Minha lista de blogs

quinta-feira, 13 de julho de 2017

''Desenvolvendo' os conceitos de variância em atenção e atividade intrínseca/introspectiva e extrínseca/ extrospectiva

Ou intrapessoal/ auto-mentalista e interpessoal/ outro-mentalista e mecanicista 

Recentemente eu tive, creio eu, insights sobre as diferenças e semelhanças entre a esquizofrenia e a TDAH. Eu "descobri" que  a esquizofrenia também parece se caracterizar por um déficit de atenção e hiperatividade (secundária), enquanto que se diferenciaria em relação à TDAH porque se daria a nível introspectivo ou mais interno e relacionado à percepção sensorial da verdade objetiva ou do imediato concreto. Outra diferença é que na esquizofrenia a hiperatividade mental seria mais como uma reação à falta de atenção sensorial-introspectiva e/ou na percepção da verdade objetiva, isto é, uma hipo-atividade que acabaria resultando em uma hiper-atividade, enquanto que na TDAH seria o processo oposto, em que a hiper-atividade mental e mais direcionada para a extrospecção ou ação/interação com o mundo exterior teria como resultado justamente a falta de atenção, muito parecido com a multitarefa [se não for a mesma], de querer fazer muitas atividades ao mesmo tempo. 


O tempo para o TDAH é insuficiente. Para o esquizofrênico e redondezas seria o oposto, muito mais lento ainda que de qualquer maneira perceptivamente tortuoso. 

O TDAH seria de alguma maneira hiper-extrospectivo [buscador de sensações] e o esquizofrênico hiper-introspectivo [atolado em pensamentos desta natureza], e em ambos resultando é claro em um desequilíbrio perceptivo. 

Atenção (para quê) e atividade (em quê) ou percepção e ação são conceitos gerais e centrais no comportamento, por isso que parece ser possível de se usa-los em outras categorias fenotípicas além da TDAH. 


Na TDAH o déficit de atenção e a hiperatividade são predominantemente extrospectivos ou direcionados ''para fora'', para o mundo exterior e tendo como fomento a ação. A [hiper]atividade ou motivação [intrínseca e extrínseca] leva à falta de atenção. Como eu já comentei, a TDAH é muito similar ao comportamento dos seres vivos não-humanos em suas condições fortemente instintivas.

No entanto se atenção e atividade são conceitos gerais e centrais no comportamento então eu pensei que eles podem ser estão extrapolados para outros aspectos e não apenas para a extrospecção como parece ser a TDAH, por exemplo: atenção empática introspectiva [prestar atenção aos próprios pensamentos, proxy para meta-cognição] e extrospectiva [empatia, como tem sido popularmente conhecida] ou atividade empática. Nesse caso a atenção pode ser facilmente determinada como ''tipo de ênfase ou direcionamento'': empático, lógico, introspectivo ou extrospectivo... e atividade como o próprio nome já diz, focar em algo e agir a partir desse algo. Ter uma pré-disposição ou pré-direcionamento, por exemplo, para a empatia e agir a partir dela.

é isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário