Minha lista de blogs

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Verdades sensorial e cognitiva

Verdades sensorial e cognitiva

Além da hierarquia e da diversidade sobre os tipos de verdade que eu já propus (subjetiva, pragmática, universal, essencial e existencial) aqui, falarei um pouco sobre a existência possível de outras duas verdades: sensorial e cognitiva, abordando uma perspectiva diferente.

Verdades sensoriais são informações verdadeiras ou fatos da realidade, que um ser vivo reconhece pelos seus sentidos.

Verdades cognitivas são informações verdadeiras que, principalmente o ser humano, abstrai e organiza a partir de sua percepção, conseguindo estabelecer relações de causa e efeito, comparação, composição..

A verdade cognitiva se expressa por  afirmações ou negações verdadeiras, das mais simples às mais complexas. Verdadeiras por refletirem uma ou mais facetas da realidade, concreta e abstrata.

 Por exemplo, se eu digo que "Berlim é a capital da Alemanha", essa é uma verdade cognitiva, porque se consiste em uma afirmação verdadeira, a partir de fatos construídos e reconhecidos por seres humanos.

Se eu percebo, pela visão, o voo de um pássaro, essa é uma verdade sensorial, captada pelos meus sentidos. Quando eu construo a frase/composição "eu vi um pássaro voando no céu azul", eu estou organizando os elementos que eu percebi (eu mesmo, pássaro e o céu azul) e as ações relacionadas ("eu vi"; "pássaro voando"), produzindo uma verdade cognitiva. Essa capacidade, que parece ser única à espécie humana, é uma extrapolação dos limites de compreensão dos próprios sentidos, em que nos tornamos capazes de organizar, elaborar e melhor compreender o que sentimos, através de referências ou legendas aos elementos verdadeiros de nossos mapas de realidade, ou palavras e seus conceitos que associamos às coisas derivadas (comportamentos/sensações) e concretas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário