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domingo, 7 de abril de 2024

Diferenças narcisísticas entre o artista verdadeiro e o artista de fachada/Narcissistic differences between the true artist and the facade artist

 O artista de fachada é primariamente narcisista, porque usa a arte como um meio para se tornar famoso e/ou enriquecer materialmente. 


O artista verdadeiro é primariamente mais autoconsciente, porque usa a arte como um fim em si mesmo, a priori, para se auto expressar, ocupar o seu tempo de existência ou direcionar e organizar sua mente hiperativa, criando sua rotina criativa, o seu sentido de viver, também como um meio para o próprio entretenimento pessoal, de auto aperfeiçoamento... E mesmo para o próprio sustento. Portanto, fama e riqueza não são vistas como objetivos prioritários, mas como consequências possíveis. Também é possível dizer que a autoconsciência expressiva contribui tanto para o ímpeto artístico do artista verdadeiro quanto para uma expressão mais secundária de narcisismo, por um desejo de atenção e reconhecimento, mas não como uma força primária, tal como acontece para o artista de fachada. 

Por fim, entre o artista verdadeiro e o artista de fachada, encontra-se um grupo dotado de impulso artístico, muito sensível e criativo, e também de um desejo narcisista e ganancioso de se tornar famoso e/ou rico por esse meio. 

Narcissistic differences between the true artist and the facade artist

The facade artist is primarily narcissistic, because he uses art as a means to become famous and/or materially rich.

The true artist is primarily more self-conscious, because he uses art as an end in itself, a priori, to express himself, occupy his time of existence or direct and organize his hyperactive mind, creating his creative routine, his sense of live, also as a means for one's own personal entertainment, for self-improvement... And even for one's own livelihood. Therefore, fame and wealth are not seen as priority objectives, but as possible consequences. It is also possible to say that expressive self-consciousness contributes both to the true artist's artistic drive and to a more secondary expression of narcissism, through a desire for attention and recognition, but not as a primary force, as it does for the cover/facade artist.

Finally, between the true artist and the facade artist, there is a group endowed with an artistic impulse, very sensitive and creative, and also with a narcissistic and greedy desire to become famous and/or rich through this means.

''O fato de a esquerda brasileira ser muito 'intelectualizada' dificulta o diálogo com a grande parcela do povão que não tem consciência de classe?''

Pergunta do Quora. Minha resposta


Muito intelectualizada???


A esquerda brasileira apenas copia as besteiras que as outras esquerdas inventam lá fora e tenta forçá-las no contexto brasileiro o que já não funciona nos contextos gringos.


Está toda trabalhada no pseudo intelectualismo, na aparência de inteligência, de racionalidade, mas é tão ou mais chucra que a direita.


O "povão" tende a ser mais literal e basear seus pontos de vista no aqui e no agora. O pseudo intelectualismo, bem típico de "esquerda", tem como característica mais evidente um apreço excessivo ao pensamento aparentemente abstrato. Eu diria que, se a direita tende a simplificar demais o que é mais complexo, a esquerda faz o oposto, complica demais o que é mais simples. E isso acaba sendo fatal a médio e longo prazo. A única razão para a esquerda ter se tornado predominantemente hegemônica no discurso e nas narrativas oficiais é o seu domínio nos setores culturais, acadêmicos e jurídicos, porque se vivêssemos em uma democracia participativa, é possível que boa parte de suas pautas fossem rejeitadas pela população, não apenas pelo homem comum, mas até por uma parcela relativamente grande da "classe mais educada".

sábado, 6 de abril de 2024

Lógica primária e sua relação com anti e pseudo intelectualismos/Primary logic and its relationship with anti and pseudo intellectualisms

Lógica primária é um termo que inventei e se refere a uma ideia ou pensamento que aparenta ser lógico, no sentido de coerente e factual, em um primeiro olhar, e que pode deixar de fazer sentido a partir de um aprofundamento crítico e analítico.


Um exemplo de lógica primária é o simples raciocínio de que, mais tempo de aula resulta em mais conhecimentos absorvidos pelo estudante, que foi a base para a decisão do governo brasileiro de aumentar o tempo de aula nas escolas públicas, isto é, para um modelo mais "integral". É uma lógica primária por também se basear em uma correlação entre o predomínio de escolas em tempo integral e o nível de desenvolvimento socioeconômico de um país. No entanto, existem outros fatores que, não apenas contribuem, mas também são mais relevantes para o desenvolvimento de um país, especialmente aqueles aos quais temos menor poder de controle, como as capacidades cognitivas médias da população, que não são reflexos exclusivos da educação "recebida" (ou alcançada), se, na verdade, é a própria educação que reflete, não de maneira absoluta, nossas inteligências. Essa é uma lógica primária baseada em uma crença de causalidade entre nível educacional e socioeconômico, como se apenas uma "educação de qualidade" que contribuísse para o desenvolvimento de um país, desprezando o fator cognitivo, mais intrínseco ou menos sensível à intervenções sociais. 

Anti e pseudo intelectualismos

A negação explícita (anti) ou implícita (pseudo) da razão ou do pensamento lógico-racional, que geralmente se manifesta, respectivamente, pela religião e por ideologias políticas, tende a ter como característica principal, se aplicando o conceito de lógica primária, justamente um predomínio da mesma na construção de suas bases de argumentos, de afirmações aparentemente lógicas ou que fazem sentido, que são primariamente coerentes, mas que deixam de fazer ou ser a partir de uma análise crítica mais profunda. 

Exemplos: a lógica primária de que, como toda criação tem um criador, então, o universo, que supostamente seria uma "criação", tem que ter um deus "criador";

A lógica primária de que nossa condição humana também nos faz iguais em nossas capacidades cognitivas e são as diferenças do meio em que nascemos e vivemos que, unicamente, nos diferenciam nesse aspecto, tal como as desigualdades socioeconômicas ou de acesso a uma "educação de qualidade".

Além desse termo, outro, que propus em um texto recente, semanticalismo, que se refere a uma ênfase ou importância excessiva na palavra do que no elemento ou fenômeno que simboliza, também está presente em sistemas de crenças ou ideologias baseados em um predomínio de pensamentos ou ideias que poderiam ser classificados como lógicas primárias. O próprio caso das religiões monoteístas e a crença na existência de um único Deus criador do universo, em que a palavra Deus é considerada uma realidade por si mesma, mesmo se está associada a uma crença de existência sem qualquer rastro de evidências de que exista, puramente baseada na lógica primária de que toda "criação" tem que ter um "criador" (as próprias palavras "criação" e "criador" também têm um peso desproporcional aí e até podem ser consideradas inapropriadas nesse contexto, se o ideal seria denominá-las, respectivamente, de causa e efeito).

 Primary logic and its relationship with anti and pseudo intellectualisms

Primary logic is a term I invented and refers to an idea or thought that appears to be logical, in the sense of coherent and factual, at first glance, and that may no longer make sense upon critical and analytical deepening.

An example of primary logic is the simple reasoning that more class time results in more knowledge absorbed by the student, which was the basis for the Brazilian government's decision to increase class time in public schools, that is, for a more ''integral'' model. It is a primary logic because it is also based on a correlation between the predominance of full-time schools and the level of socioeconomic development of a country. However, there are other factors that not only contribute, but are also more relevant to the development of a country, especially those over which we have less power to control, such as the average cognitive abilities of the population, which are not exclusive reflections of education " received" (or achieved), if, in fact, it is education itself that reflects, not in an absolute way, our intelligence. This is a primary logic based on a belief in causality between educational and socioeconomic level, as if only a "quality education" contributed to the development of a country, disregarding the cognitive factor, which is more intrinsic or less sensitive to social interventions.

Anti and pseudo intellectualism

The explicit (anti) or implicit (pseudo) denial of reason or logical-rational thought, which is generally manifested, respectively, by religion and political ideologies, tends to have as its main characteristic, applying the concept of primary logic, precisely a predominance of it in the construction of its bases of arguments, of statements that are apparently logical or that make sense, that are primarily coherent, but that fail to do or be based on a deeper critical analysis.

Examples: the primary logic that, as every creation has a creator, then the universe, which is supposed to be a "creation", must have a "creator";

The primary logic is that our human condition also makes us equal in our cognitive capabilities and it is the differences in the environment in which we are born and live that, uniquely, differentiate us in this aspect, such as socioeconomic inequalities or access to a "quality education ".

In addition to this term, another, which I proposed in a recent text, semanticalism, which refers to an excessive emphasis or importance on the word than on the element or phenomenon it symbolizes, is also present in belief systems or ideologies based on a predominance of thoughts or ideas that could be classified as primary logic. The very case of monotheistic religions and the belief in the existence of a single God who created the universe, in which the word God is considered a reality in itself, even if it is associated with a belief in existence without any trace of evidence that it exists, purely based on the primary logic that every "creation" must have a "creator" (the words "creation" and "creator" themselves also have a disproportionate weight there and can even be considered inappropriate in this context, if the ideal would be called them, respectively, of cause and effect).

quinta-feira, 4 de abril de 2024

O que a "esquerda" (para burguês lacrar) chama de "justiça"

 (Um "déjà vu" sempre necessário) 


Qualquer agressão física ou verbal a uma mulher, cometida por um homem, é misoginia ou tentativa de feminicídio

Qualquer agressão física ou verbal a uma pessoa negra, cometida por uma pessoa branca, é racismo 

Qualquer agressão física ou verbal a uma pessoa "LGBT", cometida por um heterossexual, é homofobia ou transfobia 

Qualquer agressão física ou verbal a um judeu e cometida por um gentio é antissemitismo

Qualquer agressão física ou verbal a um muçulmano e, especialmente, se cometida por um cristão ou por um gentio ocidental é islamofobia

Qualquer crítica ou comentário mais negativo, mesmo se ponderado ou baseado em evidências, dirigido a um desses grupos, é "discurso de ódio"

Qualquer denúncia vinda de indivíduos de um desses grupos, sem evidências do ocorrido ou baseada apenas na acusação, pode ser considerada como evidência de "crime' 

...

Querem transformá-los em grupos intocáveis, em vítimas compulsórias, e outros grupos em bodes expiatórios: heterossexuais, cristãos, homens, brancos...

Querem generalizar ou simplificar contextos de conflitos desprezando  seus níveis variados de complexidade. E, por acaso, tudo isso é realmente justo?? 

Semanticalismo e um exemplo/Semanticalism and an example

 (Eu pensei em usar o termo "semanticismo", mas como já existe, resolvi criar um novo, parecido...)


O que é??

É uma ênfase ou importância excessiva que se dá a uma palavra do que ao elemento, fenômeno: concreto ou abstrato, que visa simbolizar, especialmente no caso de palavras abstratas. 

Por exemplo, a crença de que a mente, uma palavra que se refere às expressões resultantes das atividades do sistema nervoso central, é um fenômeno metafísico e, portanto, separado desse mesmo sistema, mais especificamente do cérebro.

Semanticalism and an example

(I thought about using the term "semanticism", but as it already exists, I decided to create a new one, similar...)

What is it??

It is an excessive emphasis or importance that is given to a word than to the element, phenomenon: concrete or abstract, which it aims to symbolize, especially in the case of abstract words.

For example, the belief that the mind, a word that refers to the expressions resulting from the activities of the central nervous system, is a metaphysical phenomenon and, therefore, separate from that same system, more specifically from the brain.

terça-feira, 2 de abril de 2024

Sobre realismo, inteligência e racionalidade/About realism, intelligence and rationality

 O mais racional não é necessariamente o mais inteligente e sim o mais realista, ou o menos distraído ao que é mais importante: das verdades profundas às urgências da atualidade, ainda mais em um mundo (humano) onde mentiras políticas têm prevalecido e se imposto culturalmente, diga-se, desde sempre... Mas, para se tornar o mais realista, é necessário uma dose extra de um tipo especial, eu diria, ancestral, de capacidade, de percepção ou discernimento do que é fato e do que não é, e que implica na percepção de riscos à própria vida; básica e fundamental para a sobrevivência de todo ser vivo. Pois esse discernimento também contribui para sermos mais justos, se, genuinamente, pela justiça, baseamos os nossos julgamentos na verdade objetiva e imparcial e não em mentiras ou distorções de percepção da realidade.


O mais racional, portanto, por ser o mais realista, também é o que melhor compreende a realidade, ao aprender a não filtrar fatos ou verdades para satisfazer seu ego ou proteger crenças pessoais intactas de um escrutínio adequado. 

About realism, intelligence and rationality

The most rational is not necessarily the most intelligent but the most realistic, or the least distracted from what is most important: from profound truths to current emergencies, even more so in a (human) world where political lies have prevailed and imposed themselves culturally, since always... But, to become the most realistic, an extra dose of a special, I would say ancestral, type of capacity, perception or discernment of what is fact and what is not is, and which implies the perception of risks to one's own life; basic and fundamental for the survival of every living being. Because this discernment also contributes to us being more fair, if, genuinely, for justice, we base our judgments on objective and impartial truth and not on lies or distortions of perception of reality.

The most rational, therefore, by being the most realistic, is also the one who best understands reality, by learning not to filter facts or truths to satisfy their ego or protect intact personal beliefs from adequate scrutiny.

Expectativa, realidade e o ideal sobre a educação/Expectation, reality and ideal about education

 Expectativa: de que a educação seja apenas uma transmissão de conhecimentos.


Realidade: de que a educação é uma transmissão apenas parcial de conhecimentos, porque também tem incluído doutrinação ideológica, especialmente em matérias das ciências humanas.

O ideal: a educação, enquanto prática da filosofia, consiste na transmissão de conhecimentos, incluindo o autoconhecimento, mas também no incentivo a gostar de aprender e até de se entreter com o conhecimento, de vê-lo como um fim em si mesmo e não apenas como um meio; e tão ou mais importante, no ensino do pensamento lógico-racional, isto é, a pensar de maneira mais sensata (não apenas sobre transmitir conhecimentos).  

Expectation, reality and ideal about education


Expectation: that education is just a transmission of knowledge.

Reality: that education is only a partial transmission of knowledge, because it has also included ideological indoctrination, especially in subjects of the human sciences.

The ideal: education, as a practice of philosophy, consists of transmitting knowledge, including self-knowledge, but also encouraging people to enjoy learning and even being entertained by knowledge, seeing it as an end in itself and not just as a means; and equally or more importantly, in teaching logical-rational thinking, that is, thinking more sensibly (not just about transmitting knowledge).