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domingo, 2 de julho de 2017

Espezinhando conceitos alheios sobre inteligência

Fonte: https://geniussschmenius.wordpress.com/

O que é inteligência*

 Alfred Binet: "bom senso", "senso prático", "iniciativa", a faculdade de se adaptar às circunstâncias ... auto-crítica.

Basicamente ''inteligência é a capacidade de adaptação''. Eu já delineei que não é bem assim, ainda que esta ''faceta conceitual'' não esteja errada. Está errado tomá-la como se fosse a totalidade conceitual ou descritiva da inteligência.

Auto-crítica...

David Wechsler: A capacidade agregada ou global do indivíduo de agir propositalmente, de pensar de forma racional e de lidar efetivamente com seu meio ambiente

Como sempre ''lógica'' e ''racionalidade'' sendo tomadas como se fossem a mesma coisa. [ou ''strawman'' gratuito de moi]. Talvez e/ou como quase sempre, se consiste em uma definição qualitativa e holisticamente ideal sobre o que é ser inteligente, tosse, sábio. 

Agir propositalmente é importante mas, mais parece ser uma constante absoluta para qualquer forma de vida, se o que define o ato de viver nada mais seria do que o auto-comportamento proposital, e que pode ser de subconsciente a verdadeiramente autoconsciente. 

Lloyd Humphreys "... o resultado do processo de aquisição, armazenamento em memória, recuperação, combinação, comparação e uso em novos contextos de informações e habilidades conceituais" 

Me parece estar muito enfatizado em: ''inteligência' cristalizada e criatividade* 

Cyril Burt: Capacidade cognitiva geral inata 

O conceito mais pobre de todos, nem parece um conceito mas um substantivo composto: ''capacidade-cognitiva-geral-inata''. E claro, com ênfase no ''cognitivo''. 

Howard Gardner: Na minha opinião, uma competência intelectual humana deve envolver um conjunto de habilidades de resolução de problemas - permitindo ao indivíduo resolver problemas ou dificuldades genuínas que ele ou ela encontra e, quando apropriado, criar um produto efetivo - e também deve implicar a Potencial para encontrar ou criar problemas - e, assim, estabelecer as bases para a aquisição de novos conhecimentos. 

Nada de novo, apenas uma ênfase na ''resolução de problemas''. Partindo de uma super-generalização da aplicação conceitual do termo problema, de fato... por exemplo, neste momento em que vos digito, eu estou buscando uma posição confortável para redigir este texto, isto é, tentando solucionar este problema. Até mesmo, poderíamos pensar que solucionar problemas é quase o mesmo que viver, nos esquecendo por tempo variável que a vida se consiste no principal problema, ou não, enfim.

Linda Gottfredson: A capacidade de lidar com a complexidade cognitiva.

Outro substantivo composto se passando por conceito que ao invés de explicar, apenas complica ainda mais, e mesmo porque não sabemos como que a autora desta definição pensou nos termos usados, o que ela quer dizer com ''complexidade cognitiva''*


Sternberg & Salter: Comportamento adaptativo orientado por objetivos. 

Muito vago, ainda que não seja errado. Talvez seja importante diferenciar aplicações conceituais ideais/como que deveria se comportar, de maneira quase que totalitária ou supra-requerida, de aplicações conceituais reais/como que se comporta. A inteligência ideal é basicamente a sabedoria aplicada e criativa, a inteligência real já é bem mais diversa em qualidade. 

Reuven Feuerstein: A teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural descreve a inteligência como "a propensão única dos seres humanos para mudar ou modificar a estrutura do seu funcionamento cognitivo para se adaptar às demandas em mudança de uma situação de vida". 

Já começou errado dando exclusividade da inteligência para os seres humanos como se fôssemos descontinuidades abruptas dos outros seres vivos e mesmo como se fôssemos totalmente melhores do que eles. O nível de capacidade adaptativa humana parece muito mais limitado do que esses conceitos sobre a [nossa] inteligência tendem a propor. 

Charles Spearman "... todos os ramos da atividade intelectual têm em comum uma função fundamental, enquanto os elementos remanescentes ou específicos da atividade parecem ser completamente diferentes daqueles em todos os outros". 

Isso não é um conceito. 

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