Minha lista de blogs

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Realmente não é lavagem cerebral mas treinamento

Eu conheço uma pessoa e acho que ela pode servir como exemplo generalizado do que vou falar agora, sobre a moralidade subjetiva do politicamente correto, doutrinação ou melhor, treinamento, isso mesmo que você ouviu. 

Pois bem, essa pessoa claramente demonstra sinais de sentimentos "homofóbicos' e "racistas'. No entanto ela foi auto-treinada ou se auto-doutrinou a vigiar os próprios pensamentos. Por exemplo, algum tempo atrás ela fez aquele sinal na pele para se referir aos "alunos problemáticos", quando ainda lecionava. Ela ainda luta para conter os seus sentimentos "homofóbicos' mas porque o treinamento ou o mini trauma via mídia (assistir no jornal nacional que "racismo' é crime ou que certa pessoa foi presa ou indiciada por "racismo') em relação à "homofobia' tem sido bem mais fraco do que em relação ao "racismo' então ela tem apenas seguido as suas instruções subconscientes. Existem também outros fatores que ajudam a explicar o porquê deste paradoxo. Por exemplo o fato de que a maioria dos negros são heterossexuais e normies como ela tende a criar laços de similaridades diga-se superficiais. Possibilidade que é mais difícil de se dar em relação aos homossexuais e neste caso em específico, mas creio eu, que é generalizável. 

Ela viu que o "racismo' é "crime", assiste na tv, nas novelas e em outros programas a mesma repetição, diga-se, trabalho de psicopatas de alto nível (de excremento), e a partir daí o seu cérebro faz aquela associação básica que também acontece com os cachorros, quando são treinados a obedecer certos comandos, a tal da gratificação por associação [aliás, nos auto-treinamos a todo momento]. O sistema de recompensa não é acionado apenas quando tem uma recompensa literal mas também quando não há punição. 

Essa pessoa foi psicologicamente treinada tal como um cachorro simpático. Isso não é lavagem cerebral que se caracterizaria literal e semanticamente por uma transformação significativa do comportamento e por outras pessoas. No entanto pode-se denominar o treinamento psicológico por gratificação como lavagem cerebral pontual, localizada ou parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário