Minha lista de blogs

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A (possível) raridade e virtuosidade de um verdadeiro ''mente aberta''




Eu sou um mente aberta, não apenas porque estou aberto para internalizar/absorver novas ideias/possíveis rotinas mas também porque eu estou à procura de uma maior compreensão de quase toda a fenomenologia que me cerca, em outras palavras, eu sou intelectualmente perfeccionista. 

E isso é raro. A maioria das pessoas que se dizem mentes abertas, na verdade não são aquilo que acreditam ser. Eles, assim como a maioria daqueles dos quais desgostam em termos ideológicos, raramente mudam de opinião OU tentam melhorar àquelas que já foram internalizadas, com o intuito de primar pela perfeição ideacional e potencialmente comportamental.

Os seres humanos param de pensar, questionar ou de terem curiosidade para desvendar por mais nuances de certo assunto, quando sentem que seus egos já foram suficientemente bem alimentados. Se chama conveniência, que eu já mostrei em outros textos, daquele outro blogue. 

Pensamos, gostamos de discutir, em média, apenas ou fundamentalmente para afirmar/confirmar nossos pontos de vista. E estamos alérgicos para internalizar pontos de vistas que refutem parte de nossos sistemas de crenças e achismos. Protegemos nossas ignorâncias porque estamos excessivamente autoconfiantes sobre nossas capacidades.

É provável que possam existir dois tipos específicos e particulares de verdadeiros mente aberta. O primeiro se consistiria naquele que tem um excesso de motivação para experimentar ideias sem buscar pela construção de um sistema interno/pessoal de ideias coerentes, lógicas e holísticas. Sua mente será por demasia aberta. O outro tipo, talvez , ainda mais raro do que primeiro, seria justamente aquele que ao invés da frivolidade infantil de experimentação apenas, também usaria sua alta tolerância e capacidade cognitiva para entender, manipular e internalizar ideias pseudo ou contextualmente discordantes, em busca de uma maior profundidade em sua tentativa de erudição, em sua tentativa individualmente transcendental e ''amadora'' de entender o mundo, de fato como ele é, de vê-lo sem toda a artificialidade humana e dos preconceitos cognitivos reais que impedem que boa parte da humanidade possa buscar por caminhos parecidos.

Se já não temos a crença equivocada de que existam muitos ''mente aberta'' ''dando bandeira'' por aí, então precisamos tentar entender o que os separam dos demais e como que poderíamos aprender com ''eles'' e talvez, um pouco comigo também. 

Desbravar novos campos dimensionais do conhecimento humano, especificamente em relação ao meio social ou interativo, é uma maneira de enriquecer o campo de vivência, dando-lhe mais detalhes e contribuindo para compor novos sustentáculos da teia de segurança que a priore deveriam se consistir nossos meios sociais, mas que estão um pouco deste cenário. Não é problemático preferir e enfatizar pela perfeição, é problemático tentar fazê-lo com base em equívocos conceituais do que poderia ser considerado como tal. 

Mudar de opinião quando esta estiver errada ou tentar melhorá-la, é uma demonstração de humildade e vigor intelectual, mas apenas pelo fato de ser racional o suficiente para modificar seus pontos de vista quando perceber que não pode mais sustentá-los, já se consistirá em uma grande evolução e isso deveria ser valorizado. Infelizmente, isso não apenas não acontece como é visto secretamente (e incentivado a ser visto desta maneira) como inapropriado e perigoso, especialmente para os parasitas que não querem ver a evolução humana, sob todas as suas perspectivas, mas a manutenção e posterior aumento da dependência coletiva às suas petulantes necessidades de fama e poder. 

Portanto, por meio deste breve texto eu tentei mostrar ainda que muito superficialmente que, ser um mente aberta é algo raro, pode ser previamente dividido em dois tipos, e que um deles pode ser considerado como o verdadeiro ''intelectual'', justamente por ter grande consciência quanto à contradições pessoais, nas mais diversas perspectivas, emocional, cognitiva, social, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário