Minha lista de blogs

terça-feira, 7 de junho de 2022

O que é e o que não é um apelo à ''falácia do escocês''?? Com exemplos: conservadorismo, filosofia e religião

 "Douglas declarou que os escoceses não colocam açúcar no mingau. Adam disse que é escocês e coloca açúcar no mingau. Então, Douglas, furioso, disse que ele não é um escocês verdadeiro"


Douglas está errado porque, na verdade, não colocar açúcar no mingau não é uma condição absoluta para se ser um escocês.

Um outro exemplo de falácia do escocês

"Segundo um famoso filósofo inglês, o conservadorismo verdadeiro prega e pratica a empatia e não o egoísmo"  

Mas de acordo com a prática histórica e atual do conservadorismo, tem sido o exato oposto.
 
Pois seria o mesmo que dizer que a verdadeira consequência da chuva é secar e não molhar.

O que não é:

''O verdadeiro filósofo nunca pode negar uma verdade''

Se a filosofia é a busca pela sabedoria, então é condicional que alguém que se diz filósofo sempre busque pela verdade, mesmo se lhe for, ou aos outros, inconveniente.

''A verdadeira religião é sobre as verdades existenciais''

Se todas as religiões buscam e acreditam ter encontrado as respostas sobre a origem do universo ou da existência, o sentido da vida, etc..

Agora, se todas religiões têm fabricado essas respostas, então, seria o mesmo se todos os médicos, que se comprometeram a cuidar da saúde alheia, aprendessem técnicas que, na verdade, comprometessem a saúde e mesmo assim as considerassem como totalmente adequadas. Portanto, não há falácia aqui se é condicional à religião buscar por essas verdades, mesmo que todas as religiões já inventadas pelo ser humano tenham se desviado desse propósito.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário