maior para à mãe nesse aspecto.

Se de maneira geral, o filho ou a filha puxar mais ''o pai''/família direta do pai = herdabilidade menor para/em relação ao pai e maior em relação à mãe.

Pais heterossexuais, filho não-heterossexual = herdabilidade elevada, partindo do princípio que ambos os pais são heterossexuais.

Mutações = maior herdabilidade [maior variação do fenótipo em relação ao genótipo ou fonte genética/pais ou progenitores]

Casamentos inter-raciais/ inter-psicologicamente-mistos = maior herdabilidade.

Grande perturbação do ambiente no momento da gravidez = talvez maior herdabilidade [especialmente se a mãe for mais mutante/maior instabilidade genética].


Os pais ou progenitores seriam ''o genótipo''*

Se a resposta for sim então, claro que serão eles que deverão ser visualizados como ''referência genotípica primária''. 

OU NÃO...

Resultado de imagem para by bitches

https://favim.com/image/2164950/

https://s3.favim.com/orig/141019/bitch-bitches-by-cool-Favim.com-2164950.jpg


Nenhum comentário:

Postar um comentário