Minha lista de blogs

sábado, 15 de julho de 2023

Sobre testes de personalidade...

 ... e testes psicométricos, de maneira geral


A priori, apenas uma impressão e que pode ser ignorante também, até porque nunca fiz testes reais de QI ou de personalidade aplicados por profissionais. Então, parece que, para a maioria deles as questões são quantificadas de maneira igual, com o mesmo valor. Só que talvez fosse melhor se dessem valores mais altos às questões de maior relevância, por exemplo, as que são mais críticas para um diagnóstico primário de transtorno mental ou condição neurológica, como o autismo. Assim, eu acredito que aumentaria a precisão desses testes. 

Já quanto aos testes de QI, dar valores mais altos às questões mais difíceis de cada teste* (?) ou então para as que avaliam aspectos mais centrais de cada capacidade. Por exemplo, dar valores mais altos para as questões de interpretação de texto do que para as de analogia de palavras ( sinônimos, antônimos...) e conhecimento de palavras (tamanho do vocabulário), se as primeiras são mais abrangentes e necessárias no mundo real. 

* Eu acho que me daria mal se essa proposta fosse adotada hahaha =_=

Nenhum comentário:

Postar um comentário