Minha lista de blogs

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Combos e mais combos sobre filosofia, sabedoria e outros conchavos....

1- "Algumas pessoas são mais inteligentes do que outras"...

Valor comparativo relativo 

versus

Valor absoluto 


Algumas pessoas apenas são inteligentes

E sem a necessidade de serem comparadas com outras, pois são inteligentes por causa de suas ações no dia a dia, por causa de uma CONSTÂNCIA QUALITATIVA, de se ser inteligente todo dia, toda hora,


assim é o sábio...

em cada pensar um capricho, um perfeccionismo.


2- O sábio é o verdadeiro ideal do filósofo 

Sábios não são apenas extremamente raros mas também possivelmente inexistentes. Ser sábio é como um ideal a ser buscado pelo filósofo genuíno.

3- "progresso" capitalista

O ''progresso'' que sacrifica milhões e depois de muito sacrifício no sentido asteca da palavra começa a ocorrer uma melhoria 

...ao invés de ajudar a todos desde o início.


e acho que já falei sobre isso...

4- Inteligência emocional enquanto um atributo evolutivo

Vamos apelar pra ''falácia evolutiva'' e mostrar a importância, relevância e existência da inteligência emocional enquanto um atributo evolutivo...

Em uma situação de risco, em que todos os atributos ''qualitativos' que o ser humano tem selecionado para sobreviver, se apresentarão mediante urgente imperiosidade. Dentre elas a sua capacidade para conter ou controlar as suas emoções e mesmo, de se usá-las em momentos apropriados. 

Em uma situação altamente perigosa, em que nossa faceta mais profunda se manifesta, tal como quando o rei precisa sair de sua confortável posição de comandante distante e lutar frente a frente com o inimigo que ameaça destroçar o seu reino, a inteligência emocional (autoconhecimento, conhecimento interpessoal... por exemplo, reconhecendo padrões de comportamento de um animal muito mais forte e babando de tanta fome) em comunhão com a inteligência naturalista (reconhecimento factualmente correto de padrões da natureza, isto é, de seu COMPORTAMENTO), dentre outras cognições, agirão em conjunto para que o ser (humano) em questão possa salvar sua pele.

Enfim, continuar tecendo razões ou argumentos sobre a existência da inteligência emocional é quase tão deprimente e ''perda de tempo'', porque tentamos desatolar o tolo que caiu de amores por uma teoria que apenas reflete a sua própria ignomínia particularizada dentro deste contexto, em suma, tentamos convencer o tolo deste contexto que ele precisa apenas aceitar essa obviedade e parar de teimar e atrasar o crescente entendimento desta realidade.

5- Inteligência genotípica e fenotípica: Fixa e culturalmente construída

Nossa inteligência genotípica é fixa durante toda vida, claro que com uma relativa porém limitada variação de teto ou de média. O que muda é nossa inteligência fenotípica. Se realmente não existe qualquer ''natureza humana'' por sermos absolutamente dependentes da inculcação cultural basal (linguagem e socialização precoce) para agirmos ''como humanos completos'' (se, não estou plenamente de acordo com esta ideia...) então todo o resto que estiver vinculado à ''expressão cognitiva ou inteligência fenotípica'' também estará relacionado à exposição cultural/social-humana. 

6- O "sexual" e sua diferença em relação ao bissexual 


O ''sexual'', se é que existe, em sua manifestação mais pura, sente desejo sexual independente do sexo. Estamos todos ocasionalmente homo, hétero, bi e sexuais. Alguns serão menos homogêneos  e apresentarão uma maior volatilidade enquanto que a regra será para uma maior estabilidade comportamental.

O sexual portanto sente desejo ou demonstra excitação sexual pela simples possibilidade de se fazer sexo independente da preferência sexual das pessoas envolvidas bem como também pelo tipo de prática sexual que estiver sendo proposta.

O sexual portanto exibiria uma frequência grande a predominante de excitação pela simples possibilidade ou ideia de sexo estando aberto para relações hétero e homossexuais.

Apenas excitação??

Sexualidade pode ser apenas excitação sexual a priore mas as suas construções não são e além de orientação, excitação, a sexualidade também é preferência. 

Neste sentido os homossexuais sentirão atração predominante/preferencial em relação ao mesmo sexo. O mesmo para heterossexuais e para bissexuais. No entanto pode ser que muitos bissexuais se sintam mais atraídos pela aventura sexual do que necessariamente por um dos sexos.


Pode ser uma neo-construção sexual verdadeira ... ou nem tanto.


7- Tudo aquilo que fazemos, vivenciamos, interagimos, pode ser reduzido à duas capacidades: detecção de psicopatas e afins; detecção de idiotas...

e claro que se consiste numa das muitas e imprescindíveis facetas da sabedoria.

Será que os ''alto qis'' são massivamente bons nessas duas capacidades*

8- Doença ou extremidade mental*

Todos os transtornos mentais são na verdade extremos de funcionamento de uma certa particularidade psico-cognitiva.

Não apenas com o intuito afetivamente correto de reduzir o estigma social mas também pensando novamente na aplicação da precisão semântica, os transtornos proto-patológicos da mente talvez possam ser melhor entendidos como extremidades mentais.

9- A vida é o ambiente em movimento

Novamente aquele delírio... A vida também é um ambiente, tal como um tapete com vida e movimentos, ;)

10- Por que algumas pessoas muito inteligentes são desengonçadas?? Constância ou ênfase cognitiva nos detalhes da verdade objetiva, porque não percebe o mundo de modo integrado ou por percebê-lo de modo mais intenso, profundo (sensorialmente mais intenso)... ou

Defeitos ou desligues de comportamentos instintivos*

Antropomorfia: Homossexualidade, gagueira, etc

Em um mundo cada vez menos instintivo a ambiguidade de comportamento, ser e não ser, mediante a lógica intuitiva, se tornariam muito mais comuns...

Explicaria em partes a teoria de Satoshi Kanazawa ou lhe daria diferentes rumos ainda que ideias interessantes podem e normalmente não estão corretas.



10- O ser humano pode não ter  livre  arbítrio...

...aceitando a sua intrinsicabilidade....

... mas tem arbítrio, baseado em suas próprias possibilidades psico- cognitivas

O problema semanticamente incorreto do termo livre arbítrio é o adjetivo livre. A ideia de livre parece equivocada para qualquer forma de vida que por sua vez tenderá a se expressar mais ou menos de acordo com as suas possibilidades biológicas. Como resultado o termo perdeu o sentido até porque parece ser bem difícil vermos qualquer manifestação individual, científica ou metodicamente comprovada em que uma pessoa consiga por motivações puramente intrínsecas mudar a sua personalidade ou as suas motivações e de maneira radical sem que tal mudança já possa ter sido prevista dentro de um rol de possibilidades comportamentais anteriormente identificadas. A tendência humana para mentir até mesmo ou principalmente quando não tem plena consciência/conhecimento disto complica ainda mais esta investigação de se encontrar as tendências comportamentais mais escondidas ou pouco evidentes.

O livre arbítrio é uma impossibilidade porque ninguém é livre de si mesmo. Mas o arbítrio existe porque ainda podemos escolher só que de acordo com as nossas possibilidades que já encontram-se mais ou menos presentes em nós, desde os comportamentos mais universais aos mais  idiossincráticos. 

Nós temos consciência da escolha e dependendo da intensidade intrínseca do comportamento ou intrinsicabilidade que se poderá de fato negociar em relação a certa possibilidade de escolha.


11- Somos apenas passageiros...

O eu é o passageiro e o sistema corpo-mente é a carroça e o cavalo (pobre e nobre animal não-humano).

O despertar da autoconsciência também é o despertar consciente quanto a prisão do EU em relação ao seu instinto/sistema corpo-mente.

Como passageiros mais ou menos autoconscientes e dentro de nossos ''veículos bio-instintivos''... 

12- A homossexualidade ou ''princípio da reversão sexual'' (quando ''os genes'' dos pais querem que os seus filhos nasçam com um certo sexo... mas não tem força o suficiente para produzir e acaba produzindo um pseudo-hermafrodita, sexualmente misto)

Ainda a teoria dos genes imprimidos...

13- Pseudo-elitismo ou bom senso versus elitismo psicopático ou social

Muitos ''sábios'' podem parecer definitivamente arrogantes ou mesmo elitistas sociais, mas pode ser apenas coincidência, até mesmo porque as elites sócio-econômicas tendem a se apropriar de muitos aspectos da sabedoria para servir de diferenciação sócio-comportamental bem como também por suas fortes tendências para a excelência material/mundana que tende a assimilar-se com a excelência essencial/filosófica.

14- A sabedoria é ideal por respeitar a lógica comportamental 
universal: A hierarquia epicêntrica

A sabedoria é epicêntrica, começando do seu centro/forma/ser em direção ao seu ambiente enquanto comportamento ou expressão/ ecos ou vibrações epicêntricas.

15-  Não é apenas ''cultura''... sem socialização ''precoce'' e culturalização o ser humano ainda continuaria sendo mais autoconsciente e portanto mais independente do seu ambiente de vivência**

16- Autoconsciência também significa MAIOR INDEPENDÊNCIA EM RELAÇÃO AO AMBIENTE

mais um achismo obviamente óbvio e conhecido**

síndrome de Homer Simpson, o pseudo-inventor* você decide... eu estou a falar sobre mim mesmo, (=)


Nenhum comentário:

Postar um comentário