Minha lista de blogs

terça-feira, 1 de outubro de 2024

Três tipos de nostalgia com três exemplos pessoais de desenhos ou games

A nostalgia pura ou perfeita, inacessível ou que não é mais revivida no presente, que se cristalizou como uma lembrança do passado, como no caso do desenho animado japonês "Fly, o pequeno guerreiro", que realmente ficou no meu passado, de quando era criança nos anos 90.


A nostalgia nítida/ainda fresca e específica, que dispensa maiores explicações. Um exemplo desta nostalgia para mim é a do game Burnout 2: Point of Impact, do PlayStation 2, porque eu me lembro que o joguei bastante na casa que foi da minha avó paterna, durante alguns dias, no final do ano de 2009. E foi graças a um primo mais novo que tinha o joguinho na época. Eu sei que esse jogo me marcou bastante, por ser um excelente jogo de corrida com gráfico satisfatório e uma trilha sonora muito boa. 

A nostalgia impura ou imperfeita, talvez a melhor de todas, pois não é apenas uma nostalgia do passado, de saudades, mas que também é revivida ou vívida no tempo presente. Como no caso dos três primeiros games da franquia Donkey Kong Country, do SNES, já que é ou se tornou acessível para mim e sempre que posso estou jogando os mesmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário