Minha lista de blogs

domingo, 2 de abril de 2017

Sistemas políticos e espectro de estratégias evolutivas

Barbarismo = predação 

Níveis perturbadoramente altos de predação, tanto entre ''presas'' e ''predadores'', quanto entre os predadores. Estado primitivo de anarquia social.


Capitalismo & socialismo/ monarquia, etc = parasitismo interno/nacional via domesticação massificada e, dependendo da magnitude da ganância e/ou da falência moral, predação [parcial a total] externa/dirigida a inimigos de ameaça direta

Apresentam classes desigualmente privilegiadas. As que estão no topo da hierarquia geralmente se engajam em trabalhos que exigem pouco esforço e recebem remunerações exageradamente altas, especialmente no sistema capitalista. As que estão nas bases, geralmente ''se engajam'' em trabalhos que exigem muito esforço físico ou que consomem importantes frações do tempo individual, e recebem remunerações exageradamente baixas. As que estão no meio dessa pirâmide tendem a sofrer nas mãos, tanto das classes parasitárias/exploradoras mais ricas, quanto das classes exploradas mais pobres.

Democracia = fase ou sistema intermediário entre o parasitismo e o mutualismo

Princípio da política filosófica que, em suas cores mais verdadeiras, sempre busca pela sabedoria e de preferência, por sua introdução na política, como fonte final das diretrizes que produzem o tecido social. O parasitismo geralmente explora, com base na ilusão do mutualismo, de que existe igualdade ou de que existe plena e pulsante meritocracia.

Sociedade ideal = mutualismo

Parece que, tal como a um corpo, toda sociedade precisa ter um cérebro ou uma classe dirigente, e um corpo, ou uma diversidade hierarquicamente despojada de classes que, nesta metáfora fácil, representam o corpo. Os membros superiores seriam tal como a classe média profissional, enquanto que os membros inferiores seriam tal como a classe trabalhadora. Classes diferentes tendem a expressar diferentes aspectos fisiológicos e psico-cognitivos. Quem é melhor para gerir a sociedade, geralmente, ou em média, não será melhor para trabalhar em profissões basais, que abastecem as necessidades essenciais, como por exemplo, a agricultura que abastece as cidades com comida. E o inverso também é o mais provável de ser. Portanto, partindo desta lógica metaforizada, de que o sistema social se assemelha ao corpo humano, por causa de sua natureza hierárquica, impossível, ao menos por agora, de se ser totalmente eliminada, se é parte fundamental de sua essência ou estrutura, então as elites serão sempre necessárias, porque sempre haverá a necessidade de se ter alguém que comande e organize a sociedade assim como também de se ter aqueles que façam os ''membros superiores e inferiores do corpo'' funcionarem. Um dos maiores problemas de uma sociedade, é a qualidade de suas elites, e quanto menos sábia forem, mais problemática a mesma será. Se é o cérebro que comanda o corpo, então se o cérebro está doente ou é simplesmente inefetivo, o corpo não funcionará de maneira ideal. 

É ululante de se afirmar que, os melhores governantes, serão os mais sábios, por causa de suas completudes perceptivas, por serem capazes de pensar lógica e emocionalmente ou moralmente, sendo capazes de aplicarem as duas ênfases para solucionar os problemas e maximizar as conquistas. E a sabedoria nada mais é do que a manifestação da estratégia evolutiva mutualista, entre os humanos, que eu defini como a melhor, a estratégia mais inteligente que os seres vivos são capazes de se engajar. É quase como a ''democratização'' do parasitismo, isto é, aquilo que o parasita faz pensando apenas em si mesmo, o mutualista faz, só que também pensando nos outros.








Nenhum comentário:

Postar um comentário