Minha lista de blogs

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Nível de maturidade intelectual/humana

 Do ideológico-artístico/surrealista ao filosófico-científico/hiperrealista)



Nível ideológico/artístico ou imaturo


Predominante em seres humanos


Características


Subjetivismo:


"Eu acredito apenas no que quero acreditar ou naquilo que me faz sentir bem"


Domínio da fantasia: da linguagem metafórica ou conotativa em relação à denotativa ou literal:


"Deus irá te ajudar"

"Armas matam"


Grande dependência psicológica por ideologias:


"Eu só creio naquilo que a minha ideologia prega porque eu sei que nunca erra"


"Me basta crer para saber"


Distorção ou imprecisão dos fatos:


"Todos os homens são estupradores em potencial"


"Sentir atração pelo mesmo sexo é crime, doença ou pecado"


"Raças humanas não existem. Os seres humanos são absolutamente iguais. Apenas o ambiente e/ou a criação que nos faz diferentes"


Arrogância e desonestidade:


"A realidade é tudo aquilo que a minha ideologia prega ou diz. Existem verdades 'inconvenientes' que sempre precisam ser filtradas."


Alienação à hiperrealidade:


"Dinheiro vale mais que vidas"


"Eu tenho certeza que existe vida após a morte"


"Somos essencialmente diferentes. Os de classe social mais 'alta' são (absolutamente) superiores aos das outras classes"




Nível filosófico-científico ou hiperrealista: nível máximo de maturidade intelectual


Raro em seres humanos


Características


Objetivismo:


"Apesar de ter as minhas crenças e opiniões, eu preciso buscar pela verdade objetiva para ser justo"


Domínio da verdade: preferência pela linguagem denotativa ou literal sobre a conotativa ou metafórica.


"Se deus existisse, tal como muitos acreditam, ele apareceria, 'em pessoa', para te ajudar"


"Não são as armas que matam, mas quem as usa"


"Podemos ser essencialmente iguais, por sermos humanos (e vidas). Mas, também somos diferentes"


Grande desconfiança em relação às ideologias:


"A realidade precisa se sobrepor a qualquer ideologia, até mesmo para que possa ser testada quanto ao seu nível de veracidade ou justiça com os fatos."


"Eu preciso saber para crer"


Precisão aos fatos:


"A maioria dos homens não é de estupradores em potencial"


"Sentir atração pelo mesmo sexo é basicamente uma variação da sexualidade"


"Raças humanas existem. Os seres humanos (e vivos) são essencialmente iguais, mas diferentes em suas 'superfícies'. Criação e ambiente não são os únicos fatores relevantes para os nossos desenvolvimentos, intelectual e moral, porque já nascemos com predisposições ou tendências para os mesmos"


Humildade:


"Eu preciso aceitar os fatos, para então, buscar pela melhor maneira de me adaptar à realidade"


Compreensão e vivência a partir da hiperrealidade:


"Dinheiro é apenas papel. A vida não tem preço"


"Somos essencialmente iguais por sermos seres frágeis e finitos. Por isso que, a solidariedade e a igualdade deveriam ser princípios básicos para todos nós"

Nenhum comentário:

Postar um comentário