Minha lista de blogs

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Por que Cavaleiros do Zodíaco é muito melhor que Naruto?

Na minha opinião.


Cavaleiros do Zodíaco é um mangá e desenho animado japonês ou anime que foi lançado na TV do seu país natal em meados dos anos 80 do século XX e que chegou ao Brasil em 1995, pela extinta Rede Manchete, causando uma febre de popularidade. Eu fui uma dessas crianças dos anos 90 que se encantou pelos Cavaleiros do Zodíaco e continuou seu fã, mesmo já adulto. Então, nos anos 2000, outro mangá transformado em animação, vindo da terra do sol nascente, Naruto, aterrissou no Brasil, sendo exibido originalmente pelo SBT. Esses foram um dos animes que mais me marcaram. Jamais me esquecerei de quando assistia Cavaleiros sentado em frente à TV no horário das 17h30; de quando procurei por seus filmes em fita cassete em uma época pré internet e de quando minha mãe, eu e, de vez em quando um primo de segundo grau, assistíamos aos episódios da primeira temporada do Naruto, lá pelos anos de 2007 a 2010...


Pois o tempo passou e, enquanto Cavaleiros do Zodíaco envelheceu muito bem, Naruto simplesmente não conseguiu passar pelo crivo do meu pensamento crítico, que comentarei por uma pequena lista de comparação entre os dois, logo abaixo:



1. Trilha sonora impecável dos Cavaleiros (me refiro especificamente à fase clássica, dos anos 80, que eu comecei a ver nos anos 90)


Se há um detalhe que destaca os Cavaleiros do Zodíaco de qualquer outro anime é sua trilha sonora maravilhosa, obra do compositor genial  Seiji Yokoyama, e que atua perfeitamente com cada diálogo e situação da trama. Não que Naruto não tenha uma boa trilha. Tem até umas duas músicas excelentes, que eu já baixei como mp3 no meu celular. Só que eu estou falando de toda trilha sonora... 


2. História mais didática e menos amarrada


Mais didática, mais fluida e simples. Do jeito que eu gosto. Já quanto ao Naruto, a trama, apesar de mais complexa, se centraliza excessivamente na relação do protagonista com seus colegas de equipe, Sakura e Sasuke, e a tentativa de salvarem o terceiro das garras do Orochimaru, um dos grandes vilões da estória, que quer transformá-lo em seu fantoche, diga-se, que ele mesmo se voluntariou para isso por causa do seu desejo de vingança... em outras palavras, gastam muito energia em um personagem antipático que, claramente, escolheu o seu destino. Teria sido melhor se tivessem deixado Sasuke seguir seu rumo. Até poderia retornar à estória, regenerado, mas sem essa "lambeção de saco" por alguém que francamente nunca foi digno de simpatia... 


2.1 Não tem um protagonista insuportável 


Naruto é chato e escandaloso. Claro que o autor quis inventar que ele é carismático, mas isso é outra coisa. Ficar ouvindo o personagem principal gritando nos meus ouvidos toda hora cansa. Ok, Seiya também costuma gritar, mas pelo menos ele não fala gritando... 


3. Não tem "humor" preconceituoso


Cavaleiros do Zodíaco é muito mais dramático que Naruto e outros animes, como Dragon Ball. Talvez seja por isso que eu goste mais dele, porque tem menos tempo para fazer "humor" e cometer derrapagens durante o processo.


Já em relação ao Naruto... homofobia, gordofobia, misoginia...


Um desenho realmente infantil, mas no sentido de imaturo. 


3.3 Tem representação implícita de minorias


Ok, em nenhum momento se fala abertamente da sexualidade dos personagens em ambos os desenhos, ainda que, no Naruto, são feitas menções preconceituosas sobre a diversidade sexual. Mas também parece óbvio que, nos Cavaleiros do Zodíaco tem uma ótima presença de personagens que poderiam ser considerados, pelo menos, de homens gays ou bissexuais, apesar de haver um claro desprezo em relação às outras minorias. Shun, um dos personagens principais da trama, é o exemplo que mais se destaca de representatividade implícita. 


Dois pontos negativos em comum são a misoginia e a heteronormatividade


Nos dois, as mulheres são delegadas a uma posição geralmente inferior à dos homens, com algumas exceções. Mas tem como piorar porque, se nos Cavaleiros, as mulheres são retratadas de maneira mais simpática ou "natural", em Naruto o autor parece que fez questão de retratar a maioria de suas personagens do sexo feminino como arrogantes e injustas.


Nos Cavaleiros do Zodíaco, assim como em Naruto, existe um endosso significativo às relações heterossexuais. Mas pelo menos, novamente, não tem "humor" escroto e ainda deixa um ar de ambiguidade em vários de seus personagens.


Conclusão


Não que, ao menos para mim, Naruto não tenha nenhuma qualidade ou seja um péssimo desenho animado japonês. Pois ficará marcado "para sempre" na minha memória, especialmente a primeira fase que foi a única que eu vi praticamente toda. Mas, ainda deixa muito a desejar, não apenas pelos problemas de enredo e desenvolvimento de sua estória, como a ênfase excessiva na "salvação" de Sasuke, mas especialmente em relação à maneira desprezível com que trata temas sensíveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário