quinta-feira, 5 de novembro de 2015
Dualidade cognitiva (novamente... da ''não-série'': ''Quando finalmente encontramos uma expressão perfeita para explicar uma ideia'')
Preciso dizer mais alguma coisa***
Estamos todos dualistas em cognição. Somos ao mesmo tempo inteligentes e burros, depende de qual perspectiva que estiver sendo analisada. Esta se consiste em uma maneira muito sutil e objetiva de se desmantelar o sólido mito, que eu tentei mostrar no texto ''Síndrome do polímata'', onde que, especialmente as pessoas mais cognitivamente inteligentes, são muito mais propensas a confiar demais em suas capacidades e a tentar explicar tudo, de maneira pedante e potencialmente equivocada. E que esta tendência será tóxica em relação a conhecimentos que são popularmente considerados como ''mais fáceis'', como as humanidades e a ciência comportamental. Elas não são apenas mais propensas a cometer este tipo de atitude infantil, mas também com agravantes porque serão mais bem sucedidas na arte de persuadir, mesmo se suas ideias estiverem erradas.
E tudo corrobora a favor da teoria das ''múltiplas'' inteligências, e também porque não ao seu antônimo, as múltiplas burrices, ;)
Aí um bom texto pra ser trabalhado, :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário