Minha lista de blogs

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

Sobre dificuldade de aprendizagem

 Só podemos aprender ou ter dificuldade para aprender algo se apresentarmos potencial para isso, se o oposto seria dizer que um elefante tem dificuldade para aprender a voar. Por exemplo, a minha incapacidade em matemática, que mostrou-se definitiva a partir da escola, e isso não é derrotismo, é autoconhecimento. Existem exceções, claro, como a dislexia, por exemplo. Mas ainda pode-se aprender técnicas que ajudam a atenuá-la.

Além das minhas limitações em matemática, eu também tenho dificuldade para falar sem gaguejar, apesar de já ter melhorado bastante. E mesmo que a minha gagueira pareça uma dificuldade de aprendizagem, não a considero como tal, especialmente se acredito que não tenho mais como melhorá-la. Pois é nisso que o argumento deste texto se resume, de que deve haver um potencial detectável para que possa haver tanto uma facilidade quanto uma dificuldade de se desenvolvê-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário