Minha lista de blogs

quarta-feira, 6 de maio de 2020

A presença/influência perniciosa de cripto-cristãos e cristãos dentro do iluminismo

A presença/influência perniciosa de cripto-cristãos e cristãos dentro do iluminismo

"Somos todos (absolutamente) iguais, irmãos, filhos do mesmo "pai"..."

"Temos que fazer o bem sem olhar a quem"

"A 'bondade' INCONDICIONAL sintetiza o que Jesus pregou"

"O verdadeiro cristão sempre deve oferecer a outra face em uma situação de confronto"

Além de se basear em absurdos lógicos, impossíveis de terem acontecido em algum momento da história humana, tal como o nascimento de um semideus, a mitologia cristã ainda prega que a verdadeira bondade deva ser praticada a partir da abnegação do instinto de autoproteção bem como do senso de justiça, por exemplo, o perdão àquele que comete crime hediondo.

Pois é possível perceber a presença e a influência, eu diria, significativa e perniciosa, tanto de indivíduos cripto-cristãos e cristãos, quanto da moralidade "metafísica" do cristianismo segundo Jesus Cristo, dentro deste grandioso esforço racional que tem sido o iluminismo, corroendo sua coerência, se visa justamente lutar contra a ignorância e a superstição humanas, o que inclui obviamente as mitologias. A priori, o problema não é a existência de cripto-cristãos e cristãos explícitos dentro do iluminismo progressista, e sim que eles usem suas crenças nas "palavras de Jesus" para doutrinar os demais, geralmente inconscientes do que fazem. Esta simbiose entre ideais iluministas e "bondade" metafísica cristã parece ter acontecido nos primórdios do iluminismo, quando alguns de seus principais pensadores desenvolveram as bases para as crenças igualitaristas, por exemplo, pelo dogma de que todo ser humano nasce bom e que é corrompido apenas pela sociedade, que mais tarde evoluiu para a negação da genética ou biologia como fator relevante para o comportamento humano.

O alinhamento das palavras do papa Francisco, consideravelmente baseadas neste purismo cristão, com muitas forças progressistas, parece ser uma demonstração de enraizamento dessa simbiose que tem feito muito mais mal do que bem ao iluminismo. Tire a mitologia cristã e mantenha apenas a sua moralidade metafísica purista e encontraremos basicamente o pensamento moral dominante para a maioria dos que defendem pela justiça social, os principais herdeiros e defensores do iluminismo ou sabedoria. E que não se baseia inteiramente em fatos ou conhecimentos..

Ao invés de estarem buscando pela verdade dos fatos e ponderação em seus atos, isto é, pela sabedoria, objetivo fundamental do iluminismo, muitos dos que defendem a justiça/harmonia social e, especialmente os mais influentes (pensadores/intelectuais, ativistas/influenciadores, políticos) estão promovendo uma purificação moral extremista segundo as palavras do maior profeta do cristianismo, mesmo se a maioria for de autodeclarados ateus e agnósticos. Por isso que é muito importante identificar essas influências "extra-racionais" dentro do movimento mais importante que a espécie humana já iniciou, que seria um ''grande salto adiante'' em termos de melhoria na qualidade intelectual de sua cultura e consequentemente de sua compreensão sobre a (única) realidade que existe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário