A ansiedade se consiste pela espera de um acontecimento futuro.
A paranoia se consiste em um hiper atividade ideacional geralmente de natureza intrapessoal e interpessoal.
Apesar das definições tenderem a ser distintas mais parece que a paranoia está contida na ansiedade assim como a timidez está contida na introversão.
Todo estado de paranoia é de ansiedade
Todo estado de timidez é de introversão
Mas nem toda ansiedade é ou está em um nível de paranoia
E nem toda introversão é ou está em um nível de timidez
O tímido tende a ser mais reativo/geralmente de retração ou cautela do que ideativo. O paranoico tende a ser o oposto, sendo muito mais ideativo do que reativo.
O tímido tende a ser mais dedutivo enquanto que o paranoico tende a ser mais indutivo. O tímido deduz que não é popular, que se importa com a opinião alheia e que as coisas não virão fáceis pra ele...como deseja. O paranoico induz aquilo que os outros estão pensando sobre si mesmo. Parece-me que o paranoico tenderia a ter mais o estilo criativo de pensamento indutivo/e abdutivo enquanto que o tímido tenderia a ter mais o estilo inteligente de pensamento dedutivo, tenderia OU seria assim especialmente se estivermos falando de tímidos e paranoicos típicos.
A ansiedade e a introversão podem ser sobre qualquer fator inclusive por fatores impessoais enquanto que timidez e paranoia forçosamente se consistem em respectivas hiper-versões mentalistas das duas acima, ainda que os assuntos sociais ou pessoais sejam predominantes de qualquer maneira, e que a timidez seja mais ou pareça ser mais como uma mistura de estilos, por ser mais dedutiva/mecanicismo/inteligência do que indutiva/mentalismo/criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário