Minha lista de blogs

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Psicopatia: "hipo-teses" o psicopata tem: muito baixa empatia afetiva mas normal empatia (interpessoal) cognitiva

Muito alta empatia cognitiva e normal empatia afetiva 

Muito baixa empatia afetiva e muito alta empatia cognitiva 

Empatia interpessoal cognitiva média é o nível em que a maioria das pessoas estão.

Testando 

Muito baixa empatia afetiva mas normal empatia cognitiva

Pessoas normais tem empatia cognitiva geralmente a nível normal.  A capacidade de capturar muitas minúcias interpessoais e de manipula-las para o próprio benefício  não parece ser algo comum entre as pessoas normais. Portanto a hipótese de que o "psicopata" tenha baixa empatia afetiva mas normal empatia cognitiva parece não se encaixar com as suas habilidades interpessoais [cognitivas] muito mais desenvolvidas. É análogo a ter inteligência matemática baixa mas inteligência verbal normal. Essa relação não parece ser  diretamente 'compensatório". 

Muito alta empatia cognitiva e empatia afetiva normal

Novamente o mesmo cenário de compensação, só que em relação à empatia afetiva. E novamente, pessoas comuns tendem a ter empatia afetiva média. Elas tem sentimentos [em relação aos outros]. Podem não ser perfeitas em suas consciências estéticas nem muito intensas, mas sentem ou podem sentir pelos outros. Habilidade que o "psicopata" típico não tem. 

Empatia afetiva (interpessoal) muito baixa e empatia cognitiva (interpessoal) muito alta 

O mais provável?? Um grande déficit de atenção benignamente empática ou grande atenção malignamente empática/ egoísta, que todos nós temos em maior ou menor grau e que serve para nos defender ou para atacar/agir em situação de perigo. 

Semelhante a ter uma inteligência matemática muito baixa e verbal muito alta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário