Nacionalismo performático é uma forma superficial de demonstração de sentimento nacionalista, de amor à pátria, que se centraliza em relação a símbolos abstratos, como a bandeira, mas não em um sentido mais literal e concreto, em que se busca, de fato, pelo desenvolvimento ou melhoria e também pela defesa do próprio país. No Brasil, é a direita que o expressa por suas crenças e políticas públicas, desde uma valorização acentuada de artistas internacionais sobre os nacionais, até à sua sanha de sempre querer "privatizar" e/ou "vender" empresas brasileiras para estrangeiros. Por isso, sua fama de ser "entreguista". Então, também existe o nacionalismo concreto, que contrasta em relação ao performático justamente por enfatizar ações mais literais de defesa pelos "interesses nacionais" ao invés de se enfatizar em símbolos abstratos com o intuito potencialmente intencional de apenas fingir um sentimento patriótico, enquanto age de maneira frequentemente oposta. Pois no Brasil é a esquerda que, por suas crenças e políticas, expressa um nacionalismo mais concreto, a priori, independente do quão eficientes e/ou embasadas estão, desde o incentivo à cultura nacional até às suas ideias de protecionismo econômico. Outros exemplos de contraste entre o nacionalismo performático e o concreto no Brasil: o interesse da esquerda em combater a pobreza e as desigualdades sociais, enquanto a direita tende a priorizar o lucro da "elite" econômica; a defesa da esquerda pelo desenvolvimento da agricultura familiar, principal responsável pelo abastecimento interno de alimentos, e da direita pelo agronegócio, em que parte significativa de sua produção vai para o exterior.
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sexta-feira, 29 de novembro de 2024
Sobre a diferença entre o nacionalismo performático (à direita) e o concreto (à esquerda) no Brasil/On the difference between performative (right) and concrete (left) nationalism in Brazil
Mas vale lembrar que a dinâmica brasileira, em que é a esquerda e não a direita que expressa um nacionalismo mais concreto, não é um padrão universal e nem sempre demarcado ou nítido, se performatismo e concretismo patrióticos podem se manifestar simultaneamente de maneira bem distribuída ao longo do espectro político-ideológico, o exemplo do nacionalismo irlandês, historicamente de esquerda, que também pode ser considerado "entreguista" por ter sido associado a agendas "globalistas", como o "multiculturalismo", de perda gradual da identidade e da soberania nacional a partir de políticas imigracionistas.
Performative nationalism is a superficial form of demonstrating nationalist sentiment, of love for one's country, which focuses on abstract symbols, such as the flag, but not in a more literal and concrete sense, in which one actually seeks development or improvement, and also the defense of one's own country. In Brazil, it is the right that expresses it through its beliefs and public policies, from a strong appreciation of international artists over national ones, to its constant desire to "privatize" and/or "sell" Brazilian companies to foreigners. Hence its reputation for being a "sellout". Then, there is also concrete nationalism, which contrasts with performative nationalism precisely because it emphasizes more literal actions of defense of "national interests" instead of emphasizing abstract symbols with the potentially intention of merely feigning a patriotic feeling, while often acting in the opposite way. In Brazil, it is the left that, through its beliefs and policies, expresses a more concrete nationalism, a priori, regardless of how efficient and/or well-founded they are, from the promotion of national culture to its ideas of economic protectionism. Other examples of the contrast between performative and concrete nationalism in Brazil: the left's interest in combating poverty and social inequalities, while the right tends to prioritize the profit of the economic "elite"; the left's defense of the development of family farming, which is mainly responsible for the domestic food supply, and the right's defense of agribusiness, where a significant part of its production goes abroad.
But it is worth remembering that the Brazilian dynamic, in which it is the left and not the right that expresses a more concrete nationalism, is not a universal pattern and is not always demarcated or clear, if patriotic performatism and concretism can manifest themselves simultaneously in a well-distributed manner along the political-ideological spectrum, the example of Irish nationalism, historically left-wing, which can also be considered "sellout" because it has been associated with "globalist" agendas, such as "multiculturalism", of gradual loss of national identity and sovereignty based on immigration policies.
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