Minha lista de blogs

sexta-feira, 15 de abril de 2022

Sobre olhômetro e QI

É possível estimar a média de QI das pessoas apenas observando-as??


Parece que sim. É o que eu tenho feito, algumas vezes, em que vou à rua, observando como estão vestidas, suas maneiras de andar, falar e até de olhar, já que nossos comportamentos verbais e não-verbais podem revelar: tipo de personalidade, valores morais, filiação político-ideológica, classe social e até a capacidade cognitiva. Por exemplo, se eu vejo uma pessoa vestida de maneira elegante e que aparenta ter bons modos, eu estimo que ela deve ter uma média de QI de 100 ou mais. Já se eu noto uma pessoa falando alto, inclusive chegando a usar palavras de baixo calão, e/ou que se veste de maneira "espalhafatosa", eu estimo uma média mais baixa de QI pra ela, de 100 ou menos. E, acho que não são apenas as minhas impressões, porque aqueles que tendem a ser mais mal educados em espaços públicos são desproporcionalmente de classe trabalhadora, que está associada à uma menor escolaridade e que, por sua vez, está associada a um QI mais baixo (não estou dizendo que a maioria dos que são de classe trabalhadora se comportam assim, mas que existem mais indivíduos entre eles que tendem a ter pouco ou nenhum decoro quando estão em público). 


Mas por quê esses comportamentos estariam relacionados com inteligência ??


1. Porque para se vestir com o mínimo de elegância, é preciso pensar na combinação de peças que pretende usar, isto é, é preciso fazer um esforço extra, enquanto que é muito mais fácil pegar a primeira roupa que aparecer na sua frente e ir pra rua


2. A incapacidade de modular o  comportamento de acordo com o ambiente em que se encontra denota uma menor flexibilidade cognitiva ou capacidade de adaptação, isto é, de inteligência...


Outros padrões correlatos, para QI 100 (média de todos os testes) ou mais: usar óculos; ser homem e manter os cabelos compridos (fãs de ''Heavy Metal'' tendem a pontuar alto em testes cognitivos; tendências não-conformistas associadas à uma maior capacidade cognitiva); ser mulher e mantê-los curtos (feministas tendem a ter QI acima da média/tendências não-conformistas...)


Um padrão correlato para QI 100 ou menos: primariamente específico ao Brasil, mulheres que usam "saias evangélicas", se o fundamentalismo religioso está relacionado com baixa capacidade cognitiva.

  

Vale destacar que: 


- A média de QI dos brasileiros parece que se situa em torno dos 85 pontos; 


- Eu estou usando-o neste texto como parâmetro de inteligência, porque, apesar de suas limitações para analisá-la de maneira mais abrangente, ele é ótimo para produzir estimativas superficiais da mesma; 


- Eu estou falando de médias e, portanto, não são todas as pessoas que usam óculos, se vestem de maneira elegante ou formal, ou se comportam de maneira educada em espaços públicos que estão acima da média em capacidade cognitiva. Mas, pressupõe-se que a maioria delas estará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário