Minha lista de blogs

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Pior que AIDS: síndrome do indireitismo hiperreativo adquirido [SIHA]

Imagine que você, por desventuras do destino, seja infectado com o vírus HIV, não apresenta qualquer mutação que o proteja da doença e pra complicar mais, ainda tenha nascido em um país miserável do continente africano. Pronto, você está condenado. Mas vamos então pensar que, apesar de apresentar todos os sintomas correspondentes a um sistema imunológico desprotegido você não morre. Pega pneumonia, sarampo, um monte de infecções oportunistas, mas não morre. Passa o resto de sua vida muito doente sempre à espera de mais um problema sério de saúde. Algo estranho está acontecendo. Parece que no final das contas não foi todo o seu sistema imunológico que foi destruído porque acabou acontecendo um processo de hiper seleção dos glóbulos brancos ou leucócitos mais agressivos, eles proliferaram e agora "defendem" o seu organismo, só que a defesa é tão agressiva que talvez fosse melhor que já tivesse morrido

Agora, pensemos esta metáfora para a macro conjuntura histórica: social, cultural e econômica (filosófica) humana... Não é parecido??? Apesar de todas as mazelas causadas pela infecção primária o organismo sobrevive, mas da pior maneira possível. Em tempos ou ventos de fascismo tosco neste país inescapavelmente tosco, e com base no estereótipo ou no comportamento característico do fascismo onde quer que já tenha "florescido" ou que ''floresça'', a mesma situação acontece. Temos a reconfiguração do organismo que se consiste a sociedade, em que as células mais agressivas se proliferam e[/ou] passando a comandar o sistema imunológico. Então, qualquer ameaça, real ou imaginária, mínima que seja, passa a ser abruptamente combatida, resultando em febre, calafrio, mal estar, dor de garganta, alergias, tosse... Uma reação auto-imune extrema que chega quase a matar o organismo, e isso acontecendo constantemente.. 

Durante milênios, a direita conservadora sempre se definiu como A DIREITA, ou equivalente à, ''mais certa'', ''unicamente correta'', e, bem, por todo este tempo o que temos acumulado de ''bom' nós podemos ver em qualquer livro de história, independente do teor ideológico do mesmo, se este salienta o aspecto social, ou se o deixa [ideologicamente] neutro [e quando o faz, é por razões à direita]. 

Milênios de obscurantismo intelectual do pior tipo, sucessivos governos que promoveram injustiças diversas, número significativo de guerras, chegando mesmo a afetar o aspecto íntimo das pessoas, isto é, o INDIREITISMO asfixiando a razão com o seu punho forte mesmo no âmago dos lares, colocando homens [em sua maioria] como inimigos das mulheres, sem falar de quase todos os outros divisionismos que esta síndrome sempre foi particularmente boa para produzir. Divisionismos ou alienações de todos os tipos, se transformando na teia que sustenta as sociedades. Sim, a alienação ao invés da conexão, da empatia [em toda sua potencialidade conceitual e prática], da cooperação sem se dar com base na competição cega, de povo contra povo, de indivíduos contra indivíduos, promovendo o individualismo, quando não mais o faz pelo coletivismo absoluto, e nunca a individualidade, uma das expressões verdadeiras da sabedoria, um dos direitos mais inegáveis da minoria mais frágil, que é o indivíduo!! 

A história humana condena o ''direitismo'' ou indireitismo, e aqui reitero essa realidade aguda por meio desta metáfora, como um organismo doente, hiperreativo, que sempre causa mal estar profundo em si mesmo/ entre as pessoas, começando por suas próprias relações íntimas, quando não leva à situações ainda piores como guerras totais, no caso das duas mundiais do século XX. 

Sabemos o porquê da cadeia alimentar mas os indireitistas querem que continuemos chafurdando nesta lama para ''sempre''. 

Com capitalismo/individualismo e mitologia [ignorância escapista abjeta], ou com a sua versão mais antiga, coletivismo asfixiante e irracional e mitologia [mais homogeneamente centrado na segunda], o indireitismo hiperreativo adquirido é pior que a AIDS, porque esta ao menos acaba por matar o organismo, deixando-o livre de si, enquanto que o indireitismo é exatamente como um sistema ESSENCIALMENTE doente que resiste à própria doença, a si próprio, perpetuando a sua miséria ética e intelectual.. Até quando** Até quando a sociedade será centrada em conflitos babacas de ''homens alfas''**

Até o planeta ser destruído*

Nenhum comentário:

Postar um comentário