Como sempre a pergunta constante aqui: eu já falei sobre isso?
Se não, vamos de novo.
E com uma dúvida. Mentalismo é o modo de vida predominante nas espécies mais instintivas??
Possível a evidentemente, assim como também o mecanicismo por exemplo uma aranha e a sua capacidade de tecer a sua teia que pode ser denominada de capacidade cognitiva/mecanicista. A aranha também é capaz de reconhecer outras aranhas assim como também outras espécies ainda que claro o faça ao seu modo que é comparativamente menos sucinto do que a maneira humana por não ser capaz de ir muito além da verdade objetiva, concreta e imediata.
O ser humano exibe ambos os atributos, é claro, só que muito bem desenvolvidos e ainda com o adendo do "intelectual", entre a cognição e a afetividade e mesmo talvez onde que brota uma maior autoconsciência.
Agora em relação às macro-raças
Os negros subsaarianos parecem ser mais mentalistas que mecanicistas enquanto que os leste asiáticos tenderiam a ser o oposto. Por que?
Maior o mentalismo maior o ego-centrismo. Maior o mecanicismo maior é a capacidade cognitiva, a Priore, maior o QI. E os brancos/caucasianos europeus claro, no meio. Isso explicaria o porquê de muitos acharem e com certa razão que os leste asiáticos sejam mais "autistas" do que outros grupos, afinal os segundos seriam o extremo do espectro mecanicista ou "cognitivamente 'masculino' ".
Maior o mentalismo = maior as capacidades psicológicas [sobre as cognitivas]
Maior o mecanicismo = maior as capacidades cognitivas [sobre as psicológicas].
Nenhum comentário:
Postar um comentário