Não é uma relação absoluta, mas parece ser relativamente comum, especialmente no segundo caso...
sexta-feira, 31 de maio de 2024
Sobre livrófilos e homofóbicos extremos/About extreme bookphiles and homophobes
Uma lição de lógica ou coerência aos "familiaristas"/A lesson in logic or coherence for "familiarists"
Uma lição de lógica ou coerência aos "familiaristas"
Familiarismo (minha interpretação): uma ideologia primariamente de natureza conservadora ou tradicionalista que se consiste em uma adoração acrítica* à família, diga-se, tradicionalmente constituída, que se baseia em laços sanguíneos.
E a lição que todo familiarista deveria aprender é a de que a família, de acordo com o conceito que mais adotam, deveria significar acima de tudo
Respeito
Solidariedade
Compreensão
E, no entanto, todavia, contudo, parece que, na maioria das vezes**, se manifesta como um compromisso empurrado de discórdia, inveja, competição, desunião, falta de solidariedade... entre os núcleos familiares genealogicamente relacionados.
* Talvez como uma maneira de incentivo natalista
* * Falo por experiência própria.
Familiarism (my interpretation): an ideology primarily of a conservative or traditionalist nature that consists of an uncritical* adoration of the family, that is, traditionally constituted, which is based on blood ties.
And the lesson that every familiarist should learn is that family, according to the concept they most adopt, should mean above all
Respect
Solidarity
Understanding
And yet, nevertheless, it seems that, most of the time**, it manifests itself as a forced compromise of discord, envy, competition, disunity, lack of solidarity... between genealogically related family nuclei.
*Perhaps as a form of pro-natalist encouragement
* * I speak from experience.
Um sinal primário e inequívoco de estupidez específica: literalizar generalizações/A primary and unmistakable sign of specific stupidity: literalizing generalizations
Ainda mais as que são claramente inverídicas...
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Sobre o mais importante da personalidade/About the most important thing about personality
É sobre quem somos, mas também sobre como temos reagido ou nos adaptado aos ambientes em que temos vivido, eu diria mais, especialmente como temos reagido aos outros. De que existe uma parte essencial da personalidade e uma outra parte que é uma resposta reagente, adaptativa e específica a um meio (de novo, geralmente significa "os outros"). No meu próprio exemplo, a minha timidez, que também é parte de quem eu sou, mas mais como o resultado das minhas respostas adaptativas e reativas aos "ambientes sociais" em que tenho vivido, do que uma parte essencial da minha personalidade, à qual expressamos com mais liberdade quando estamos sozinhos ou mais relaxados (ou menos reativos/influenciáveis às interações com os outros). No entanto, a minha timidez, apesar de ser uma resposta ao meio, também é uma predisposição do meu temperamento ou personalidade. Só acredito que não corresponda à essência de quem eu sou e/ou o meu todo, se com as pessoas/seres às quais apresento maior intimidade e comigo mesmo, não tenho maiores pudores, preocupações ou inseguranças. Também pode ser possível de se dizer que os nossos próprios traços de personalidade expressam, tanto sobre quem somos, essencialmente, quanto sobre como temos reagido aos "ambientes" (pessoas) em que transitamos e, vezes, podem refletir de maneira absoluta, não apenas nós mesmos, nossas reações, mas também o estado de coisas do meio em que estamos. Por exemplo, uma pessoa com disposição percebida para um temperamento mais neurótico apresentando uma expressão máxima dessa disposição também por causa do meio familiar ou social problemático (hostil) em que tem vivido (mas mesmo no caso de uma pessoa relativamente menos expressiva nessa tendência, também pode ter essas reações).
It's about who we are, but also about how we have reacted or adapted to the environments in which we have lived, I would say more, especially how we have reacted to others. That there is an essential part of the personality and another part that is a reactive, adaptive and specific response to an environment (again, usually meaning "the others"). In my own example, my shyness, which is also part of who I am, but more as the result of my adaptive and reactive responses to the "social environments" in which I have lived, rather than an essential part of my personality, to which we express more freely when we are alone or more relaxed (or less reactive/influenced by interactions with others). However, my shyness, despite being a response to the environment, is also a predisposition of my temperament or personality. I just believe that it does not correspond to the essence of who I am and/or my whole self, if with the people/beings to whom I am more intimate and with myself, I have no greater modesty, concerns or insecurities. It may also be possible to say that our own personality traits express both who we are, essentially, and how we have reacted to the "environments" (people) in which we move and, sometimes, they can reflect in an absolute way, not just ourselves, our reactions, but also the state of things in the environment in which we are. For example, a person with a perceived disposition towards a more neurotic temperament presenting a maximum expression of this disposition also because of the problematic (hostile) family or social environment in which he or she has lived (but even in the case of a person relatively less expressive of this tendency, also may have these reactions).
segunda-feira, 27 de maio de 2024
O pobre do terraplanista e aqueles terraplanistas disfarçados/The poor flat-earther and those flat-earthers in disguise
O pobre do terraplanista virou referência de estupidez para muita gente, porque ele acredita que a Terra é plana e que fotos e vídeos do espaço sideral não são legítimos ou foram produzidos pelos estúdios de Hollywood. O pobre do terraplanista também pensa que existe um fim da borda da Terra e está na Antártica. Ele é visto como o mais ignorante, digno de pena e de risos dos mais estudados...
Em condições normais de temperatura e pressão..../Under normal temperature and pressure conditions....
... todos os canais de YouTube, blogs, etc, que perpetuam, em frequência constante, qualquer tipo de pseudociência, notícias ou informações falsas, narrativas parciais, incluindo em especial aquelas que, atualmente, são propagadas por governos, mídia e educação, ditas "de esquerda", deveriam ser, no mínimo, taxados como "canais ideologicamente tendenciosos, excessivamente enviesados"..., dos "galãs feios" aos canais bolsonaristas. E, no máximo, deveriam ser punidos por indução à doutrinação e à desinformação, até com a possibilidade de serem excluídos das plataformas.
... all YouTube channels, blogs, etc., which constantly perpetuate any type of pseudoscience, fake news or misinformation, partial narratives, including in particular those currently propagated by governments, media and education, so-called "left-wing", should be, at the very least, labeled as "ideologically biased, excessively biased channels".... And, at most, they should be punished for inducing indoctrination and misinformation, even with the possibility of being excluded from platforms.
sábado, 25 de maio de 2024
Sobre um mito: racionalidade e matemática/About a myth: rationality and mathematics
Para se tornar ou ser mais racional, é necessário ser excelente em matemática??
Não exatamente, se a capacidade racional é, primeiro de tudo, sobre a percepção objetiva e imparcial de fatos e que, consequentemente, tende a contribuir para fazer julgamentos mais justos.
Mas, então, de onde vem esse mito??
Provavelmente da confusão muito comum que se faz entre pensamento lógico-racional e matemática, em que se acredita que o primeiro é especial ou especificamente útil na resolução de problemas matemáticos e de lógica. E é até interessante de concluir que o primeiro e grande equívoco dessa confusão está justamente na suposição de que a racionalidade é uma capacidade puramente cognitiva e mais complexa do que realmente é: uma qualidade tanto psicológica quanto cognitiva e mais simples, por se tratar do básico ato de reconhecer um fato sem tentar agradar a si próprio, crenças ou sentimentos pessoais. Básico, mas também difícil, se se trata de estar sempre lutando contra a própria subjetividade, contra esse impulso muito básico e forte de querer adulterar mentalmente a realidade pela própria auto projeção de sentidos, instintos, até de crenças, desejos... almejando uma melhor compreensão de mundo.
To become or be more rational, is it necessary to be excellent in mathematics?
Not exactly, if rational capacity is, first of all, about the objective and impartial perception of facts and which, consequently, tends to contribute to making fairer judgments.
But then, where does this myth come from?
Probably due to the very common confusion between logical-rational thinking and mathematics, in which it is believed that the former is especially or specifically useful in solving mathematical and logical problems. And it is even interesting to conclude that the first and biggest mistake in this confusion is precisely the assumption that rationality is a purely cognitive capacity and more complex than it really is: a quality that is both psychological and cognitive and simpler, as it is the basic act of recognizing a fact without trying to please oneself, beliefs or personal feelings. Basic, but also difficult, if it is about always fighting against one's own subjectivity, against this very basic and strong impulse of wanting to mentally tamper reality through one's own self-projection of senses, instincts, even beliefs, desires... aiming for a better understanding of the world.
sexta-feira, 24 de maio de 2024
Hipótese radical sobre a correlação entre saúde e consumo de alimentos específicos/Radical hypothesis about the correlation between health and consumption of specific foods
Basicamente, que pode se tratar de um caso de "genetic confounding", de uma correlação entre fatores extrínsecos e resultados específicos, confundida com uma causalidade. Especificamente, nesse caso, de que os indivíduos que tendem a adotar hábitos saudáveis, tal como uma alimentação rica em vegetais e frutas, também tendem a ser os mais saudáveis, talvez e, justamente, por se preocuparem mais com a própria saúde. É daí que pode ter se originado a correlação entre consumo de certos alimentos e melhores indicadores de saúde. E não estou dizendo que o consumo de alimentos considerados mais saudáveis não tenha qualquer benefício, mas que, para obtê-lo, é necessário consumir mais de um, sem cair na falácia do "alimento milagroso", e também que esteja aliado a uma rotina de exercícios físicos e de cuidado com a saúde mental. De qualquer modo, "já nascer mais saudável", ajuda bastante na maximização dos efeitos de uma adoção de hábitos saudáveis a longo prazo.
Basically, it could be a case of "genetic confounding", a correlation between extrinsic factors and specific results, confused with causality. Specifically, in this case, individuals who tend to adopt healthy habits, such as a diet rich in vegetables and fruits, also tend to be the healthiest, perhaps precisely because they are more concerned about their own health. This is where the correlation between consumption of certain foods and better health indicators may have originated. And I'm not saying that consuming foods considered healthier has no benefit, but that, to obtain it, it is necessary to consume more than one, without falling into the "miracle food" fallacy, and also that it is combined with a routine physical exercise and mental health care. In any case, "being born healthier" helps a lot in maximizing the effects of adopting healthy habits in the long term.
terça-feira, 21 de maio de 2024
Sobre o problema da medicalização excessiva, com dois exemplos: autismo e transexualidade/About the problem of excessive medicalization, with two examples: autism and transsexuality
Anos 90: "Filho de fulana é mais tímido, introvertido... prefere brincar sozinho do que com as outras crianças e tem um vocabulário avançado"
Diagnóstico típico: "ele parece ser uma criança 'normal'. Só é um pouco diferente dos outros".
Ano 2024
Diagnóstico: "ele deve ser autista"
Problematização: por um lado, é problemático sempre atribuir diferenças cognitivas e psicológicas à norma local ou padrão à psiquiatria. Por outro lado e, por causa das próprias irregularidades constitutivas das sociedades humanas, às vezes é necessário apelar para um diagnóstico médico visando um suporte extra aos indivíduos que se vêem negativamente afetados por suas diferenças em atrito adaptativo aos seus meios social e econômico ( que eu já comentei, minha proposta de categorização e diferenciação diagnóstica: transtorno contextual).
Anos 90: "aquela menina gosta de 'coisas de menino'... não se veste como as outras meninas de sua faixa etária"
Diagnóstico típico: "ela só é uma menina diferente. Pode ser coisa da idade, de sua personalidade ou de sua orientação sexual e nada mais que isso"
2024:
Diagnóstico: "ela deve ser trans"
Problematização: crianças com severa disforia de gênero existem. Mas nem toda criança que é inconformista ao seu gênero tem disforia, porque não é toda menina que gosta de coisas de meninos ou vice-versa que se sente ou que gostaria de ser do sexo oposto. Por isso, é necessário ter muita cautela nesses casos, para não fazer julgamentos prematuros que podem ter sérias consequências a médio e longo prazo na vida dos envolvidos (na verdade, mesmo no caso de crianças com disforia grave de gênero, candidatas ideais à legítima condição de transexualidade, ainda não é racionalmente recomendável que sejam incentivadas a se identificarem como trans ou mesmo submetidas à intervenções médicas visando uma suposta transição sexual, por serem crianças e pelos efeitos notórios e potencialmente negativos dessas intervenções em mentes e corpos que estão em fase de desenvolvimento).
90s: "So-and-so's son is more shy, introverted... he prefers to play alone than with other children and has an advanced vocabulary"
Typical diagnosis: "He seems like a 'normal' child. He's just a little different from the others."
Year 2024
Diagnosis: "he must be autistic"
Problematization: on the one hand, it is problematic to always attribute cognitive and psychological differences to the local norm or standard on psychiatry. On the other hand, and because of the very constitutive irregularities of human societies, it is sometimes necessary to appeal to a medical diagnosis in order to provide extra support to individuals who find themselves negatively affected by their differences in adaptive friction to their social and economic environments (which I I have already commented on my proposal for categorization and diagnostic differentiation: contextual disorder).
90s: "that girl likes 'boy things'... doesn't dress like other girls in her age group"
Typical diagnosis: "she's just a different girl. It could be her age, her personality or her sexual orientation and nothing more than that"
2024:
Diagnosis: "she must be trans"
Problematization: children with severe gender dysphoria exist. But not every child who is gender nonconforming has dysphoria, because not every girl who likes boy things or vice versa feels or would like to be the opposite sex. Therefore, it is necessary to be very careful in these cases, so as not to make premature judgments that could have serious consequences in the medium and long term in the lives of those involved (in fact, even in the case of children with severe gender dysphoria, ideal candidates for the legitimate condition of transsexuality, it is still not rationally recommended that they be encouraged to identify as trans or even subjected to medical interventions aimed at a supposed sexual transition, as they are children and due to the notorious and potentially negative effects of these interventions on minds and bodies that are in the development phase. ).
Quando o ativismo LGBT.... perdeu a noção de respeito: o bolo da discórdia (e do privilégio)/
Isso já aconteceu algumas vezes. Não irei comentar sobre data, local ou nomes dos envolvidos. Só que, o primeiro caso, que depois gerou novos casos parecidos, se consistiu em um casal de LGBTs , em algum estado nos EUA, que queria encomendar um bolo de casamento de uma confeitaria e teve o seu pedido negado, porque o dono alegou que a relação civil entre pessoas do mesmo sexo vai contra suas crenças religiosas (pessoais) e, por isso, não iria confeccionar o bolo.
Limites do conceito de racismo, com um exemplo: o direito à livre associação/Limits of the concept of racism, with an example: the right to free association
É racismo não querer conviver ou limitar o convívio com indivíduos da raça y ou da etnia x??
quinta-feira, 16 de maio de 2024
Sobre o conceito mais universal de inteligência.../About the most universal concept of intelligence...
... compartilhado por todas as formas de vida*
Sobre a confusão entre liberdade e ilimitadismo/About the confusion between freedom and unlimitedism
É o mesmo que confundir um conceito e sua expressão básica com uma de suas expressões mais extremas. Tal como confundir alegria com algazarra ou tristeza com depressão.
It is the same as confusing a concept and its basic expression with one of its more extreme expressions. Such as confusing joy with noise or sadness with depression.
Frequentemente, a polarização não é entre conservadorismo e progressismo, mas.../Often, the polarization is not between conservatism and progressivism, but...
.... entre "limitadismo" e "ilimitadismo"
Entre duas ideologias antagônicas, uma que quer limitar tudo e outra que não quer limitar nada. Uma que é sobre menos liberdade e outra que é sobre mais liberdade, ambas dependentes de contexto.
.... between "limitedism" and "unlimitedism"
Between two antagonistic ideologies, one that wants to limit everything and the other that doesn't want to limit anything. One that is about less freedom and another that is about more freedom, both context dependent.
O Brasil sempre foi o país da burrice e da falta de personalidade, da esquerda à direita/Brazil has always been the country of stupidity and lack of personality, from left to right
Praticamente tudo o que se faz lá fora, especialmente de insensato, o Brasil adora copiar. É inacreditável!! E essa dificuldade de pensar por contra própria e com racionalidade está democraticamente distribuída por todo o espectro político-ideológico nesse país. Porque, de um lado, temos a "esquerda" tupiniquim traduzindo de maneira literal as chucrices das esquerdas gringas, principalmente a estadunidense, e impondo-as sempre que podem, sem direito a um mínimo de reflexão bem direcionada e objetiva, sem que seja mais uma divagação estilosa (sua especialidade)... E do outro lado, também não há nada de novo no front, porque o mesmo acontece, a(s) "direita(s)" brasileira(s) apenas copiando e repetindo posicionamentos, pensamentos, ideias e crenças vindos de fora, alimentando essa polarização que desune e enfraquece ao invés de unir o povo. São tradutoras impecáveis, mas carentes de personalidade e de real inteligência. Nós que sofremos...
Practically everything that is done abroad, especially foolish things, Brazil loves to copy. It's unbelievable!! And this difficulty in thinking independently and rationally is democratically distributed across the entire political-ideological spectrum in this country. Because, on the one hand, we have the national "left" literally translating the nonsense of the foreign Lefts, mainly the American one, and imposing them whenever they can, without the right to a minimum of well-directed and objective reflection, without it being more a stylish digression (his specialty)... And on the other side, there is nothing new on the front either, because the same thing happens, the Brazilian "right wing(s)" just copying and repeating positions, thoughts , ideas and beliefs coming from outside, fueling this polarization that disunites and weakens instead of uniting the people. They are impeccable translators, but they lack personality and real intelligence. We who suffer...
terça-feira, 14 de maio de 2024
Quanto vale um jornalista, atualmente??/How much is a journalist worth these days?
Ou talvez desde sempre...
Diferença exemplificada entre tristeza, melancolia e depressão /Difference exemplified between sadness, melancholy and depression
"Luisinho ficou TRISTE com a nota vermelha na prova"
O perfil mais ingrato/The most ungrateful profile
Quem olha pra mim, até pode dizer que eu sou tímido, mais fechado, mas também pode dizer que eu sou educado e até calmo e simpático, dependendo da pessoa e do contexto de interação comigo. Também pode dizer que eu sou inteligente, no sentido de mais inteligente, de mais capaz. E, apesar de gostar de um elogio, ainda mais quando não é exagerado ou falso, esse último pode ou, costuma servir como um argumento em potencial para me criticarem por, até hoje, em que escrevo esse texto, do alto dos meus 35 anos e à beira de completar mais um ciclo, não ter conseguido um emprego. Porque as aparências mostram o que não é visível e essencial sobre a minha inteligência, em que, se estou acima da média, não é sobre as capacidades mais requisitadas para uma larga fração de empregos que inclui capacidades de interação social típica e de memorização ou aprendizado superficial e convergente. Esse, talvez, seja um dos principais motivos para que neurodivergentes, como eu, não tenham ou consigam ser empregados, porque além das nossas capacidades mais fortes não serem as mais requisitadas na maioria das profissões, ainda tendemos a apresentar perfis cognitivos muito assimétricos, cuja distância entre forças e fraquezas é grande o suficiente para limitar de maneira significativa o nosso rol de possibilidades profissionais. E, para piorar, no meu caso e que, talvez, também seja o de outras pessoas, como mostrado no início do texto, a ausência de uma deficiência cognitiva evidente, mas que se manifesta de modo mais específico e relativo, torna um diagnóstico oficial bem mais difícil, preferencialmente para autismo de suporte 1, antiga síndrome de Asperger (ou TDAH, mas com características autistas??), afinal, como que uma pessoa que aparenta ser, não apenas normal, mas, também, acima da média, tão articulada e supostamente capaz de aprender qualquer coisa ou se adaptar a qualquer ambiente de trabalho, não consegue passar com folga para a universidade pública, em um concurso ou estar empregada?? No meu caso, porque o meu perfil psico-cognitivo parece perfeitamente compatível só com algumas poucas profissões, como eu tenho mostrado em meus textos e versos: para a escrita, para funções repetitivas e simples e/ou para o trabalho acadêmico*, diga-se, o de fato, que não é só para tirar diploma, mestrado, doutorado... Pois quanto ao primeiro é muito difícil que um escritor consiga ganhar a vida só escrevendo e publicando livros (ingrata profissão de artista em que apenas uma minoria consegue se sustentar apenas trabalhando nessa área). Já, quanto ao segundo, novamente, a educação superior parece estar organizada para funcionar como uma fábrica de diplomas e de status social, ainda mais nas ciências humanas, totalmente dragadas por pseudociências "do bem" (que eu comentei mais a fundo nesse texto: Sobre as "pseudociências do bem", "de esquerda" e o mais grave). Sem falar que, como eu já comentei em outros textos, seus processos seletivos e avaliativos tacitamente discriminam de maneira excludente indivíduos com perfis cognitivos assimétricos, ao se basearem em provas generalistas, isto é, dificultando nossa entrada na universidade.
Por que eu "ainda" me declaro como progressista??/Why do I "still" declare myself as progressive??
E eu me pergunto por que a maioria dos autodeclarados progressistas ainda se declaram progressistas??
Porque, diferente deles, eu jamais abaixo a cabeça ou desvio o olhar para uma injustiça mesmo se estiver sendo praticada pelo meu melhor amigo, quiçá por um partido político ou grupo identitário...
Deve ser por isso que eu continuo me declarando como progressista, por pura coerência e, também, deve ser por isso que eles fazem o mesmo, por pura incoerência...
And I wonder why most self-declared progressives still declare themselves progressive??
Because, unlike them, I never lower my head or look away from an injustice, even if it is being practiced by my best friend, perhaps by a political party or identity group...
That must be why I continue to declare myself as progressive, out of pure consistency and, also, that must be why they do the same, out of pure inconsistency...
Sobre a correlação (proposta) entre transtorno de personalidade borderline ou limítrofe e talento dramático/On the (proposed) correlation between borderline personality disorder and dramatic talent
Ana Beatriz Barbosa é uma psiquiatra conhecida nos meios de comunicação brasileiros por sua capacidade de auto promoção, pelos seus livros e pelo seu carisma. Então, desde a um tempo que, aleatória e esporadicamente, comecei a acompanhar suas entrevistas e que também comecei a discordar de algumas de suas afirmações, por achá-las demasiado fantásticas*. Uma que mais me chamou a atenção foi a afirmação de que existe uma relação praticamente causal entre transtorno borderline ou limítrofe e ter um potencial para o talento dramático, justamente por causa da natureza deste transtorno de personalidade, cujo sintoma mais característico é uma instabilidade emocional crônica. De maneira mais literal, ela afirmou que, (praticamente) todo grande ator ou atriz é "borderline". Porém, contudo, todavia, existem alguns exemplos bastante notórios de que essa afirmação de causalidade não se replica para todos, talvez nem mesmo para a maioria dos casos, tal como o da brilhante atriz estadunidense Meryl Streep, que, se com base em observação dos seus traços de personalidade, definitivamente não aparenta qualquer desequilíbrio emocional severo, até o oposto disso. Pois ela não é a única. Eu também poderia citar outra camaleoa da atuação, a australiana Toni Collette, que apresenta o mesmo perfil: personalidade aparentemente tranquila e um talento gigante para incorporar diferentes personagens. No entanto, isso não significa que uma possível correlação positiva entre apresentar transtornos de humor e talento para a atuação não tenha qualquer respaldo científico, se já existem estudos que têm encontrado essa correlação em outras áreas do mundo das artes, como na escrita. O que parece ser mais provável ou próximo a uma verdade nesse tópico específico é de que transtornos de humor, como o de personalidade borderline ou limítrofe, pode ajudar no tipo literalmente mais dramático de atuação, que não é o mesmo que o tipo mais camaleônico. Para esse, eu até penso que o oposto é o mais provável, de que uma personalidade equilibrada, se não serve como um elemento de destaque na promoção de uma maior capacidade de atuação, pelo menos atua como um elemento de suporte, necessário para quem se especializa em incursões psicológicas profundas (um outro exemplo de grande atriz que não parece sofrer de transtorno de humor é Liv Ullmann, musa e ex esposa do lendário diretor Ingmar Bergman, conhecida por suas atuações dramáticas muito intensas/ e, para não ser injusto, dois exemplos de atores ou atrizes de grande talento que provavelmente sofriam de algum transtorno mental e faleceram de maneira precoce e trágica: Heath Ledger e Brittany Murphy).
O que é extremamente irritante de cada lado da polarização político-ideológica?/What is extremely irritating on each side of the political-ideological polarization?
Para mim, é a pretensão/presunção intelectual e a hipocrisia do lado esquerdo e a insensibilidade e a neurose do lado direito...
For me, it's the intellectual pretension/conceit and hypocrisy on the left and the insensitivity and neurosis on the right...
"Esquerdistas sofrem de transtorno do espectro autista"?/"Leftists suffer from autism spectrum disorder"?
Pergunta do Quora. Minha resposta
Mais um exemplo de correlação (negativa) entre QI e racionalidade/Another example of a (negative) correlation between IQ and rationality
Por que parece que uma parte considerável de pessoas "de" QI acima da média se declaram de esquerda, política e ideologicamente?? E o que isso implica à racionalidade??