Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Sobre a alta capacidade racional

 Será que existe tal como a vida complexa no planeta Terra, que só foi possível surgir graças à uma combinação de características e eventos únicos, isto é, se é o ápice de um desenvolvimento individual, produto de uma sinergia favorável e incomum de traços variados e vivências específicas; se existe por si mesma, como um domínio próprio, igual à criatividade, ou é um pouco dos dois?? 


O meu próprio exemplo, já que me tornei ou me considero um indivíduo altamente racional... 

Se a minha coleção particular de excentricidades, tal como ter uma personalidade mais melancólica; ter me tornado ateu, mas não um tipo niilista ou relativista, muito alérgico ao "senso comum"; ser tímido, mas também e, paradoxalmente, apresentar uma certa independência de aprovação social, ter uma sexualidade diferente da maioria, que contribuiu para me tornar um "outsider"... também foi decisivo para o desenvolvimento de minha racionalidade, ou se nada disso é necessário se a mesma existir como uma característica separada, uma motivação e uma capacidade intrínsecas para o pensamento imparcial e objetivo??

Pois mediante a minha percepção de raridade da alta capacidade racional e de que não basta ser mais excêntrico para desenvolvê-la, eu acredito que seja um pouco dos dois cenários, de que é necessário apresentar um potencial específico para a mesma, mas que, nascer com excentricidades, que dificultam a adaptação ao meio social, pode contribuir para intensificá-la, se os mais adaptados também tendem a ser os mais socialmente conformistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário