domingo, 7 de abril de 2024

''O fato de a esquerda brasileira ser muito 'intelectualizada' dificulta o diálogo com a grande parcela do povão que não tem consciência de classe?''

Pergunta do Quora. Minha resposta


Muito intelectualizada???


A esquerda brasileira apenas copia as besteiras que as outras esquerdas inventam lá fora e tenta forçá-las no contexto brasileiro o que já não funciona nos contextos gringos.


Está toda trabalhada no pseudo intelectualismo, na aparência de inteligência, de racionalidade, mas é tão ou mais chucra que a direita.


O "povão" tende a ser mais literal e basear seus pontos de vista no aqui e no agora. O pseudo intelectualismo, bem típico de "esquerda", tem como característica mais evidente um apreço excessivo ao pensamento aparentemente abstrato. Eu diria que, se a direita tende a simplificar demais o que é mais complexo, a esquerda faz o oposto, complica demais o que é mais simples. E isso acaba sendo fatal a médio e longo prazo. A única razão para a esquerda ter se tornado predominantemente hegemônica no discurso e nas narrativas oficiais é o seu domínio nos setores culturais, acadêmicos e jurídicos, porque se vivêssemos em uma democracia participativa, é possível que boa parte de suas pautas fossem rejeitadas pela população, não apenas pelo homem comum, mas até por uma parcela relativamente grande da "classe mais educada".

Nenhum comentário:

Postar um comentário