As ciências humanas são as mais importantes...
... porque são basais à cultura e ao conhecimento humanos.
Geografia (espaço), história (tempo), sociologia (sociedade), filosofia (tudo/pensamento), psicologia (mente humana), línguas (bases para a compreensão), artes (expressão/"alma" humana)..
Por isso que são tão perseguidas e disputadas por ideologias das mais diversas matizes. Por isso que o fascismo busca reduzi-la de sua verdadeira importância, sempre quando toma o poder.
O desprezo comum em relação às ciências humanas se deve a um macro-fenômeno perceptivo que tenho ressaltado em vários dos meus textos, em que o básico é tratado como menos importante que o mais complexo. Por exemplo, a comparação entre "física quântica" e "história".
O que é considerado mais difícil, inacessível para um maioria versus o que é considerado menos difícil ou mais acessível.
Mas, sem as bases não há altura para que seres humanos alcancem o que é mais complexo.
As ciências humanas justificam todas as outras, especialmente pela moralidade//filosofia.
Fascistas/ultra-conservadores, denigrem sua imagem mas, para mantê-las sob o seu domínio sempre pernicioso, se sabem que, quanto mais distorcidas e subdesenvolvidas forem se tornando [por exemplo, endereçar a moralidade para o controle de mitologias, de mentiras], mais fácil condenar a harmonia existencial da espécie humana, que só acontecerá a partir da aplicação absoluta da justiça social ou correção histórica, isto é, com o redirecionamento da evolução humana para o seu caminho mais ideal ou utópico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário