Minha lista de blogs

sábado, 29 de abril de 2023

Progressista por: auto identificação, maioria de votos OU coerência???

 Eu penso que, se fosse depender da opinião da maioria dos autodeclarados progressistas, seria considerado, no mínimo, um centrista. E que se fosse depender da opinião da maioria dos autodeclarados conservadores, o mesmo aconteceria. Também que, dependendo do nível de fanatismo ideológico, poderia ser considerado um comunista de extrema esquerda ou um fascista de extrema direita. Mas o problema pode estar justamente nessa dependência sobre o que maiorias pensam. Pois apesar de ter aceitado a possibilidade de me considerar como um centrista, se não me importo tanto com essas caixas de identificação, eu ainda acredito que, pelo critério da coerência, especialmente em relação aos meus pensamentos ou pontos de vista, eu sou mais progressista, "de esquerda", que provavelmente a maioria dos que se identificam como tal, pelo fato de ter aprendido a sistematizar o pensamento e o julgamento mais imparcial e, portanto, justo, o máximo que consigo, em minhas abordagens intelectuais, justamente aquilo que essa provável maioria "de esquerda' não faz, resultando em uma coleção de contradições nada modestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário