Minha lista de blogs

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Eu sou mais intuitivo ou deliberado em meu estilo de pensamento*

Quem já é habitué em meu blog, desde o velho Santoculto, sabe que os meus textos são irregulares em qualidade. Alguns dos meus textos são ridiculamente chatos, em outros eu tenho exagerado na verborragia e por fim, ainda temos aqueles em eu acerto a mão. Eu já percebi algumas particularidades que jogam a meu favor. Primordialmente, por ser uma pessoa comum e relaxada em relação às ''formalidades frívolas'', eu escrevo melhor quando uso linguagem figurada e expressões como as de cima. Eu também percebi que eu sou muito mais desorganizado para escrever textos e que isso se dá especialmente porque eu sou muito mais intuitivo em estilo de pensamento ou a partir desta perspectiva de estilo. Quando eu vou escrever qualquer coisa as ideias costumam fluir rapidamente em minha cabeça e fica difícil ou mesmo preguiçoso de minha parte organizá-las para que fiquem mais próximas de um padrão formal de escrita e de texto. Tal como uma regurgitação de pensamentos, ideias, palavras, quando vem a fluidez, quando ''eu pego no tranco'', e a minha mente começa a fluir rapidamente, como agora, eu não consigo fazê-lo de modo organizado ou ''caprichado'', novamente, obedecendo à regras de formalidade na apresentação e na escrita. 

De fato eu não nasci com essa capacidade de organizar as ideias de maneira caprichada, porque o meu estilo de pensamento é intensamente/ preferencialmente intuitivo, ainda que eu tenha conseguido desenvolver a minha capacidade de ao menos deliberar sobre as minhas ideias e pensamentos.

É isso. Se você quiser saber se é mais intuitivo ou mais deliberado no estilo de pensamento, observe a si mesmo, quando estiver por exemplo escrevendo um texto. Ainda que todo pensamento se dê ou se principie pela intuição, os mais intuitivos tendem a fazê-lo de maneira mais rápida, intensa, preferencial ou significativa, como eu comentei logo acima, enquanto que os mais deliberados são capazes de organizar os seus pensamentos e ideias, formatando-os de maneira mais organizada, coisa que eu definitivamente não consigo fazer.

O estilo de pensamento do mais intuitivo é como abrir uma torneira. Quando aberta, flui água. O estilo de pensamento daquele que é mais deliberado no entanto tende a se dar de maneira menos fluida ou em cascata ideacional, e suas ideias tendem a cair a quase conta-gotas, podendo assim organizá-las melhor enquanto que o turbilhão rápido de ideias e pensamentos que flui de mentes mais intuitivas só dá o tempo de escrevê-las, sem se preocupar com a organização ou mesmo com a estética, porque se consiste em uma espécie de regurgitação mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário