Minha lista de blogs

terça-feira, 3 de outubro de 2023

Esquerdista ou progressista?

 Apesar de ser predominantemente a favor de pautas ditas "de esquerda", nunca senti qualquer identificação com o rótulo de "esquerdista" talvez porque, para os meus ouvidos, soe demasiado partidário, como se, ao me definir assim, fosse preciso rejeitar qualquer pensamento ou ideia do lado oposto, como se estivesse escolhendo um lado, ao invés de minha proposta de sempre, desde quando era mais intuitivo que analítico, de focar no que considero o mais justo ou certo, desprezando se o que escolhi está sendo defendido por grupo x ou y. Em contraste, em relação ao termo "progressista", eu o tenho adotado com maior facilidade até por ser bem didático quanto ao que, primariamente, significa, que ou aquele que se posiciona de maneira favorável ao progresso, e, apesar de existir a possibilidade de múltipla interpretação sobre o conceito de progresso, busco fazê-lo com o máximo de objetividade, em seu sentido mais ideal, baseado no que é mais racional, no sentido de sensato, ponderado... o termo progressista também me transmite uma ideia de apartidarismo, com uma ênfase no avanço, na frente do que em relação a um lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário