Minha lista de blogs

segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Sobre zona de conforto e racionalidade

 Zona de conforto é o nome informal que damos a um conjunto de crenças pessoalmente convenientes ou reconfortantes que adotamos e, frequentemente, racionalizamos... Porque a racionalidade é a capacidade de pensar e julgar de maneira objetiva e imparcial, quanto mais racionais nos tornamos, mais saímos de nossas zonas de conforto ao passarmos a priorizar a verdade sobre sentimentos, expectativas e opiniões pessoais. Um exemplo de minha vivência, meu fanatismo ocasional por certos grupos aos quais me identifico ou pertenço: canhotos, brancos, etc... No caso dos canhotos, entre 2010 e 2014, ao me interessar mais por esse "grupo", passei a acreditar, com base no que li, que fôssemos mais inteligentes e criativos. Eu estava no início dos meus 20 anos. Então, eu comecei a ver outros estudos mostrando que não era tão simples e favorável assim para "nós" e, aos poucos, fui reduzindo a minha crença por essa suposta superioridade (absoluta) em ser canhoto. 

4 comentários:

  1. O que está achando da guerra em Israel? Dizem que eles planejam remover milhões de palestinos da faixa de Gaza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ridícula, como todas as guerras. E ainda mostra quão irracionais são os judeus e os muçulmanos.

      Excluir
  2. Eu ouvi falar que Netanyahu já sabia dos ataques antes de acontecerem

    ResponderExcluir